04 de May, 2002
sniffff

Eu tenho uma inveja danada de uma pessoa que conheci uns anos atrás. Sei lá por quê, ela não tinha olfato. Quando eu fiquei sabendo disso, imaginei as possibilidades de uma existência sem precisar e poder sentir cheiros. A idéia me conquistou.

Só pra ilustrar, eu tenho aquela cara de Ana Magnani, que incluí um nariz napolitano [A Napa!], e que eu acho que influí bastante na minha habilidade de cheirar [tamanho é documento!]. Ele não é feio e combina comigo, pois não sou nenhuma mignon. Mas o problema é que eu tenho um olfato super sensível e sinto o cheiro de absolutamente tudo.

Muitas vezes estou reclamando de um fedor qualquer e o Ursão está olhando pra mim com aquela cara de patzo, como que não está entendendo o motivo de tanta algazarra. Ele não sente os mesmos cheiros que eu sinto.

E o mundo é extremamente fedorento - acredite! Tem dias que eu penso na mulher sem olfato e desejo ardentemente ser como ela. Assim eu não precisaria cheirar tanto cheiro desagradável. Eu sinto o ar empestiado de bosta de vaca quando o vento sopra de um determinado jeito e traz a caatinga dos estábulos da UCDavis. E é tanto chulé, sovaqueira, bafão... Gente que não se manca. O sofrimento de trabalhar com alguém que retocava o perfume de gardênia a cada meia hora. Ou outro alguém que não depilava o sovaco e não usava desodorante [era uma questão cultural] e conviveu dois longos verões comigo. Cheiro de xixi de gato, de cocô de gente, de chulé, de lixo, de naftalina, de gente que cheira estranho [não tem gente que cheira estranho?], cheiro de mofo, de revista velha, de garage sale, cheiro de pum, cheiro de carpete de restaurante, de sabonete vagabundo, de foto velha, de casaco guardado no armário.

Meu olfato é tão aguçado que eu sinto o cheiro das máquinas, dos tomates, dos computadores, dos laboratórios, nas roupas do Ursão. Muitas vezes é tudo tão insuportável, que eu arriscaria perder a capacidade de sentir o cheiro da brisa, da chuva, da terra, do sol e das plantas, só pra viver confortavelmente na ignorância do quanto esse nosso mundo é fétido!

Fer Guimaraes Rosa - 04 de May, 2002 08:09 AM




Perdi totalmente o olfato há cinco anos e fico triste de não poder sentir um novo perfume, um novo sabor, pois a falta de olfato prejudica muito o paladar. Além de que, é muito arriscado viver sem olfato, pois não sinto cheiro de gases venenosos, de fogo, não sinto quando a comida está estragada etc. Enfim, sem olfato e paladar é viver sem duas defesas.
Beijos.



Deborah - February 22, 2004 08:57 PM

Vivendo aqui na Franca eu tenho podido constatar que apesar de toda a lavanda dos campos os franceses preferem o tradicional cheiro de sovaco (experiencia pessoal do meu namorado) sem falar no cheiro imbativel do chule dele e os "fromages" queijos que eles comem com tanto prazer e que fede mais do que xereca mal lavada; Mesmo com a melhor perfumaria do mundo e os melhor cozinha o que eles gostam mesmo é de um bom fedo ainda melhor se for de coco.



karlinia - January 6, 2004 04:07 AM

nega! é MUITO perigoso a gente viver sem sentir cheiros! nao fale uma coisa dessas, nega, é pecado!!! sua aromófoba!
;D



marieta marvada - May 6, 2002 07:56 PM

Aaaah!
Fer, alguma coisa me diz que houve troca de bebes na maternidade na nossa históriapregressa.
*EU* sou a pessoa descrita.
pra vc entender eu sei o que é cheirar estranho (oh se tem..) mas me lembrei agora do livro do patrick Sussekind "O perfume" vc leu.
Isso quer dizer que na França vc poderia ser um *nez*
Nossa, que post mais legal!
beijos
Meg



Meg - May 6, 2002 12:38 PM

Ai moça, eu sei exatamente como vc se sente... passo muito mal com os "cheiros" que sinto por aí. Mas eu não sei se gostaria de ficar sem sentir cheiro nenhum... :o)



Faerie - May 6, 2002 11:43 AM

HAHAHAHAHA
Ai, que crime, Fer!
Eu sou meio "rinítica", mas viver sem a possibilidade de reconhecer "alguém" pelo cheiro me faria um tanto infeliz, viu? :-)



Ana - May 6, 2002 07:26 AM

Também tenho uma amiga que não sente cheiro. Acho que ela tem sorte!

E você tem sote de viver Los Angeles. O Rio de Janeiro está cada vez mais fedorento. LA deve ser um pouquinho melhor.

Adorei o seu blog.



paulo aguiar - May 5, 2002 07:36 PM

hahaha! Fer,ta muito engraçado imaginar seu olfato aguçado pra tanta coisa fétida...

Nao precisa tirar o nariz, basta mudar o software de leitura,vc nao acha?

Vc tem alergia? rinite? entao...o "clue"está por ai...
Beijo,

Sandra



Sandra - May 5, 2002 07:44 AM

Cruzes Fe!

Eu também tenho um super olfato! Mas conheci uma pessoa que tinha horror exatamente porque não tinha olfato nenhum. Deve ser muito pior...
Os dados não estão gravados não (aqui nos comentários).

beijoca



Lu - May 4, 2002 10:26 AM


nome:


e-mail:


url:


comente:


relembrar info?