April 24, 2003

é crime ou não?

A primeira notícia não referente à guerra estampada com destaque na primeira página do Sac Bee nesta semana foi sobre um crime local. O marido está sendo acusado de ter matado a mulher grávida de oito meses na véspera do Natal de 2002. Os corpos - da mulher e da criança - foram finalmente encontrados e identificados este mês na marina da cidade de Berkeley. O marido já está preso e vai possívelmente ser julgado por duplo homicídio e vão pedir a pena de morte.

Difícil não acompanhar o caso, que está sendo discutido escandalosamente na primeira página do jornal [ e com certeza muito mais escandalosamente na tevê]. Hoje li algo interessante. Como qualificar a morte da criança no ventre da mãe como assassinato, num estado onde o aborto é legal? Matar a mãe foi crime, mas e a criança? As leis da Califórnia protegem o feto que já tenha passado do 'estado embrionico'. Quer dizer, pode matar sem dó até um certo período. Depois disso é crime. Se o marido tivesse sido esperto e matado a mulher no começo da gravidez, não poderia ser julgado por duplo homicídio. Grupos de mulheres estão duscutindo a legislação, porque em casos como esse, a linha que separa o ato legal do criminoso fica um pouco embaçada.

Fer Guimaraes Rosa - April 24, 2003 12:34 PM
comments

Oi :),
Cada uma! Eu acho que ele matou os dois sim, porque não importa quanto tempo tenha o bebê, já é uma vida.
Sou contra o aborto e contra a pena de morte, mas acho que pessoas como essa deveriam ficar o resto da vida presos e longe de toda a família.
Aqui no Brasil é uma zona, as pessoas matam as outras como se fossem moscas e nada acontece. Gostaria que tudo fosse diferente, porque uma criatura que mata a outra, não por defesa ou acidente, mas cruelmente deveria ficar afastado da sociedade para sempre, lógico, com o mínimo de dignidade, não em prisões como as daqui, mas sem ver família como é aqui e nunca ter contato íntimo, coisa que absurdamente há no Brasil, mulheres engravidam nas prisões e eu acho isso o fim.
Beijocas



Andreia - April 26, 2003 08:34 AM

Eu acho que é duplo homicídio, sim. Até porque, ele só poderia era mesmo ter tido vontade assassinar a criança também, ou teria esperado pelo parto. Não acha?



garota urbana - April 25, 2003 10:54 AM

Nossa! Aborto até 24 semanas de gravidez??? Nossa ai também não concordo... :O(
Mas esse caso é mesmo macabro, pior só mesmo aquela mãe que jogou o carro com os dois filhos dentro do lago... Credo!



Lu - April 24, 2003 08:24 PM

Oi fezoca,

Eu vi esse caso na tv aqui. Que loucura né?

melhoras na gripe! atchim!

beijoca



Lu - April 24, 2003 08:21 PM

Na lei da California, o assassinato de uma mulher grávida é considerado duplo homicídio quando a idade gestacional do feto o permitiria sobreviver fora do útero da mãe. Como o menino tinha oito meses, já podia nascer por operação cesariana numa boa. Na minha opinião, como se trata de um crime bárbaro contra uma mulher no fim da gravidez (e aborto eletivo não é permitido na California depois de 24 semanas de gestação), acho que as feministas estão escolhendo a briga errada. Nesse caso, tem que se lutar por justiça para não deixar impune uma violência contra uma mulher inocente e contra o seu filho que estava prestes a nascer. Se ficar provado mesmo que foi o marido que a matou (é o que eu acredito e também a maioria da opinião pública) o crime é ainda mais grave, porque ele está matando a própria mulher e filho, e por motivo torpe. De qualquer forma, mesmo que ele fosse acusado por um só assassinato não seria difícil aqui ele levar a pena de morte.

Para quem mora aqui nessa região e acompanhou o caso desde o desaparecimento de Laci Peterson, na véspera do Natal, a história mexe muito com a gente. Todos os dias víamos fotos dela, radiante com a gravidez, um sorriso lindo de covinhas, olhos grandes, fora a opinião unânime de todos que a conheciam de que se tratava de uma moça extremamente doce e bondosa. É doloroso imaginar que alguém seja capaz de atacar alguém como ela, no estado tão especial em que se encontrava, ansiosa para ter o filho nos braços. Quando a gente pensa que foi o próprio marido que fez isso, é ainda mais perturbador. Conheço muita gente que ficou sem dormir, pensando e rezando por ela.

O fato de os corpos de Laci e seu filho que nem chegou a nascer terem vindo à tona 4 meses depois de terem sido jogados ao mar -- desprendendo-se dos pesos de concreto que tinham sido amarrados ao corpo dela para que ficasse para sempre no fundo do mar, pela ação da decomposição dentro d'água -- foi um desfecho sensacional para ajudar a desvendar um crime que parecia perfeito. Para quem acredita em justiça divina, ou na influência dos mortos sobre os vivos, parece até que a Laci arrumou um jeito de voltar e nos dizer: foi esse canalha que matou a mim e a meu filho. Ele vai ter que pagar.

Para quem acredita que foi só um resultado natural da decomposição dos corpos dentro d'água, aliada à ignorância do assassino que não pensou nesse detalhe, também é altamente satisfatório saber que agora a justiça poderá ser alcançada.



Leila - April 24, 2003 03:10 PM

É incrível isso. Sou contra o aborto, mas não gosto de julgar quem faz. Mas nesse caso específico é duro!!!!!



Helenice - April 24, 2003 01:38 PM

SE o assassino for de aluguel, pode fazer uma promoção: Mate dois pelo preço de um...



Nelson - April 24, 2003 12:40 PM