January 29, 2004

ignorance is bliss

Infelizmente temos esse cacoete, não nos conformamos em apenas viver o hoje, cismamos em permanecer enroscado aos fatos do passado e adotamos uma atitude quase maníaca buscando adivinhar o futuro. E por isso temos que conviver com uma verdadeira corja de aproveitadores, que tenta de inúmeras maneiras nos vender a ilusão de que podemos prever nosso destino. Mas já pensou na angustia e sofrimento em que viveríamos se soubessemos o que vai nos acontecer amanhã? Seria insustentável. Eu sou do tipo que prefiro não saber de nada. Mas a minha curiosidade já me fez vivenciar algumas situações bizarras. Duas delas com ciganas.

Uma delas me pegou na praça - aquela onde era a antiga feira hippie em Campinas. Ela agarrou a minha mão e me convenceu a pagá-la para ouvir as previsões do meu futuro. Essas ciganas têm um plá que não é fácil. E na inocência dos meus vinte anos, deixei. Abri a palma e ouvi a mulher falar. Eu já era casada e já tinha meu filho. Papo de cigana é sempre o mesmo:

- você vai encontrar um rapaz moreno... - mas eu já sou casada, com um ruivo! - ah, mas as linhas não mentem.... então você vai divorciar do ruivo e casar com o moreno. e vai ter três filhos com ele! - ahn? mas eu não quero ter outros filhos, não quero descasar do meu marido, não quero casar com outro, quero continuar assim, como é agora! - minha filha, seu destino está escrito aqui, não tem como mudar!

Comecei a chorar na frente da cigana. Fiquei muito abalada. Ela percebeu, deve ter ficado com medo de perder a grana e se corrigiu rapidinho...

- ah, perái, não é bem assim. eu vi errado, olha aqui, você não vai encontrar ninguém e vai ficar a vida toda casada com o seu marido! se acalma! se acalma!

Grandíssima éfe da pê!

A outra cigana era cliente da minha mãe, que é advogada. Ela quis fazer um agrado, porque o caso dela era espinhudo [uma disputa de dinheiro entre irmãos e irmãs] e ela então ofereceu de 'ler o futuro' pra mim e pra minha irmã. Como de graça, aceitamos até injeção na testa, lá fomos nós na casa da tal cigana.

Eu fiquei assustadíssima logo que entrei na salinha de 'trabalho' da cigana, que era um verdeiro terreiro de macumba, com uma galinha preta morta jogada num canto e um quadro da pomba gira num outro canto, entre inúmeras figuras de santos e coisas esdruxúlas de religiões diferentes. Ela me sentou num banquinho e começou a jogar os búzios:

- hum, você vai conhecer um moço loiro.... - é mesmo? [ ih, entrei noutra fria....] - sim, você vai conhecer ele no seu trabalho - hum, que interessante! [eu não trabalho] - e vai casar com ele depois de dois anos - hehe [ e o que faço com o meu marido atual?] - e vai ter dois filhos com ele.... - tá bom.... [que grande farsa!]

Eu fui concordando com tudo e saí da salinha puta da cara! Outra grandíssima éfe da pê, embromadora, cambalacheira, sem vergonha!

Eu não tenho nada contra o povo cigano, acho a cultura deles bonita e tal, mas desses ciganos que lêem o futuro eu fujo como o diabo foge da cruz.... Eles dão má fama para toda a comunidade. E nem se dão ao trabalho de tentar contar uma história mais convincente. É sempre a mesma pataquada - moço loiro, moço moreno, casamento, filhos.... Como se o futuro fosse só isso!

Fer Guimaraes Rosa - January 29, 2004 12:55 PM
comments

Mas pros ciganos a vida é soh isso mesmo, casamento e filhos! Passei um horripilante fim de ano na Sérvia e vi de perto como é. As meninas casam super novas, até por falta de coisa melhor pra fazer, jah que estudo e trabalho sao coisas raras. Mudam-se pra casa da familia do marido, perdem todo e qualquer direito a eventuais heranças pela parte da sua familia verdadeira, e tratam logo de engravidar. Horrivel essa falta de perspectiva.



leticia - February 4, 2004 02:17 AM

ô, tadinha, chorando por causa da previsão da dona...
...
tadiiiiiiinha!



Bia Badaud - February 1, 2004 05:18 PM

Minha irmã, uma vez, foi em uma cartomante e ela disse que minha irmã iria casar com um rapaz moreno e que o nome começaria com a letra D. Ela pensou em vários nomes e no final conheceu e casou com um cara moreno chamado Delves. Pode?????? Nunca conheci ninguém com esse nome, a não ser ele e lá se vão 43 anos.



Helenice - January 31, 2004 08:57 AM

Pois eu conheci uma que era porreta! Não era cigana culturalmente falando, digamos assim. Ela recebia uma entidade cigana, por obra e artes da umbanda - tem cigana, preto velho, caboclo e que tais. Ela previu uma porção de coisas impressionantes, que nem é o caso de contar aqui. O único problema é que quando ela dizia, eu não relacionava com o caso em questão. E só lembrava da previsão dela quando a coisa acontecia. Então não valia nada ela prever, né? Parei de ir na cigana. Ela mudou de casa e, quando fiquei tentada a voltar, não foi possível saber o novo endereço.



Mina - January 30, 2004 12:04 PM

Fezoca,


mas onde ta o lado racional, queria eu saber o futuro porem o melhor e nao saber.

ps. antes da minha mae partir desse mundo, "uma tia emprestada|" leu cartas para a madrinha de minha irma e la viu que minha mae sairei de cena.

A madrinha boquiaberta disse; Elza talvez seja o compadre "meu pai era um homem de idade avncada".

Nao e ela, depois de alguns meses minha sofria um acidente com apenas trinta e oito anos deixando Fanny nove anos e eu oito.

Deixo essas coisas nas maos de "Deus", deixo a vida seguir seu rumo. Com muita curiosidade desses dias por vir mas sem a anseia.

beijos



Ingrid Rogovin - January 30, 2004 12:21 AM

Cada enrascada! Por isso fujo delas mesmo sem nunca ter ouvido umazinha sequer. Tem gente que acredita, e em algumas histórias que já ouvi até eu acreditaria. Uma amiga minha vai em uma mulher que lê tarô, e a dona grava todas as consultas! O cliente leva a fita pra casa, depois. E todo mundo diz que o que tá lá na fita acontece mesmo!



garota urbana - January 29, 2004 08:08 PM

É Fê, passei por uma dessas, só que eu tinha 13 anos e entrei em pânico. Ela disse que uma pessoa que eu amava muito ia morrer em breve, que eu ia engravidar logo tb... Olha se isso é coisa de se falar pra uma criança que nem beijado na boca tinha!!! Entrei numa paranóia tão feia que meu pai foi falar poucas e boas pra mulher. Só que o estrago já estava feito, né ! Toda vez que íamos viajar (quer dizer, todo fim de semana), eu tinha uma crise de choro durante a viagem. Lógico que eu achava que íamos sofrer um acidente e alguém ia morrer !
Passou, mas demorou. E confesso que ainda sinto um medo acima do normal quando vamos viajar.
Sem falar sobre a segunda afirmação... Olha, essa mulher fez um pequeno estrago na minha vida !!! NUNCA MAIS !!
beijo



ana maria - January 29, 2004 07:28 PM