April 14, 2004

the gourmet poseur


goodbooks.jpg

Minha comida é frugal. Não tem nada de especial e não pode me tomar muito tempo, pois me condicionei a não fazer nada que leve mais de trinta minutos para ser preparado. Não vou dizer que minha comida não seja criativa - usando os legumes e verduras que eu compro da horta orgânica, ou mesmo saborosa - quando consigo não salgar muito, nem deixar queimar nada.

Mas quem vê a minha coleção de livros de cozinha com certeza pensa que eu sou aprendiz de chef ou uma sofisticada cozinheira, uma gourmet. Eu adoro livros de cozinha. Mas os coleciono muito mais por um prazer voyeur do que pelas suas qualidades práticas. Eu me inspiro nos livros, mas não cozinho baseada neles e raramente sigo uma receita ao pé da letra. Tenho uma tendência quase neurótica a mudar os ingredientes, as quantidades e depois ficar reclamando como uma ranzinza quando a receita vira uma gororoba incomível.

Pra não dizer que não uso receitas, até que andei fazendo algumas coisinhas da fantástica revista da senhora Martha Stewart, Everyday Food [que recomendo fortemente, apesar dos enroscos legais da sua criadora]. E quando me entusiasmo com um livro ou com um estilo de comida [como foi com a cozinha tailandesa], acabo seguindo algumas receitas. Mas tenho que fazer um esforço, também porque sempre falta um ingrediente ou esqueço de deixar a manteiga na temperatura ambiente ou de descongelar a carne, detalhes geralmente essenciais para o sucesso da empreitada.

Minhas aventuras na cozinha são mais divertidas do que saborosas. Como aquela inesquecível sobre a receita de chucrute com salsichas da minha mãe! Mesmo não sendo a cozinheira que gostaria de ser, continuo comprando livros, colecionando revistas e me deliciando com programas de culinária na tevê. Um dia, quem sabe, vou escrever o meu livro de receitas, que virão com certeza acompanhadas de muitas histórias.

Fer Guimaraes Rosa - April 14, 2004 08:09 PM
comments

Fer,
Se vc gosta de aventuras culinárias, não deixe de pegar uma receita que acabei de postar na caneca...
beijooooo



Kel - April 16, 2004 11:12 AM

Nemteconto, Fê!

Hoje, depois de acabar o documento mais chato e longo daquela mesma tradução jurídica na qual estou trabalhando, dei um pulo no supermercado para comprar umas coisinhas que estavam faltando aqui em casa. No caminho, resolvi comprar ingredientes para uma lasanha caseira para comemorar o quase término desse projeto que me está sugando as energias (ainda tenho mais 20 páginas e depois estou livre para o fim de semana!). Sabe o que é, meu marido é completamente tarado por lasanha... DE PORCO. "Pork chops", sabe? A que a minha sogra faz no final do ano é de lamber os beiços. Mesmo com receio de ter a primeira lasanha feita do zero rejeitada pelo maridão exigente, comprei todos os ingredientes e literalmente botei a mão na massa! E não é que ficou boa??? Ele comeu sem dar um pio, lambendo os beiços e revirando os olhinhos... Fiquei super feliz, mas da próxima vez vou comprar um porco melhor (comprei aquelas lingüicinhas de café-da-manhã... sabor "maple"...) e uma massa mais fina (a que é toda ondulada na borda é muito grossa...). Adoro fazer arte na cozinha!!! Quando você vier aqui pra baixo, pra San Diego, eu prometo que faço um banquete pra você, tá?

Beijocas



Rafaela Lombardino - April 15, 2004 10:57 PM

FAzia tempo que não entrava aqui! Ótimo, como sempre. bjos!



Henrique - April 15, 2004 09:45 PM

Lí seu artigo sobre a "receitinha prática" da sua mãe e, além de achar a receita súúúper prática, dei risada com os comentários. Cada vez que vc cita algum nome por aí seu site entra nas "buscas" da vida e um monte de gente não quer nem saber e enche seus comments. Lembro bem o do Red Hot Chili Peppers... foi hilário como esse aí !!

beijoca



ana maria - April 15, 2004 07:38 PM

Oi Fer,
eu também sou fã de livros de culinaria, uma livraria fechou aqui no bairro, comprei muitos...

Cozinho para todos aqui, vez em quando, mas...Alice é imbatível...



jonice - April 15, 2004 05:53 PM

olá ... gosto do seu blog.
eu não sei cozinhar, mal e mal preparo um cup noodles, mas adoro programa de culinaria! acho o diario de olivier o máximo, ele é super despojado e criativo. mas não simpatizo com a nigella, q vi na sua pilhinha de livros... ela é muito enjoadinha.
outro q eu adoro, não sei o nome, é com duas senhoras gordas inglesas, eu acho.:-)



carol - April 15, 2004 11:31 AM

Oi Fer,
Faz um tempinho que não venho. Já estava com saudades.
Bem, culinária realmente não é meu forte.
Esse sabado estava toda feliz que fiz meu primeiro frango assado!!! Vê se pode!!!
Ah, dá um desconto. Estagiar, dar aula, estudar engenharia e fazer iniciação científica e ainda cuidar da casa e marido é dose para leão!!!
Beijos



Nissia - April 15, 2004 10:01 AM

Nigella! :)



garota urbana - April 15, 2004 09:14 AM

Ei! Voce sabe a receita do peanut sauce tailandes? Sem ser o apimentado?
Eu ja testei algumas receitas, mas nenhuma ficou boa.. todas ficaram muito doces, nao eh como o do restaurante. Se voce souber uma gostosa, vc me passa?Ah, se souber receita do phad thai, tambem quero :)
Beijos



Luciana Svilpa - April 14, 2004 11:02 PM

Eu adoro cozinhar tb.
bjos



Marcela - April 14, 2004 08:12 PM