January 28, 2001

Sunshine….

A UCDavis também está apagando suas luzes e tentando racionalizar energia nesta crise que o estado está enfrentando.

Grazi, pode mandar mais postais, que eu adoro receber e retribuir! O selo aqui não é de lamber. Eles vêem numa cartela como adesivos. Mas os seus postais eu enviei lá do main postoffice, porque neste mês teve um aumento das tarifas [eles aumentam uns centavos todo ano!] e eu não tinha certeza quanto seria o preço. Também porque o postal grande precisava de postagem extra e então a funcionária do Correio usou essas etiquetas sem charme, que parecem mesmo tarja de super!!! :-) Da próxima vez eu mando postais com selos de verdade, tá? Eu tenho uns lindinhos com estampas de corações feito de rosas!! :-)

Ah, eu amo os restaurantes orientais [chineses, vietnamitas, japoneses, tailandeses, coreanos]! Mas o Ursão detesta todos eles… Em Saska nós íamos sempre num vietnamita onde eu comia uma potão de noodles de arroz frio com camarão, brotos de feijão, alface picada e um molho de amendoim! Yammis! :-) E tinha também um tailandês na esquina de casa, que era divino… só que tínhamos que tomar cuidado com as classificações de ‘hot’. O hot deles era PURO INFERNO para nós! :-) Aqui íamos sempre num chinês em downtown, mas dava sempre tanta briga pra ir lá que agora eu desisti. Nem no japonês nunca mais fomos. Uma vez em Berkeley foi um horror, porque entramos num ‘sujinho’ coreano e o Ursão queria uma colher pra tomar a sopa e o coreano quase gritou com ele, dizendo em voz alta ‘NO SPOON! NO SPOON!’ e ensinou ele a beber a sopa, fazendo barulho, sabe como? Slurrppppp! O Ursão pegou ódio desses restaurantes… Ele gosta de comida indiana…. Ai, minhasantapaciência!! :-)

Ontem fomos ao The Crest ver Before Night Falls… Fiquei ‘paradona’ por várias horas. Histórias de escritores sempre mexem comigo. O filme do Julian Schnabel é lindo em muitos aspectos: a história do escritor cubano, Reinaldo Arenas, que por si já é poética e vale o filme; a reconstituição histórica de Cuba pré e pós-revolução: a cidade, a juventude da época, a arquitetura, que vimos toda deteriorada em Buena Vista Social Clube; a interpretação de Javier Bardem, que faz um Arenas perfeito e que atravessa os anos e as agruras do escritor, mostrando em cada gesto, em cada olhar a delicadeza e dignidade do artista e a força do seu enorme talento que não consegue ser estagnado, nem nas terriveis condições que ele enfrenta na prisão.

Estou comecando a achar que toda vez que eu vejo um filme no The Crest [aquele teatro da década de 40, em Sacramento] eu estou destinada a ver um filme forte e emocionante e a chorar um tantinho. Desta vez [como foi com Dancer in the Dark] eu não fui chorar e me recompor dentro do banheiro. Mas quando fui vestir o meu casaco, notei que ele estava molhado das lágrimas que cairam em alguns momentos do filme. É muito difícil não se emocionar com Before Night Falls . E depois de ver o filme sentimos um impulso forte de ler e conhecer o trabalho de Arenas, para saber o que está nos seus livros e poder relacionar suas palavras escritas com a sua curta e atribulada vida.

Fer Guimaraes Rosa - January 28, 2001 03:39 PM
comments