August 09, 2005

links

A lista de links ou blogroll, que era uma das principais caracteristicas dos blogs, está com os dias contados. Pra mim ela já era e faz tempo. Eu não uso minha lista de links para navegar pelos meus blogs favoritos há pelo menos dois anos. Por isso, alguns já devem ter notado, meus links raramente mudam e certamente não refletem mais a minha vizinhança. Essa virada, pra mim e pra muita gente, aconteceu com a facilidade da sindicalização através do rss, atom e xml. Usando um feedreader, você recebe informações sobre as atualizações dos seus blogs favoritos. Você pode ler no feedreader, pode entrar no blog só pra fazer comentários e não vai ficar perdendo tempo, que é precioso pra mim, clicando em blogs desatualizados. Pra mim foi perfeito, pois fico sabendo quem escreveu e o que, se me interessa leio, se não interessa passo pra outro, entro se quero comentar, não perco tempo e leio cinco vezes mais blogs assim do que leria fazendo a visitação link por link. Sem falar que hoje a blogosfera está tão imensa, que se eu for listar todo mundo que eu leio no meu blogroll, o negócio vai ficar quilométrico. Por um tempo eu usei um feedreader chamado NetNewsWire, que me deu alguns problemas - ele contava um hit vindo do meu IP toda vez que checava por novos posts nos blogs que eu assinava, dando a impressão que era eu era uma stalker enlouquecida. Há um ano descobri o Bloglines e desde então estou satisfeita e fazendo propaganda. Como o meu bloglines é aberto, qualquer um pode navegar pelos blogs que eu navego. O espírito da vizinhança continua, com a pequena diferença que agora ela está sindicalizada. Nada mais apropriado para o crescimento rápido e desordenado deste Planeta Blog!

Fer Guimaraes Rosa - August 9, 2005 10:42 AM
comments

Oba! Vou atras do blogrithm.com. Nada como falar com quem entende :D



Solange - August 10, 2005 01:35 PM

Ótimo post, Fer! Eu descobri com você o Bloglines, mas eu sempre vou no blog mesmo quando vejo que tem post novo. Mas poupa muito mesmo o nosso tempo de checar link a link, tem gente que demora muito a atualizar os blogs. Bjs,



Leila - August 10, 2005 01:23 PM

que bom, Lu! :-) beijos,



Fer - August 10, 2005 09:02 AM

Fer, desde aquela vez que conversamos estou usando o Bloglines direto e adorando :) E mesmo MUITO mais pratico!



Luciana Bordallo Misura - August 10, 2005 08:35 AM

Danilo, pode ser que agora o netnewswire nao de os hits, nao? ainda nao instalei o codigo... sou bem devagar, ja viu! ;-)

Ricky, manda bala!

Afonso, ja foi o tempo que eu podia perder tempo! :-)

Liliane, idem, idem! :-)

Solange, pra blogs sem rss, como os do blogger, eu uso o blogrithm.com que mew avisa uma vez por dia quem atualizou.

Magaly, eh tudo pra facilitar a vida da gente.

Renata, nao eh chiquê, eh praticidade. :-)

Marcus, mas o bloglines nao impede que voce entre nos blogs. So faz a navegacao mais eficiente.

Elisa, eu me faco a mesma pergunta e ja pensei em tirar a lista de links milhoes de vezes, mas acho que mantemos por tradicao, pra nao quebrar definitivamente com um dos aspectos fundamentais da interacao entre os blogs.

Gean, pra blogs sem rss eu uso o blogarithm.com que me avisa qdo eloes atualizam. so que nao eh como o rss, mas quebra um galho.

Mary, eh so voce inscrever os links no reader. o meu por exemplo eh

http://www.fezocasblurbs.com/ index.xml ou http://www.fezocasblurbs.com/ index.rdf

BEIJOS!



Fer - August 10, 2005 08:26 AM

Fer, cê tá lendo mentes agora também, é? Olha, eu tava querendo te escrever perguntando sobre essa coisa do feeder ou seja lá como se chama. Já fiz o download do reader (uso explorer) mas, pra ser muito sincera, ainda não entendi direito como funciona...

Sobre a lista de blogs, eu tirei agorinha e estou aliviadíssima. É uma delícia navegar assim. Bitocas.



Mary - August 10, 2005 07:41 AM

Oi Fe,

Como voce, eu tambem utilizo o Bloglines. A minha lista de blogs continua por la, mas os unicos cliques que dou la eh quando vou a um blog que nao tem rss. Dessa feita, esses blogs normalmente demoram mais a ser lidos pq so apareco por la quando me sobra um tempo e lembro de clicar no link.

Diferente do leitor de rss, como voce sabe, eh automatico e dessa feita quando alguem publica alguma coisa voce automaticamente ja le. Se agrada, vai ao blog. Senao, passa para o proximo.

Eu te leio pelo bloglines e so venho no blog, propriamente dito, pra deixar comentario como agora :)

Beijo!



gean - August 10, 2005 06:19 AM

Fer, eu também deixei de navegar pela minha lista de links depois que descobri o Bloglines. E vejo que esta é a grande tendência. Minha pergunta, enquanto pesquisadora mesmo, é porque então que praticamente todos os blogueiros que já aderiram aos feedreaders, continuam mantendo suas listas de links nos seus blogs (mesmo que desatualizadas)? Você tem alguma pista?

Beijooooo!



Elisa - August 10, 2005 05:56 AM

Ainda não consegui aderir a essas modernidades (como se todo o resto não fosse moderno ;-). Gosto realmente de "entrar" nos blogs, porque o visual do site, pra mim, faz parte do "clima" para a leitura. Sou mesmo muito conservador em alguns aspectos. Acho que é a velhice chagando :-(



Marcus - August 10, 2005 04:58 AM

Eu ainda não sei usar essas coisas chiques. Mas tanta gente elogia tanto que eu vou fuçar e aprender ;)
Beijo!



Renata - August 9, 2005 09:45 PM

Agradeço a aula, Fer. Pra mim não é dica, é aula mesmo.
Meu beijinho.



Magaly - August 9, 2005 08:28 PM

Adoro o bloglines. O único problema são aqueles sistemas antiquados, como o do blogger nacional, que não disponibilizam o rss. Eu tenho uma listinha separada dessa turma pra não deixar de visitar.
Beijocas



Solange - August 9, 2005 07:39 PM

Fernanda quase peerco seu blog de vita. E terminei descobrindo que vc tem um blog sobre cinema. Adoro cinemaaaaaa.
Beijo,
Liliane



Liliane - August 9, 2005 05:10 PM

Fernanda quase peerco seu blog de vita. E terminei descobrindo que vc tem um blog sobre cinema. Adoro cinemaaaaaa.
Beijo,
Liliane



Liliane - August 9, 2005 05:09 PM

Sabe que tenho o bloglines mas ainda não consegui pegar o hábito. Quase sempre me esqueço de ler por lá. É muito prático, de fato. Por outro lado, ainda considero um certo prazer ficar clicando na minha lista, sei lá, manias...E concordo contigo que devemos ser práticos, pois são tantos pra ler que já não tenho tido tempo (quase duas horas por dia) para comentar os comentários, ler os blogs e deixar comentários (looooogos como esse, hehehe). É o grande problema da internet. bjs



Afonso - August 9, 2005 05:03 PM

Nossa, descobri exatamente do que precisava. Bom demais isso daí, valeu pela dica!

Beijos



Ricky - August 9, 2005 01:17 PM

Concordo com tudo que vc disse. Só tem uma coisa, eu prefiro usar o Netnewswire...

:)
Danilo



Danilo - August 9, 2005 01:11 PM

post a comment














Remember personal info?