November 30, 2001

pensar

Deliriums Tremens
Você acha bom poder ser apenas um ‘ninguém’, pois assim fica fácil ser quem você quiser ser. Você acha ruim tornar-se um ‘ninguém’, pois assim fica complicado ser quem você pensa que é.

Uma das rádios que eu escuto - The Eagle – está tocando George Harrison e The Beatles direto. Eu sei que é uma homenagem, mas as rádios podiam tocar George Harrison todo dia, não só no dia em que ele morre...... :-(

Li a opinião do caiocesar sobre o Buy Nothing Day e tive que mandar minha opinião pra ele. Resolvi coloca-la aqui também. Bom, eu acho válido que as pessoas que morem nos EUA e Canadá abracem essa causa, porque aqui e lá o consumismo é mesmo ferrado.... Nada comparado ao quanto os brasileiros compram, believe me! E aqui nos EUA há uma tradição institucionalizada, que transformou o dia seguinte do Thanksgiving no dia inicial das compras de Natal. Taí o porque do Buy Nothing Day deste ano ter caído no 23 de novembro [o Thanksgiving foi no 22]. Então há uma razão pra essa campanha aqui. Agora no Brasil..... Estou sendo ranzinza? É que a imitação desses modismos norte-americanos sem uma verdadeira conexão com fatos reais me parece descabida. No Brasil o frenesi do Natal envolve o décimo terceiro salário. Aqui não existe tal coisa e mesmo assim se consome enlouquecidamente, como em lugar nenhum do mundo. No Natal e durante todo o ano...... Comprar é esporte nacional. Por isso A revista Adbusters instituiu o Buy Nothing Day [que já existe há muitos anos], pra tentar fazer as pessoas pensarem um pouco e ir contra a tradição do consumismo....... Vamos pensar?

|

November 29, 2001

quase...

Toda vagabundice será finita.................... tá quase, tá quase!

|

November 28, 2001

nhaminhumi

Rather cloudy – hi 11° C/ lo 7° C
Vai nevar na Sierra …..

Recebi alguns catálogos de roupas [eu recebo até da Delia’s...]: Eddie Bauer, Lands’ End, J. Crew, Gap. É sempre a mesma coisa...... a Gap é a única que inova. O catálogo e as propagandas na tv deles estão muito bons! A esposa do Spielberg nesta na capa! Eu gostei de todos os clipes veiculados na tv! Apesar das roupas desta estação estarem meio sem graça, os comerciais estão ótimos!

Isso aqui é simplesmente uma delicia!!!!! São cubinhos com sabor de frutas e leite! Parece que você está mascando um copo de vitamina, com banana ou cereja ou framboesa! Nossa, eu adorei e vou comprar mais saquinhos. Me lembrou a comida de astronauta que compramos uma vez, num museu no Canadá.

O Paulo mandou umas fotos lindas da Juju e Paulinha! Que saudades dessas neguinhas!!!

|

November 27, 2001

gatonices

Very sunny - hi 13° C/ lo 3° C

Está um dia lindíssimo! Ensolarado, com um céu incrivelmente azul e um vento gelado soprando! Ótimo dia para uma caminhada até downtown.

Mas infelizmente preciso mesmo é ir até o Wal-Mart, que só tem mais uma latinha de rango pro gatonildo! Não posso ariscar um riot felino aqui, né? :-)

E falando em Senhor Misty Gray, eu tenho notado uma coisa super estranha com ele. Alguém por favor me diga se isso é normal. Ele dorme com a língua pra fora...... Eu nunca vi isso! Ontem ele levou um baita susto, porque estava sentado no sofá comigo, quando o Gabriel [que estava aqui com a Marianne, filando uma bóia e um banho] derrubou sem querer o pau de macarrão no chão. Ele se assustou com o barulho e comigo, que berrei também [todo mundo se assusta, né?]. Bom, daí ele ficou todo jumpy.... Ele já tinha descido pra xeretar quem estava na casa e cheirado a mala de taekendo do Gabriel todinha. Ele fica como uma estátua num canto, acompanhando o movimento com a cabeça. Quando a Marianne saiu do banho, o gato se concentrou nela. Cheirou tudo, calça, sapato, se esfregou, miou. Ela foi deitar no sofá e ele foi xeretar atrás. Se enroscando em tudo e acabou encostando o rabo na vela acesa que estava na mesinha ao lado do sofá! Ficou aquele cheiro horrível de pêlo queimado – pior, de galinha despenada! Argh! Eu e a Marianne ficamos gargalhando, coitado..... O gatonildo tostou o rabo, de tanta curiosidade para cheirar a visita!!!!!!

Desde domingo que eu não recebo o meu SacBee. Já mandei uma mensagem pro customer service reclamando.... Tenho certeza que paguei o quarter. Hoje recebi um The Wall Street Journal, com endereço de alguém no Parkway Circle. Deve ser em South Davis... Como que esse jornal veio parar na minha porta?

|

November 26, 2001

comida de frio

Eu vi nevascas na tv. Mas felizmente eu vivo na Califórnia! Está frio, mas não está um caos. Essa é a vantagem de se viver num lugar que não neva. Já estamos com o aquecedor ligado e hoje eu senti frio na rua. Fui buscar a cesta de legumes e verduras orgânicas, que agora eu divido com a Clau. Dá um trabalhão lavar tudo e tal, mas – oh boy - o sabor dessas verduras e legumes é incomparável! E com esse frio dá uma vontade de comer coisas encorpadas, cozidas, muita raiz. Hoje o menu daqui de casa teve arroz com abobrinha e queijo, peito de peru com fatias de bacon [que eu ‘frito’ no microondas!] e couve refogada no alho e azeite. Super simples e super bom! Com os legumes que acumularam da semana passada, estou fazendo um broth. Cozinha, cozinha até reduzir toda a água e ficar um caldo. Amanhã uso esse caldo para uma sopa. No frio queremos comer assim, comidas fortes. Cortei uma abóbora em cubinhos. Lavei escarola, espinafre, outro tipo de verdura chinesa. Cortei os brócolis. Triturei o alho. Fica tudo fácil quando se concentra no trabalho de lavar/picar/preparar, tendo sempre em mente que cozinhar não é pra qualquer um!

Outra coisa deliciosa para essa época - além de uma xícara de earl grey com leite - é o famoso chocolate quente [cocoa]. Eu tenho um cacau holandês, super forte, que misturo no leite quente, adoço com um pouquinho de mel ou açúcar mascavo e então acrescento uma dose de irish cream.

|

loki

Sol – hi 13° C/ lo 3° C
A tortura da espera..................

Reencontrei amigos que não vejo desde 97, num sonho que tive nesta manhã. Foi estranho.... Bom, meus sonhos são sempre estranhos, não sei porque eu insisto em classifica-los! O Ursão liga e pergunta se eu estou melhor. Do que? Ele diz que eu pulei da cama num susto...... Eu não me lembro.

Eu estou sentindo saudade e ansiedade.......

Coisas que eu não consigo nem olhar: uma propaganda da Volkswagen, onde um cara está coberto de abelhas [o que tem a ver o carro com isso??argh!] e fotos de um programa estúpido, onde eles colocam artistas e celebridades dentro de uma caixa de vidro e então soterram o fulano com vermes [larvas, minhocas, todas essas coisas gosmentas!]. Nossa, só de pensar e relembrar a cena, me arrepia até o couro cabeludo. Meudeusdocéu, isso é entretenimento???????

O que eu vi na tv: Duets [pela terceira vez, haja!], Heaven Can Wait [o Warren Beatty com um cabelo simplesmente inadmissível!] e o fofíssimo Almoust Famous.

|

November 25, 2001

escrever e falar

Sunny & Cloudy – hi - 12° C/ lo - 6° C

Eu queimo meus fusíveis tentando entender algumas coisas e não chego à nenhuma conclusão racional. Então é melhor seguir cantando.... laralirárá!!!

Isso parece uma tarefa sem fim, igual lavar louça. Eu nunca consigo colocar toda a minha correspondência em dia. Estou sempre devendo mensagem pra pelo menos dez pessoas. O que eu faço? E nem é snail mail, hein?

Também to devendo alguns telefonemas, pra amigos e família. Bom, haja tempo pra tudo isso. Talvez eu mate vinte coelhos com uma cajadada só no aniversário da minha mãe, usando o netmeeting [santa tecnologia!].

Como eu fazia dez anos atrás, quando quase ninguém tinha internet e telefonemas para outros países eram muito mais caro? Eu não lembro de passar tantas horas catando milho na minha velha Remington. Mas também eu não tinha tantos amigos como agora!

No meu último ano no Canadá [96], aproveitando a popularização da internet, eu escrevia mensagens diárias para a minha mãe. Acho que dá pra compilar um livro com todas aquelas histórias. Acho que eu contava o meu dia inteiro pra ela [e estava numa grande expectativa para voltar ao Brasil]. Good old times! Hoje, eu prefiro pegar o telefone e fofocar tudo rapidamente com ela. O ruim disso é que não ficam documentos das nossas conversas... Mas é mais rápido e eficiente!

|

November 24, 2001

pós-thanks

Very windy with rain - hi -13° C/ lo - 6° C

As estradas da Califórnia estavam abarrotadas. Eu acredito que muita gente trocou o avião pelo carro, nestes holidays!

Tivemos um ótimo Thanksgiving, na casa da Susanne e do Chuck em San Raphael. Um lugar belíssimo, com um deck rodeando a casa, com vista para uma floresta e um riacho passando por baixo. Aprendi a diferença entre Bourbon e Scotch e do que é feito o Gin. Também fiquei sabendo da praga dos coelhos e dos gatos selvagens na Austrália. Histórias de marinheiros. A devastação das baleias na Noruega [e como no Japão se compra baleia por golfinho], aventuras na selva amazônica com cobras e aranhas. Muita conversa, vinho, comida deliciosa, gente legal. Americanos, ingleses, australianos, noruegueses e nós, brasileiros.

Na sexta-feira fomos à San Mateo, para olhar o International Gem & Jewelry Show. Uma coisa interessantíssima, com centenas de barracas vendendo todo tipo de beads e pedras – das semipreciosas até os diamantes. Tinha muita coisa interessante, pérolas vindas do outro lado do mundo, beads da África, material pra gente profissional. Eu fiquei só olhando [e juro que todo aquele colorido, brilho e amontoamento me deixaram tonta e cansada], porque mesmo sendo wholesale, ainda estava caro pra mim. Eu me apaixonei por umas caixinhas chinesas de carregar tabaco [e ópio!] e por um colar de âmbar opaco, que custava seiscentos dólares! Estava me divertindo tirando fotos, quando uma mulher com cara de indiana/etíope veio balística e berrou ‘what are you doing??’ e me disse – depois que eu respondi singelamente que estava tirando fotos do colorido – que era proibido tirar fotos lá. Que babaquice! Será que fios cheios de pérolas ou contas de pedra penduradas são segredo de estado?? Vejam só:

|

November 22, 2001

Thanks!

Things I’m Thankful for:

Meus anjos – que aturam meu mau humor;

Minha família – que me acha uma estrela;

Meus amigos – que não me deixam derrubar a peteca;

Meu gato – que me faz sentir necessária;

Meu computador [com conexão dsl, claro!!] – meu contato com o mundo;

Meu telefone [cordless, pra conversar no banheiro] – que me traz o som de tantas vozes familiares e amigas, sempre;

Água quente – que me ajuda a meditar;

Meus livros, meus discos e nada mais......

Ah, e os panetones – existe coisa mais gostosa no mundo?? :-)

((((((( Happy Thanksgiving! ))))))))

|

November 21, 2001

imagens

Eu adoro imagens! Mais do que adoro as palavras. Sou daquelas que, quando criança, gostava de livros com bastante ilustração e era viciada em quadrinhos! Talvez isso se deva ao fato do meu pai ser um apaixonado pela fotografia e dele sempre ter tido um ‘darkroom’ em casa – que a gente chamava de ‘laboratório’. Eu lembro do cheiro dos produtos químicos que ele usava e lembro de todos os detalhes de cada um deles. Em cada casa que moramos, ele montava um darkroom, que ficava sempre mais e mais sofisticado. Eu costumava roubar a chave e entrar sorrateiramente para olhar fotos e desenhos dele. Era uma delicia! Até hoje eu sou apaixonada por imagens. Adoro os blogs que têm fotos, especialmente quando as imagens são home made, como as do Binho e as do Dudi!

Seis dias de sol, um de chuva! Que perfeito!!!

Para certas grosserias, escárnio e arrogância, o meu mais profundo silêncio de desprezo....

Minha caixa de correio está vazia. Dois dias sem receber nem junk mail. What’s goin’on?? :-) Isso não é normal.........!!! :-)

|

pre-thanks

Chuvarada - hi 17° C/ lo 7° C
[barulhinho bom......]

Amanhã é Thanksgiving – um dos feriados que eu mais gosto, por ser o menos comercial. Só se pensa na comida [e na partida de football]. E é um feriado de reunião familiar. Igualzinho nos filmes...... Ha Ha Ha!

Como nós não temos a tradição do Thanksgiving no Brasil [poderíamos imitar essa festa, invés do Halloween, hein?], vamos sempre na onda dos americanos. Um ano passamos com amigos, no outro fomos espoucar a cilibina em Las Vegas [e agradecer que tal cidade exista – oh, lord, have mercy of our poor souls!]. E desde o ano passado, temos passado com a Reidun, mãe da Marianne. Amanhã estamos indo para mais um Thanksgiving com ela, e nossos filhos.

Quando eu trabalhava na escola, todo ano nós pegávamos uma folha comprida de papel branco e escrevíamos nela os nomes de todas as crianças da nossa classe e o que elas eram ‘thankful for’ no Thanksgiving. Depois colocávamos a longa folha numa parede, próxima do calendário, para que os pais pudessem ler. Era muito engraçado, porque algumas crianças não entendiam muito bem o significado da palavra ‘thankful’ e então tínhamos que esmiuçar o termo, para que eles pudessem opinar. Era difícil! E daí eles diziam coisas muito originais, como ser agradecido pelos Power Rangers [agora eles devem estar dizendo Harry Potter ou outra coisa da moda!], ou pela pizza da sexta-feira, pela Disneylândia, ou pelo escorregador do playground. Pena que eu nunca tive a idéia de anotar todas as frases....

O Paulo disse que queria vir pra cá, e fazer um passeiozinho ao Napa Valley. Mas agora não é a melhor época para passear por lá. Acho até que algumas das vinícolas vão estar fechadas, porque o outono não é estação de turismo para eles. E vai estar tudo cinza e foggy. Sei lá.

|

November 20, 2001

in Paris

Limited sun - hi 18° C/ lo 10° C

Eu ando numa preguiça imensa de escrever. Parece que a minha digitação cata-milho ficou pior e as palavras estão ficando nebulosas.... Está tudo devagar. Não sei o que é isso.

Hoje tem show do U2 no Arco Arena. O ticket mais barato custa $40 [plus taxes - nunca se esqueça que tudo tem o extra das taxas!]. Mas infeliz$$mente, vou ter que deixar pra ver o U2 na próxima tour deles, se eles passarem por aqui.......

No SacBee eu li uma notinha sobre o novo disco do Gilberto Gil, fazendo cover das músicas do Bob Marley. Reggae com uma pitada de estilo brasileiro!

E eu perdi o segundo episódio do novo Ab Fab! Perdi o primeiro, na segunda-feira passada e perdi o segundo ontem! Mas que coisa!!! Então fiquei assistindo dois repetecos, que eles passaram a seguir. O da morte do pai da Edina e o que o ex-marido da Edina corta a pensão e ela e a Patsy vão fazer compras no supermercado!! Mesmo já tendo assistido esses episódios dezenas de vezes, eu continuo morrendo de rir!!!

Estava sonhando que estávamos em Paris - me & Bobby McGee - pegando um barco enorme para irmos à algum lugar. Comentávamos que estávamos em outro mundo, porque não entendíamos o que estava escrito nas placas, nem o que as pessoas falavam. O Gabriel estava no sonho também, com um grupo de amigos. Mas ele fala francês, mon dieu!! :-) O sonho estava interessante, mas fui acordada por um gatonildo pentelho, que resolveu ficar batendo na porta do quarto, sei lá por que motivo..... Bom, toda essa história me fez refletir: por quê eu não fui aprender francês ainda? Aqui tem classes no adult school por $40 o quarter. É só decidir e ir!

|

November 19, 2001

more fall pics

|

November 18, 2001

tempestade!

Resolvemos pegar o carro e dirigir até uma área mais afastada, nos campos da UCDavis onde não tem nem um poste de luz, e vimos um espetáculo da natureza! Uma chuva mesmo! Luzes riscando o céu! De todos os tamanhos e intensidade. Grossas, finas, longas, curtas! Ah, não se dizia que pra cada uma dessas 'estrelas cadentes' podia-se fazer um pedido? Bom, hoje eu me esbaldei! Tinha muitos carros pra lá e pra cá e muita gente pelos campos e estradas. Uma festa! Alguns fazendo baderna, claro e acordando os cavalos, cachorros e galinhas. As ovelhinhas, num campo por onde passamos corriam desorientadas. Acho que elas não estavam entendendo todo o movimento a essa hora da noite! Que show!! :-)

|

chuva de meteoros

175 Leonid meteors per hour at 0915 UT on Nov. 18, 2001

Estavamos lá fora, tentando ver a chuva de meteoros, mas acho que saímos muito tarde. Segundo a NASA, a tempestade começou à 1am [no oeste] e nós saímos na rua meia hora atrasados.... mas vimos alguns deles..... um frio de rachar o coco e dor no pescoço..... E tava o maior movimento de carros e pessoas nas ruas. Muitos foram pras áreas mais escuras da cidade, que aqui tá cheio [área rural]. Muito legal ver esse movimento!!

|

November 17, 2001

what a hype!

Eu não fui ver Harry Potter.....

|

November 16, 2001

socializando Fezoca

Eu vivo me surpreendendo com reportagens publicadas em diversos jornais brasileiros, que foram obviamente escritas usando material de outros jornais [comprados ou chupinhados?], onde aparece meu nome, muitas vezes totalmente desconectado do contexto, sem um link, sem um aviso. Já cansei de ver variações da minha entrevista ao jornal O Estado de São Paulo. Hoje encontrei mais uma, no caderno de informática do jornal O Correio do Povo de Porto Alegre. A matéria é de setembro e eu nem fui avisada, apesar de estar lá o meu nome, um link pro meu blog e um monte de blábláblá entre aspas, que eu teria supostamente dito. Claro que está tudo diferente do que eu realmente disse [e agora não vou lembrar pra que jornal eu disse algo parecido....]. Que coisa mais absurda... Meu nome em bocas de matildes e eu nem tô sabendo....

|

Life with......

Estou me sentindo um trapo, pois não dormi direito. O Ursão passou a noite terminando um trabalho e eu passei a noite acordando de duas em duas horas e ligando pro escritório dele, na universidade. Ele sempre foi assim e isso já aconteceu antes, inúmeras vezes, mas eu nunca me acostumo. A única palavra que consigo pronunciar é ABSURDO, porque acho isso mesmo de uma pessoa que trabalhar dessa maneira. Fui busca-lo às 11 da manhã e ele está tomando um banho e vai deitar pra descansar. Dormir? Imagina! À 1pm ele já tem um compromisso.... Como algém pode funcionar sem dormir?? Sei lá.... Não tô podendo nem pensar........

|

November 15, 2001

pequena viagem

Mergulhei de cabeça nas profundezas dos quintos dos infernos. Confrontei todos os meus demônios e emergi desesperada, segurando o colarinho da camisa da minha salvação. Por alguns momentos fiquei entre os monstros e o ombro amigo. Senti o músculo, o calor, os olhos se abrindo e o inferno de Dante se transformando em manchas escuras na parede. Ouvi a voz e a afirmação da realidade: um pesadelo........ Com o abraço veio o esquecimento oportuno. Só ficou a vaga sensação de que fiz uma visita a um lugar que não quero nunca regressar.

|

November 14, 2001

night & day

Decreasing clouds - 20° C/ 7°C

O que você faz quando já está noite às 4 pm e você tem que acender a luz? Eu fui dormir. Deitei, olhando o gato e caí no sono, às quatro da tarde [que já era noite!].

Uma experiência similarmente estranha aconteceu num dia de verão canadense, mais especificamente no dia do Solstício, que é o inicio do verão no hemisfério norte – dia 21 de junho [se não me engano]. Eu fui à um picnic-farofa com um grupo em uma das piscinas públicas outdoors da cidade. Fiquei extremamente cansada – física e emocionalmente - porque eu não costumo participar desses eventos grupais. O Ursão estava viajando, nos EUA. Eu cheguei em casa podre. Tomei um banho e quis dormir. Eram 8:30 da noite e o sol estava brilhando no céu, como se ainda fossem umas 5 horas da tarde. Mas eu estava realmente cansada..... Fui dormir assim mesmo. No dia do Solstício o sol se põe às 10 horas da noite.

Hoje vamos ter um jantar de Thanksgiving aqui no complexo onde eu moro. Todo ano o pessoal do management organiza essa festa. E é geralmente muito boa. Eles contratam um restaurante, que faz e serve a comida. O menu é sempre o mesmo: peru [com gravy, stuffing e molho de cranberries], presunto, purê de batatas, saladas, pães e torta de abóbora de sobremesa [e cookies pras crianças]. Podemos escolher comer nas diversas mesas espalhadas pelo community center, onde podemos socializar com os vizinhos, ou trazer o prato pra casa, e devorar tudo sossegado. Nós sempre acabamos socializando, com vizinhos conhecidos. Afinal esse é uma das finalidades do Thanksgiving, não? :-)

Por $42.50 + taxes dá pra ver o Stone Temple Pilot, o Staind, o Static X e o Linkin Park, hoje no Arco Arena em Sacramento. Eu gostaria de ver o STP..... mas não por esse precinho!

|

November 13, 2001

Shallow Hal

Rather cloudy - Hi 62° F/16° C

Terça-feira nublada, preguiçosa e com cara de segundona……

Perdi a estréia do Absolutely Fabulous no Comedy Central ontem.... O jeito é torcer para ter uma reprise..... %$#@!

Mas conseguimos ir ao cinema! Iê!!! :-)

Os irmãos Farrelly estão menos escatológicos e um pouco mais sensíveis. Mas continuam na sua saga politicamente incorreta, recheando seus filmes com freaks de todo tipo. Em Shallow Hal, eles tentam dar a lição de moral, de que aparência não é tudo e fazem rir, como sempre. Mas a sensação de desconforto persiste. Não sei se vai ter gente reclamando deste filme, como aconteceu com Me, Myself & Irene, mas chances existem!

Hal [Jack Black] é um cara superficial, que só procura namoradas esteticamente perfeitas. Num encontro com um ‘guru’ num elevador, ele é hipnotizado para dali em diante só ver a ‘beleza interior’ das pessoas. Ele então começa a ver mulheres lindas, que aceitam todas as suas investidas e convites. Claro que elas não são lindas, como Hal as vê, mas sim verdadeiros jaburus. Ele então conhece Rosemary [Gwyneth Paltrow], que é uma gigante de 150 quilos, mas ele a vê linda e esbelta..... Metade do filme se passa com as piadas de Hal vendo Rosey linda e o resto do mundo a vendo como ela realmente é. A porca torce o rabo quando o amigo Mauricio [Jason Alexander] desfaz o hipnotismo. Hal, Mauricio e o público vão então aprender a lição de que ‘quem ama o feio, bonito lhe parece’ e que freaks são os melhores amigos. Apesar do filme trazer uma mensagem positiva, ficamos com uma sensação estranha de que algo está errado. Preferimos ver a Gwyneth Paltrow ao natural, sem a fat suit.......

|

November 12, 2001

casal P&B

Frases que o Ursão está sempre ouvindo:

Você fala português?

Mas você nasceu no Brasil? Tipo, você é nativo do Brasil?

Você é brasileiro??!!!!!

Onde você aprendeu a falar português tão bem?

Você conheceu sua esposa [*a índia Potira] no Brasil?


Frases que eu estou sempre ouvindo sobre o Ursão:

Ele fala português?

Seu marido é americano?

Posso falar português com ele?

Tem certeza que esse é o seu marido??!! Eu achava que ele era mais escuro e com um bigode [*esqueceu de mencionar o sombrero....].

Você conheceu o seu marido aqui nos EUA?

Seu marido entende português?

Ele já morou no Brasil?

Seu marido é brasileiro?????!! Tipo, nativo? Nasceu no Brasil???!!

|

chuvarada.....

Chuvarada……….

Acordo e vejo o Ursão na sala. Tomei um susto e perguntei, ainda capengando de sono, se tinha acontecido alguma coisa. Ele respondeu que era feriado. Mas ele estava vendo tv e aos poucos meus olhos foram desembaçando e eu vi que realmente tinha acontecido algo. Bloody fucking hell! Deu vontade de voltar pra cama e dormir por tempo indefinido…….

Bom, o feriado durou pouco, porque ele já foi pra UCDavis, que sempre tem trabalho esperando por ele. Ao menos combinamos um cinema pra mais tarde. Vamos ver Shallow Hal, dos Farrelly Brothers.

|

November 11, 2001

Erik

Estamos indo ao funeral do Erik, irmão da Marianne.

|

November 10, 2001

manias

Seguindo o trend iniciado por ela e por ela, também vou listar as minhas manias [beware!]:

- só bebo café com leite morno;

- tenho que tomar café-da-manhã lendo o jornal;

- lavo as mãos toda hora [especialmente se eu mexo no gato, porque eu - pasmem - tenho alergia de animais!];

- passo creme nas mãos toda hora;

- só durmo de barriga pra baixo, bunda pra cima e mãos cruzadas no peito [imagina a posição de yoga - no wonder que tenho tanto pesadelo!];

- não gosto de pisar em riscos no chão [como o Nicholson, em As Good as It Gets, eu ando pela rua em pulinhos - mas não é sempre!!];

- leio no banheiro [até jornal velho, numa emergência...];

- lavo os cabelos todo santo dia;

- tomo pelo menos dois banhos por dia [é, minha dermatologista já me avisou... mas não tem jeito. é dentro da água que eu tenho as melhores e mais criativas idéias!];

- assisto tv com o som bem alto;

- tenho tubinhos de lip balm espalhados pela casa;

- não pode faltar chicletinho, menta e BATOM na minha bolsa;

- tenho impulsos de comprar batom, todos da mesma cor;

- compro roupas que eu não uso;

- berro fuck e caralho toda vez que algo dá errado;

- tenho mania de tirar fotos de tudo e olhar fotos de todos [mesmo quando é de gente que eu nem conheço];

- escovo os dentes e passo o fio dental dentro do chuveiro. odeio fazer isso na pia;

- raramente penteio minhas madeixas de madalena;

- só bebo água gelada;


........ ih, a lista é imensa..... aguardem mais itens em breve!! :-D

|

The Rose

Na quinta à noite eu revi na tv um filme que tinha assistido no cinema, no início da década de 80. Eu lembro que na época prestei mais atenção nas roupas da personagem principal, do que em qualquer outra coisa. Rever esse filme de 1979 foi interessante. The Rose, com a Bette Midler supostamente encarnando a Janis Joplin, é um filminho chato.... O que salva são as músicas, que a Midler interpreta a la Joplin style e estão todas perfeitas. E eu gosto das roupetas e cabelitos, of couse – ohmaigod, quem era o hairstylist dessa gente???!! O filme, porém, é muito chato, explorando todos os chavões da cultura sex, drugs & rock’n’roll. E o ator Frederic Forrest, que faz o amante cowboy da Midler, não tem nenhum sex appeal. O filme atinge o ápice do dramalhão cafona com a morte da Rose no palco, depois de perdoar o povinho da cidadezinha natal dela, que a humilhou e ignorou [pelo menos ela acha isso]. A Janis Joplin merecia uma homenagem melhorzinha.....

|

election day?

Terça-feira passada foi dia de eleição [para prefeito e governador] aqui nos EUA. Eu só me toquei porque na terça à noite eu fui caminhar e vi dois cartazes e uma pequena bandeira com seta, indicando o local das votações, no community center do Russell Park. E assisti o Daily Show do Jon Stewart e ele comentava sobre as eleições. Se não fosse por isso, o fato teria passado em branco. Preciso prestar mais atenção na política deste país, se é que vou querer votar um dia [ah, mas vou SIM!].

Por um lado isso é muito bom, porque o processo de eleição não vira aquele carnaval. Mas falta um pouco de divulgação, pra gente alienada como eu, ficar sabendo que algo está acontecendo. Eu vou arriscar dizer que muita gente não deve votar, porque nem sabe que está havendo eleições..... como eu!

|

we are back

iuhu!!!! As páginas voltaram! Graças ao poder incomparável do fabuloso VISA!! ;-) Como seguro morreu de velho, renovei meu domain por dois anos... pensando bem, deveria ter renovado pra três, né? Que confa! Quase que o fezocaonline.com foi pro brejo! Mas agora está tudo normal! u-f-a-.............!!! :-)

|

November 9, 2001

burraldice online

Aviso aos navegantes: este blog e todas as páginas ligadas ao fezocaonline.com estão fora do ar. Não sei quando voltarão. O George, do SimpleURL, está tentando recuperar o domain, porque Dona Fezoca [cabeça de minhoca] esqueceu de trocar o e-mail do registro [que mudou em fevereiro] e portanto não recebeu o aviso para pagar a renovação da anuidade e o bicho expirou! There is NO fezocaonline.com no more..... :-(

Mas nem sei porque tô explicando tudo isso aqui, já que ninguém vai poder ler mesmo... ahhh!

Paciência, paciência.....................

|

November 8, 2001

Zapatistas

"It is not just the Zapatistas who are fighters of resistance. There are many groups who have also made a weapon of resistance: indigenous peoples, workers, women, homosexuals, lesbians, students, young people. Above all there are young people, men and women who name their own identities: punk, ska, goth, metal, thrasher, rapper, hip-hopper. If we look at what they all have in common, we will see that they have nothing in common, that they are all different. They are others. And that is exactly what we have in common, that we are other and different. Not only that, we also have in common that we are fighting to continue being other and different, and that is why we are resisting."

_ _ _

"But we chose not to sell ourselves, not to surrender. Because it so happens that we are indigenous, and we are also fighters. And fighters are fighters because they are fighting for something. And we, the Zapatistas, are fighting for good homes, good food, good health, a good price for our work, good lands, good education, respect for the culture, the right to information, liberty, independence, justice, democracy, and peace. Yes, we are fighting for all of that—for everyone, not just for ourselves."

_ _ _

"We Zapatistas say, I am as I am and you are as you are. Let’s build a world where I can be, and not have to cease being me, where you can be, without having to cease being you, a world where many worlds fit."

Subcomandante Marcos

[these selections were first transcribed from a video message delivered by Marcos to a roundtable titled "From the Underground Culture to the Culture of Resistance," held at Alicia Multiforum in Mexico City on October 26, 1999]

|

November 7, 2001

BN

Quando eu cheguei no Canadá, em agosto de 1992, uma música virou a trilha sonora das minhas primeiras impressões do país e da cidade em que eu iria viver nos próximos anos. Essa música tocava quinhentas vezes por dia no rádio e parecia estar em primeiro lugar nas paradas de sucesso canadense. Todo mundo ligava na rádio top 40, para pedir a tal música. Era um som diferente de tudo que eu já tinha escutado em toda a minha vida. Era sacolejante, divertida, fazia eu me sentir mais conformada com o meu destino de estrangeira. Demorei umas semanas para conseguir pescar o nome da banda e da música. Eram os Barenaked Ladies cantando Enid , uma canção sobre uma paixão adolescente de um menino de 15 anos, que obviamente nunca se concretizou. Fui correndo comprar o cd dessa banda diferente, com nome diferente e som diferente. Era o cd Gordon , lançado um mês antes da nossa chegada triunfal , em julho de 92. Fiquei fã deles desde então. Eles foram amadurecendo lançaram outros cds com músicas mais sérias. Fizeram a América, como os canadenses dizem quando seus artistas ficam famosos nos Estados Unidos. Nós fomos ver um show deles, quase vazio, em 1994. Hoje eles arrastam multidões por onde passam. Em 1999, o ator Jason Priestley dirigiu o documentário Barenaked in América, onde se pode ver bem o sucesso que a banda alcançou. Pra mim eles foram a primeira impressão musical no Canadá. Os Barenaked Ladies!

|

November 6, 2001

por que escrevo

Por que escrevo:

PAULO FRANCIS
«Escrevo romances para me perpetuar, para ter fama, glória, dinheiro, amor, essas coisas comezinhas da vida.»

RACHEL DE QUEIROZ
«Acho que para cada escritor há uma razão diferente. No meu caso, num certo sentido é o desejo interior de dar um testemunho do meu tempo, da minha gente e principalmente de mim mesmo: eu existi, eu sou, eu pensei, eu senti, e eu queria que você soubesse. No fundo, é esse o grito do escritor, de todo artista. Creio que o impulso de todo artista é esse. É se fazer ver. Eu existo, olha pra mim, escuta o que eu quero dizer: tenho uma coisa pra te contar. Creio que é por isso que a gente escreve.»

MANUEL BANDEIRA
«Na verdade, faço versos porque não sei fazer música... Jamais senti que meu destino fosse a Poesia, sobretudo assim com esse P maiúsculo que pressinto na sua garganta. Creio que se fui poeta em alguns momentos, só o fui por incidente patológico ou passional.»

HILDA HILST
«Acho que se escreve por uma compulsão mesmo, não é? Você não sabe dizer exatamente por quê. Mas tem necessidade de comunicar aquilo para o outro, de alguma maneira. Quem sabe se é o que eu também digo, escrevendo: pertencer, caber - que o Qadós queria muito - fazer parte.»

UMBERTO ECO
«Antes de tudo, eu escrevi - uma vez. O que não quer dizer que eu escreva regularmente. Geralmente, eu faço uma coisa estranha que consiste em traçar palavras sobre uma página. - mas, evidentemente, para vocês isso não é escrever, é fazer como Aristóteles, Kant, Descartes (pilhéria do sistema das artes...) Apesar de tudo, desta vez eu escrevi, porque meus filhos cresceram e eu não sabia mais para quem contar histórias. Então, eu me disse etc. etc.»

ALLEN GINSBERG
«(...)Eu escrevo poesia porque gosto de cantar quando estou só (...) Eu escrevo poesia porque minha cabeça contém uma multidão de pensamentos, 10 mil para ser preciso(...)Eu escrevo poesia porque não há razão, não há porquê. Eu escrevo poesia porque é a melhor forma de dizer tudo que me vem à cabeça no intervalo de um quarto de hora ou de toda uma vida.»

JOSE SARAMAGO
“Antes eu dizia: 'Escrevo porque não quero morrer'. Mas agora eu mudei. Escrevo para compreender. O que é um ser humano?”

CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
«Eu escrevo porque sou escritor. Eu escrevo porque gosto de escrever.»

WILLIAM FAULKNER
«Para ganhar a vida.»

|

November 5, 2001

Grazi is BACK

Ela VOLTOU!!!! Eba!!! Depois de meses desblogada, uma das minhas vizinhas favoritas está de volta com o Oppure no. Welcome back, Grazi!!!! :-)

|

November 4, 2001

Oh happy day!

Pleasant - 25° C/ 7° C

Estou impressionada! Desde sexta-feira que eu recebi mais de trezentas visitas aqui neste blog, vindas de mecanismos de busca. As palavras chaves em todas essas trezentas visitas incluíam ‘p-e-l-a-d-a’ junto ao nome de alguma atriz, cantora ou da palavra ‘meninas’, ‘garotas’ ou ‘menores’. Conclui o obvio - que está cheio de pervertidos usando a internet durante o feriado e final de semana, pra ver fotos de gente ‘p-e-l-a-d-a’. Que tal um bom livro, uma caminhada, sexo real ou um cineminha? Get a LIFE, people!!!

Estou contente da vida, pois descobri surpresa que uma das minhas comédias favoritas, a inglesa Absolutely Fabulous [Ab Fab] está de volta! As engraçadíssimas Jennifer Saunders e Joanna Lumley ressuscitaram as impagáveis peruas egocêntricas e bêbadas Edina Monsoon e Patsy Stone. O show original durou um ano, de 94 a 95 e acabou num episódio inesquecível, onde as duas protagonistas ficavam velhinhas sem perder o tom debochado. Eu assisti todos os reruns dessa comédia e sempre morria de rir, como se estivesse vendo pela primeira vez. Acho que até tinha gravado todos os episódios. O novo Ab Fab estréia no Comedy Central dia 12 de novembro! A must see, sweetie darling!

Hoje teremos jantar em família novamente. O menu é o de sempre: carne com batatas, arroz e salada, mais coca-cola e sorvete, que é certeza de agradar a todos!

|

November 3, 2001

The Song Remains the Same

Led Zeppelin é TUDO! Eles são puro rock‘n’roll, apesar de terem cometido a falha de ‘esquecerem’ de dar créditos aos velhos bluesmen, nos quais eles se inspiraram descaradamente. Bom, isso não vem ao caso agora. O negócio é que ontem por acaso eu vi na tv o documentário The Song Remains the Same, que o grupo fez em 1976.

Tirando as partes fantásticas de delírio hipongo e os efeitos especiais que hoje são quase cômicos, as duas horas e quinze minutos do filme são diversão pura! Gravado durante vários concertos que o grupo fez no Madison Square Garden, em New York, o documentário mostra a banda no ápice da energia. Todo mundo faz seu solo [que é quando aparecem as histórias psicodélicas, de magos, príncipes e tal] e arrasa. John Bonham detona na bateria, que no solo final tem até direito a gongo incandescente e tudo mais. John Paul Jones discreto lá nos teclados e baixo, vive o seu delírio de mascarado medieval. Jimmy Page todo suado, manda ver nas guitarras, que ele toca maravilhosamente. E o anjo Robert Plant, com uma calça jeans apertada e cocota, sem cueca, canta lindamente, como uma versão bichola da Janis Joplin. O filme começou às 11:30pm e eu já estava morrendo de sono, me preparando para ir pra cama, mas quem disse que consegui desgrudar os olhos da telinha da tv? Fui até o final, porque uma oportunidade como essa era imperdível!

Pra quem quiser ler uma análise minuciosa do documentário The Song Remains the Same do Led Zeppelin, um inglês fanático pela banda destrincha tudo, tintin por tintin, neste site.

|

JB online

Eu me lembro da maioria desses sites antigos, porque eu estou na Internet desde 1992!! Vi tudo começar, tanto aqui, quanto no Brasil. Ainda lembro do dia que fui ao laboratório de computadores do departamento do Ursão, na University of Saskatchewan [porque as conexões lá eram melhores] para ver a edição do Jornal do Brasil Online, o PRIMEIRO jornal brasileiro na Internet. Foi uma emoção. Era 1995? Tudo mudou dali em diante para nós - os brasileiros estrangeiros perdidos por esse mundão!!

|

November 2, 2001

família

Sol! 22°/ 6°

O que eu faço com um gatonildo que fica espateando as persianas pra chamar a minha atenção?? Eu não sei o que ele quer.... já dei o rango dele!

O Paulo [meu irmão que mora em Los Angeles] ligou e disse que o Halloween das minhas sobrinhas foi ótimo. A Paula não entendeu muito bem e ficou com medo do vizinho fantasiado de monstro e acabou ficando em casa vendo tv. Mas a Júlia saiu com a Iri e fizeram muitas casas, ficaram duas horas na rua e ela ADOROU! Se divertiu muito! O Paulo disse que nunca imaginou que o Halloween aqui fosse assim. Ele disse que se não vivenciasse, nunca iria sacar como é que a coisa funciona, muito diferente das festas de Halloween no Brasil. Eu cheguei à conclusão que com certas coisas não adianta você falar, explicar, contar causo, etc. A pessoa TEM que vivenciar o fato, ou não vai conseguir entender sobre o que você está falando. Halloween é uma dessas coisas.

Depois falei com o Carlos [meu outro irmão, pra quem não sabe] no Netmeeting. Minha cunhada estava montando a árvore de Natal [eu vi, pela câmera!!]. Eu não acreditei! Novembro e já montando árvore? Aqui eu deixo tudo pra última hora, uns dias antes do Natal. No ano passado nem montei nada, fiquei com preguiça!

E meu pai e minha mãe também ligaram, na seqüência. Fofocamos um pouquinho. Minha mãe ficou falando de um monte de festas que ela foi e das comidas deliciosas! Nossa, eu to com uma vontade de comer comida brasileira. Quero passar um mês em Campinas, só vendo tv brasileira e comendo de TUDO! Ha Ha Ha!

|

November 1, 2001

pós-halloween

Fog, then sunshine
hi 70° F/21° C - lo 44° F/6° C

O Halloween foi tranqüilo. Sobraram alguns saquinhos de doces. E até que vieram muitas crianças. Estávamos achando que ninguém iria nem sair de casa. Notei que muitas das crianças eram orientais [um bando delas veio vestido de ninja!!]. Os meus saquinhos fizeram sucesso com as crianças mais velhas [nove, dez anos] que pronunciavam um animado ‘wow! bags!!’ enquanto eu entregava os saquinhos e os ouvia avisando os amigos que aqui estavam dando b-a-g-s!!! Nem pensei que meus saquinhos fossem fazer tanto sucesso! Os pequenininhos, geralmente guiados pelas mães, mal sabiam o que estavam acontecendo. Olhavam pra mim assustados [e eu nem estava vestida de bruxa!!] e a mãe que orientava o baldinho em forma de abóbora na direção do saquinho de doce! Esses pequenininhos que vinham com as fantasias mais fofas e caprichadas! Que gracinhas! Eu adoro essa rotina de entregar doces no Halloween!

Hoje pela manhã tive um sonho muito exótico, onde eu e o Gabriel estávamos no workshop level 1 da Aspire! E eu não tinha pagado a inscrição e nem tinha dinheiro pra pagar!! ;-) Estava de calça de pijama e dizia que estava assim porque tinha resolvido vir na última hora. O Gabriel estava meio inconfortável, mas eu dizia que o workshop iria ser muito bom pra ele. Já pensou? Que sonho mais sem nexo!!

|