September 6, 2002

Alice e outras meninas

Na correria desta semana, estava esquecendo de comentar a única exposição que valeu o preço do ticket de entrada no SFMOMA, na segunda-feira. Foi a série de fotografias de Lewis Carroll , o fotógrafo e escritor, autor do clássico Alice no País das Maravilhas.

As fotos são quase todas de meninas, por quem Carroll tinha uma fixação. Algumas delas expõe uma sexualidade que ainda impressiona. Registradas na metade do século 19, as poses das meninas - descalças, mostrando as pernas ou com os ombros e braços nus - eram realmente audaciosas.


alice
Alice Liddell

Percorri a exposição com a cara colada nas fotos, observando cada detalhe. As meninas eram na maioria filhas de algum amigo de Carroll. Ele deve ter freqüentado um grupo de artistas, que como ele, também eram arrojados para a época. E o ópio era a droga que dava toda aquela aura fantástica às fotos e escritos do fotógrafo.

O detalhe mais notável nas fotografias [além da atmosfera erótica de algumas delas] é a tristeza no olhar das meninas. Nenhuma delas está sorrindo e se elas não estavam posando de cara fechada, estavam dormindo. O onírico é outro detalhe marcante na obra de Carroll.

A exposição Dreaming in Pictures: The Photography of Lewis Carroll no SFMOMA compensou, pela furada que foi o da Yoko Ono.

Fer Guimaraes Rosa - September 6, 2002 8:31 AM

Oi, Fer!

Li sobre essa exposição. Parece que foi toda organizada de forma a rever aquela história horrorosa de pedofilia. Eu acho essas fotos muito erotizadas mesmo, mas segundo os re-revisionistas toda a estética que aparece nelas faz parte rigorosamente da estética vitoriana. Não sei dizer. Só sei que acho melancólicas e não me agradam particularmente.

Quanto à Yoko, li que ela anda fazendo muito sucesso entre a turma antenada, os mudernos, que estão redescobrindo a música que ela fazia e dizem que agora é que ela será devidamente valorizada. Ou seja, ela estava certa e adiante do seu tempo. Sou então antiquada. Detesto aqueles sons esquisitóides que ela fez.

Sempre volto de museus me sentindo muito bem, mesmo que deteste o que vi por lá. Acho estimulante, divertido e enriquecedor. Sinto como se tivesse recebido um presente que ninguém jamais conseguirá tirar de mim.

Beijo,

CC

Eu tenho livros e livros dessa faceta de carroll. Venho olhar com mais vagar.
beijos
M.

Pô, isso deve ter dado o maior fuzuê na época.

[ ]'s

Putz! Fezoca, olha que doido!!!
Estou aqui escrevendo e tá passando na tv, um cara que foi preso em Guarulhos, SP, acusado de tirar fotos eróticas de meninas e manter relações sexuais com elas. É o fim do mundo! Só achei "estranho" essa coincidência de estar escrevendo sobre as 'meninas do Lewis Carroll' e ouvir algo parecido.
Esse mundo está perdido! Bjos,

Que super, Fezoca. Expo de fotos do Lewis Carroll. Bárbaro!
Acho ele um gênio. Já vi essas fotos, acho que são as mesmas, em um livro uma vez, quando trabalhava na livraria.
As meninas pareciam não curtir mesmo.
Bjos,