September 3, 2002

no yoko no

Eu tinha que ver pra crer. E fui!

Os últimos dias da exposição Yes Yoko Ono. no SFMOMA. Fui lá pra ver qual era a dessa mulher, que influenciou um dos grandes mitos de uma geração - John Lennon.

Estava lá, a escada, a lente pedurada e a palavra YES minúscula, gravada numa placa no teto. Desta vez ninguém pôde subir e olhar, como o Lennon fez. A estrutura da montagem não agüenta mais tanto, afinal ela já tem quase quarenta anos. Não pudemos mexer em nada, tocar nada, o que é até uma incoerência com a linha de pensamento da Ono.

Mas o que eu achei de tudo aquilo? Que a Yoko Ono tinha muito dinheiro e podia ficar bolando coisas diferentes só no intuito de ser moderna e de chocar. Não vi nenhum senso artistico em absolutamente nada. Um jogo de xadrez onde todas as peças são brancas [eu eu concluí que tinha algo a ver com a guerra, uma metáfora, onde ninguém vence]. Uma maça verde mordida e uma placa - "apple". Uma agulha fincada numa base e a placa "forget it". Um livro de instruções não-sei-pra-quê chamado "Grapefruit". Pedras dentro de um espaço. Pedaços de caco de vidro, objetos de um quarto serrados ao meio, e por ai vai.....

Se ela tivesse que enfrentar o mercado de arte de hoje, como seria? Mas ela fez arte na década de 60 e escreveu YES na placa no topo da escada e foi assim que tudo começou.

Fer Guimaraes Rosa - September 3, 2002 10:30 AM

Vou te enviar por e-mail a foto que tirei no "Museu de Cera" de NY com a Yoko Ono. Ficou perfeita!!!!

Eu não achei que ela bolou nada de diferente, inclusive copiou de muito "artista", tipo o Beuys. O que eu gostei mais desta exposição foram 3 fotos de trabalhos dela (horrendos), mas as fotos tavam muito boas! Bye, Claudia.

putz, sobre a propria yoko ono eu não sei muito não, mas gosto pra caramba dde beatles, apesar de num ser mto da minha geraçao......
anyway, parabens pelo seu blog.....

Pois eh, Fer... estava soh esperando seu blog de hoje ;o)
Confirmo e assino em baixo.
O que pira eh o bando de gente que acreditam ser intelectuais (pseudo), deslubrados com a "arte" da Yoko OhNo! Como a mulher que fez a montaninha de pedras como um monumento em homenagem a arbitrariedade da arte da Sra. OhNo! A mulher tava pradinha! heheheh

Vc leu o jornal hoje?!? Queria saber se tem alguma noticia sobre a guerra das baratinhas chinesas com os mafiosos virus italianos... kakakakaka!!!!!!

Beijos e queijos!!

Naluh