February 26, 2003

diferenças

Com a minha mãe fazendo todas essas classes de inglês, lembrei de uma históriazinha.

Quando cheguei no Canadá em 1992, fiquei um ano fazendo aulas de inglês como uma louca. Eu estudava dia e noite, porque queria ficar o fino da bossa conversando e participando da vida naquele país. Numa dessas classes a teacher uma vez perguntou para a turminha de gringos como que nós chamávamos nossos cachorros nos nossos países. Fido, Rex, Totó, essas coisas.... Todo mundo falou: os franceses, os russos, os romenos, os guatemaltecas, os brasileiros, os alemães e não-lembro-mais-quem...... Até chegar numa dupla de rapazes vietnamitas que estavam com uma cara de que não estavam entendendo lhufas. A professora repetiu a questão, porque pensou que eles não estavam entendendo o inglês. Mas o buraco era mais embaixo. Eles se entreolharam, fizeram uma cara de 'aijesuis' e responderam 'nós não chamamos os cachorros lá no Vietnã, nós COMEMOS eles'.

Burburinho e comoção total na classe, onde ninguém escondeu o susto e o choque. No Vietnã cachorro é comida e não animal de estimação!

Fer Guimaraes Rosa - February 26, 2003 10:35 AM

Fer,

Eu sabia disso e fico chocada so em pensar, que loucura heim !!!

Beijos

depois de ouvir todas essas histórias.. faz muito bem lembrar que não como mais carne [somente peixe].
Acredito que dentro de pouco tempo seremos menos carnívoros.. mas ae é um problema de consciência coletiva e tal. Pensem nisso!

# fer

Eh verdade, aqui na Korea tambem se come cachorro, argh! Mas eh por causa do tempo da guerra qdo nao tinha comida , dae o pessoal mais idoso daqui se acostumou com o sabor! Soh que aqui a maioria eh contra essa pratica pois cachorro e bicho de estimacao, tem varias reportagens q. mostram senhoras idosas que compram cachorros na feira para salva-los da morte. Mas vcs. acham q. eh ser cruel comer cachorro? entao veja isso: Eles furam o timpano do bichinho assim eles nao latem, e matam a pancada os coitados na hora ,se o fregues quiser! Eu ja vi um cachorro esquartejado numa feira livre e confesso que choca mais do que ouvir essas historias...

Marcia, sim estou fora desde 1992.
o tempo passa..... :-)

bjus,

Lu, a Ca Mam foi a China tambem, visitar a familia e contou dessas historias de comer cachorro no blog dela. Deve estar nos arquivos....

http://www.camamwong.com/blog/

Bjus,

Que nem na China e na Coreia! Gabe foi a China em 2000 e viu caes no zoologico, nao e um animal de estimacao.
Beijos
Lu

Hahaha... poor guys! Imagino a cara dos coitados...

Hi! tudo bem? ando sumida dos comentários, mas continuo lendo seu blog.
Fiquei curiosa: você mora fora do Brasil desde 1992? Uau! um bocado de tempo, né?
um beijo
Márcia