May 6, 2003

leituras

Eu ando lendo muito. São coisas interessantes, mas não são coisas divertidas e frugais. Minhas divagações literárias mais constantes por aqui têm sido tolices tiradas da revista Entertainment Weekly.

Mas o que eu mostro aqui, não é tudo o que eu faço na vida. Meu livro da Virginia Woolf, o do Peter Bogdanovich e todos os que minha mãe trouxe na mala em fevereiro, estão numa pilha ao lado da cama. Depois que eu coloquei tevê e cable no quarto, aniquilei meu hábito de ler antes de dormir e agora fico vendo filmes até capotar.

Minhas leituras andam bem mais homogêneas. Ando com a cara enfiada em capítulos de livros acadêmicos. Não deixa de ser interessante. São pesquisas feitas com computadores e humanos, onde os professores Pardals provaram que mesmo os mais sofisticados, inteligentes, letrados e informatizados da espécie humana, tratam as máquinas como se elas fossem gente. Nós [isso mesmo, nós!] damos personalidade e sexo aos computadores e os tratamos com a mesma educacão [e hipocrisias sociais] destinadas aos nossos semelhantes de carne e osso. Estou achando isso tudo fascinante!

Fer Guimaraes Rosa - May 6, 2003 8:36 AM

pois é, fer, eu quando saio uns dias de casa tenho saudades do meu velhinho (!) imac como se fosse de uma pessoa. não faz sentido nenhum, mas é assim ;)

Nossa, Fer, que legal o que vc está estudando! O que vc está fazendo por ai, algum curso (especialização, mestrado, curso livre?), essas leituras e provas são do curso ou são provas para entrar num curso?
Adorei o tema!

beijocas!
Lu

Olha, eu juro que tentei, mas Virginia Wolf, em inglês, ainda não é pra mim. Vou no Graciliano por aqui, que pelo menos eu sei o accent! ;-)

Nossa iBook chama-se Blanche e nosso PC chama-se Gatsby. A Blanche é mais delicada e graciosa, enquanto o Gatsby, mais rebelde e bronco.

Será que esse exemplo ilustra bem essa tal teoria? Será!? ;-)

Será que isso acontece comigo tb ?

Bjs.

Mas computador não é gente?! O meu é mais humano que eu...às vezes...

Voce pensa que trata o computador como uma maquina ou quanto muito como um bichinho quando faz uma reflexao consciente sobre o assunto. Na pratica, voce age de maneira automatica e insconsciente, como todos os seus [nossos] amigos inteligentes e altamente habilidosos nas funcoes de usar maquinas e computadores que foram testados nessas pesquisas. Os cientistas descobriram que as respostas sociais dadas por humanos a computadores sao automaticas e inconscientes, porque os computadores sao considerados 'atores sociais', pois tem algumas funcoes de comunicacao que se assemelham as exibidas por humanos. Se uma dessas funcoes for suficientemente similar a uma funcao praticada entre humanos, ela vai gerar uma resposta igual a que um humano daria a outro humano. Voce so se toca quando para pra pensar. Eles usam um exemplo interessante pra explicar isso: quando voce esta vendo um filme, voce sabe que ele nao eh real, mas mesmo assim tem reacoes de medo, emocoes de alegria ou tristeza. Voce precisa parar e pensar 'isso nao eh verdade, isso eh so um filme' para cessar essas reacoes. Mas se voce fizer isso, nao vai poder aproveitar o filme da maneira que faria se nao estivesse consciente que o filme nao eh realidade.

Legal, neh? :-)

Como gente? Eu nem trato... no máximo, se eu fizer isso, devo tratar como um bichinho.

Será?