November 9, 2003

rala, rala e avisa, um minuto de comercial..

O mais engraçado é que eu me acho uma figura folgada. Mas na hora que tenho que fazer algo sério e pra valer, a minha personalidade obcecada aflora. Eu já escrevi sobre isso por aqui algumas vezes. Nada comigo é light. Se eu gosto de um artista ou escritor, eu tenho que ler, ver, ouvir, tudo o que a pessoa fez. Se eu faço uma atividade [como blogar, por exemplo] tem que ser nos micros detalhes do capricho. Porque eu já sou gringa há muitos anos, não me dou o direito de errar nadinha com a língua, não posso falar errado, nem escrever com defeitos. É exaustivo ser assim.

Passei a sexta-feira e o sábado escrevendo um paper que tenho que entregar na segunda-feira. Dessa vez escrever foi um parto. Nunca escrevi com tanta dificuldade. Talvez seja má influência da minha escrita informal em português. Ou talvez seja normal. Uma amiga me disse "escrever é difícil. em qualquer língua". Eu que acho que porque é fácil escrever aqui, deveria ser fácil escrever de maneira geral.

Mas quem escreve vai concordar comigo que muitas vezes o texto saí como um mel escorrendo, noutras vezes as sentenças são como blocos de pedra. Depois que o texto está pronto é preciso refrescar os olhos. Eu nunca vejo os erros na hora. Tenho que fazer outra coisa, tomar um ar e daí voltar e corrigir. E sempre gosto que outra pessoa leia e dê palpites.

Ralar é até bom, dá uma satisfação ver o trabalho pronto e bem feito. Mas é importante não deixar isso virar uma rotina obsessiva!

Fer Guimaraes Rosa - November 9, 2003 12:03 PM

I donna .. but think it is not true

Querida.
já adivinho what for is the paper (pardon my awful English)
Não sei se escrever é difícil em qualquer língua, mas se alguém disse isso é porque deve sabaer ou sentir assim. IMSHO, eu acho que on depends... What for *e* How must be são as considerações internas que determinam se a task becomes easier or not.
Você já disse tudo, no primeiro parágrafo: sinto-me uma compulsiva, obsecada nem tanto pela perfeição, mas pela correção!!!
Percebe a diferença? O "plus" que gostamos que haja, já é uma questão de meta.
Be luck! and off you go!
beijo incentivador
Meguita

fer, ja fui muito mais perfeccionista, hoje ando mais relaxada. a gente sofre ne?? tbem sempre fui muito fundo em tudo fazia, era uma loucura. a idade tem me mudado em muitas coisas e isso eh uma delas. mas confesso que me cobro ainda de vez em quando.
beijs

Fer (nanda?),

cheguei aqui através de um link no blog da Garota Urbana. Esse comentário é só pra dizer que adorei seu blog, começando pelo template, que além de lindo é de uma elegância incrível. Mas não só o template como os post que já li, e as fotos também.
beijinhos