January 23, 2004

i know you...!

Eu sou péssima para lembrar nomes de pessoas. É um problema que ainda não descobri como contornar. Tenho sérias dificuldades, especialmente com os nomes comuns daqui, como Jane, Ellen, Dana, Judith, Janet, Judy, Carol ou Sarah.

Mas em compensação tenho uma memória visual pra lugares e pessoas que é fantástica! Passo por uma rua uma vez e nunca esqueço. Vejo uma pessoa uma vez e fotografo mentalmente o rosto, a postura. Guardo essas informações num banco de dados competente e organizado, pois é só rever o lugar ou a pessoa que a informação vem à tona - plink!

Andei concluindo que nem todo mundo tem essa facilidade. Eu reconheço qualquer pessoa que tenha passado brevemente pela minha vida, mas a identificação quase nunca é recíproca. Antes eu pensava que o problema era eu, que devo ter uma cara comunzona. Mas a verdade é que nem todo mundo tem essa memória boa para caras e lugares como eu tenho.

Hoje cruzei com uma pessoa no arboretum. Foi um segundo. Ela estava saíndo do trabalho e eu fazendo minha caminhada diária. Eu olhei pra ela, enquanto caminhava a passos largos e reconheci a mulher com quem conversei numa festa, meses atrás. Ela não deu sinal de ter me reconhecido, mas eu lembrei de algumas coisas sobre ela:

- trabalha na UCDavis, no departamento de Textiles;
- é divorciada;
- mudou pra Davis vinte anos atrás, por causa de um namorado na época;
- tem um filho casado com uma vegetariana;
- tem um neto, cuja alimentação vegetariana dada pela mãe a preocupa;
- mora numa town house alugada;

Lembro de todos esses detalhes da vida dessa mulher, relatados por ela durante a conversa que tivemos nessa festa que eu fui meses atrás, mas NÃO lembro de jeito nenhum o nome dela.....

Fer Guimaraes Rosa - January 23, 2004 9:50 PM

Fernanda
Na realidade nós somos predominantemente auditivos, visuais ou cinestésicos.
Eu também sou visual como voce. Há pouco me lembrei de uma familia que morava vizinha à casa de meus pais na minha infancia. E olhe que já são passados 50 anos.

Isso porque vc guardou detalhes que mais lhe chamaram a atenção. Temos um espaço X de memória e vc armazenou coisas demais. Só isso.

Desse jeito, Fer, dá pra descolar uma grana de vidente!!! ;o) Brincadeirinha

Eu também tenho uma memória fotográfica ótima. Dia desses, precisava de um livro de gramática da Língua Portuguesa que tinha umas tabelas de radicais gregos e latinos. Precisava provar para o meu marido que as línguas Grega e Latina não tinham nada a ver, eram separadas, não partiam da mesma nascente.

"Mãe, vai lá no armário e procura um livro de português. Ele está encapado com um papel de presente azul bebê cheio de estrelinhas. Abre e vê se o nome é Gramática Essencial da Língua Portuguesa e se é de um tal de Saconni. Ve no índice se tem as tabelas de radicais gregos e latinos. Tem? É esse, então. Põe na caixa pra mandar pra cá!"

Detalhe: não via esse livro desde os meus 11 anos de idade, quando finalmente aposentei-o ao terminar minha 5ª série no Colégio Einstein... Já faz 13 anos...

Abraços Fer!

e aí Fezoca! blz!?
cliquei no teu link qdo tava no Mundopequeno.com . qdo vi Davis.
é q to pra ir aí daqui um tempo. talvez por volta de 2006. queria conversar com vc depois sobre aí e tal. manda um email depois! ou se tiver MSN ou ICQ: 65033603.
Tchau, Valeu!
Bjos

Sou exatamente como você com relação à nomes e imagens!Beijoooo

Eu sou como você, Fer. Às vezes vejo alguém e penso "puxa vida, conheço essa pessoa de algum lugar... mas não me lembro de onde conheço, nem o nome!". Minha memória fotográfica é muito boa, mas para lugares sou uma lástima. Nunca presto atenção a caminhos, ando com a cabeça na lua. Depois, nunca sei explicar às pessoas como chegar em algum lugar... :)

Oi, Fer.
Sabe que comigo é exatamente ao contrário? Demoro aprender o caminho por exemplo, tenho que ir ao lugar umas duas ou três vezes para memorizar. Já os nomes... eles são fáceis, como números de telefones - eu nunca esqueço... :-)
Beijão