December 2, 2004

tropicando em gato

A cozinha sempre foi um lugar perigoso pra mim. Foi em cozinhas que ganhei minhas maiores cicatrizes, em terríveis cortes e queimaduras. Tenho sempre uma atitude prevenida quando estou fazendo comida ou qualquer outra coisa numa cozinha. E agora piorou. Eu me vejo em situações gravíssimas, sangue jorrando, morte eminente. Vou tentar traçar o mapa do local minado: três tapetes felpudos, um forno e um fogão sempre ativos, uma geladeira com duas portas que se abrem opostas uma a outra, muitos armários com portas pontudas na altura da minha cabeça e dois gatos. Se todo o resto não bastasse para provocar situações de acidentes mortais, ainda temos os gatos na cena. Esses são a cereja no topo do bolo do meu infortúnio destino.

Um deles precisa deitar nos tapetes de qualquer jeito. No tapete que fica na frente da geladeira, ou no outro que fica em frente ao fogão [o favorito quando o forno está ligado ou estou cozinhando algo nas panelas] ou no grandão que cobre a frente toda da pia. Quando eu estou fazendo o rango e andando de um lado para o outro na cozinha, nada mais apropriado do que ter um gato gordão, sentado, deitado ou em pé feito uma estátua, bem no seu caminho. E como ele vai mudando de tapete, você nunca sabe de onde virá a surpresa.

E o outro gato simplesmente não pode evitar ficar dando pinotes e corridas alucinadas pelo meio da cozinha, passando como um furacão pelo meio das minhas pernas ou passando frenéticamente aos pulos enquanto joga um ratinho de pano pra lá e prá cá pelos ares e ocasionalmente dando botes nas minhas pernas e pés.

Este é o cenário nas minhas aventuras na cozinha. Por isso não se assustem quando eu contar histórias de como tropecei num gato com um facão numa das mãos e só deus sabe como consegui recuperar o equilibrio sem me auto-degolar ou me auto-estripar. Ou de como tropecei no outro gato [ou seria o mesmo?] e quase caí de cara na sopa borbulhante na panela e periguei virar coadjuvante de um réplica caseira de uma cena de Angel Heart. Eu piso em ovos, para não pisar em gatos e se for vitima de um freak acidente na cozinha, vocês já estão avisados, para não haver nenhuma sombra de dúvida sobre a identidade dos futuro supostos acusados!

Fer Guimaraes Rosa - December 2, 2004 8:58 PM

Fer, li esse post as gargalhadas! Esses gatos sao demais mesmo, o meu Gato tambem fica sentado ou deitado bem no meu caminho entre a pia e o fogao, tem horas que eu me viro pra levar uma panela de um lugar para o outro e tropeco no Gato.

Ana, pois eh, o problema eh a curiosidade e eh tambem a necessidade de companhia. os meus gatos amam ficar onde estamos. eh so eu e o Uriel sentarmos pra conversar no quarto ou na sala, que ja ouvimos a comocao de gatonildos ao redor.... eh muito engracado! Qdo eles nao estao dormindo, gostam de ficar onde estamos! Beijaoo pra voce e pro seu pinguinzao de geladeira! :-)

Hi hi hi ! Conhecendo a espécie diria que nao adianta tirar o tapete nao, porque os bichanos sao curiosos também. O Misty pelo jeito fica la quieto curtindo o calorzinho, mas é o Roux que faz a animaçao :-) O meu gosta do topo da geladeira para assistir quando cozinhamos ou entao o balcao da pia para assistir quando lavamos louça. Sem contar que basta abrir a porta de qualquer armario para que ele entre. Beijao Fer.

Leticia e Stella, o problema nao eh so o tapete... ele fica na coZinha o tempo todo, qdo eu estou la. com tapete ou sem tapete, ele vai me atrapalhar. o tapete eh so um detalhe cozy... e tem o outrro gato, lembram dele? O outro nao liga pros tapetes... :-)

E eu SEMPRE tive tapete na coZinha. ajuda pacas no controle da sujeira. Nao consigo conceber uma cozinha sem tapete...! :-)

bjus,

Ricky, nao vi nem quero ver esse filme... ohhhh! :-)

beijao,

Dei muita risada aqui imaginando a cena! Lembro de ter visto um filme onde a mulher tropeça na cadeira, se corta com a faca, se queima n fogão, cai uns vidros em cima da cabeça dela haha puro deboche! Cuidado, este pode ser o seu futuro... beijos

fer, eu nunca ouvi falar de tapete na cozinha. tira os tapetes, mulher!

(é mais fácil do que tirar os gatos...)

Fer, nao é por nada nao, mas nao seria mais facil simplesmente eliminar os tapetes? Meu cachorro também tem essa mania tapetal e enchia a minha paciencia na cozinha. Tirei o tapete e ele sossegou.