April 11, 2003

o futuro é blog

Os weblogs serão o email do futuro. Todos que quiserem, poderão ter um. As universidades que tiverem visão, em breve irão oferecer a seus alunos e professores weblogs no pacote que hoje incluí email e espaço para uma webpage. Embora os blogs não se adaptem às necessidades de todos, eles têm infinitas utilidades que podem ser fácilmente flexionadas e acomodadas.

O painel na Graduate School de Journalism da UC Berkeley ontem à noite discutiu muitos temas interessantes associados aos weblogs. Os participantes - feras do jornalismo e da internet - não tiveram tempo de responder todas as perguntas e esmiuçar todos os pormenores dessa nova mídia [que mesmo dentro do meio acadêmico, muita gente ainda desconhece].

O professor John Battelle - co-fundador da revista Wired e um dos responsáveis pela classe sobre blogs que a escola ofereceu no último semestre - mediou o debate , que incluiu o grupo presente na biblioteca da Grad school e dois debatentes via web na costa leste: Donna Wentworth em Harvard e Ed Felten em Princeton. Os presentes eram: Dan Gillmor, colunista de tecnologia do jornal San Jose Mercury; Scott Rosenberg, editor da Salon Magazine; Ernest Miller, jornalista especialista em leis da Yale School of Law e Ross Mayfield, que é CEO do provedor Socialtext.

O debate ficou mais centralizado na visão dos acadêmicos e jornalistas e nas possibilidades que os weblogs oferecerão futuramente para professores, cientistas e estudantes. O jornalista Dan Gillmor colocou sua experiência escrevendo sobre tecnologia no meio do Silicon Valley e como o contato que ele tem com o público, através do blog, o tem ajudado a melhorar a qualidade da sua coluna no jornal. "Se você quer escrever sobre tecnologia para um público como o do Silicon Valley, você precisa admitir que eles sabem muito mais do que você e tirar proveito disso." Gillmor agora está escrevendo um livro e os leitores do seu blog já estão participando ativamente do processo.

Fer Guimaraes Rosa - April 11, 2003 09:01 AM
comments

Fer,
pelo jeito, o reino das coincidências é o mundo dos blogs. Ave!
Também gostei muito deste post.

beijo



rosana - April 16, 2003 05:52 AM

O FUTURO É BLOG
e o PRESENTE TAMBÉM
(depende pra quem)
p.s.: gostei do seu relato, obrigado, aqui nós precisamos disso.



nando - April 14, 2003 04:01 PM

oi FER,
Isso explica: até nos states 'blog' é uma palavra que enche a boca.. mas que não diz nada. Por aqui, a notícia se espalha com rapidez.. as pessoas procuram saber o que é.. mas ainda são atropeladas pela globalização. :)
Boa semana, t+

# fer



fer - April 14, 2003 04:05 AM

Assim como o jornalista Dan Gilmor, há alguns aqui no Brasil, especialmente os especializados, que estão usando blogs para obter informação e crítica dos leitores. Já vi menção ao fato dos blogs filtrarem melhor o que é interessante, diante do volume paquidérmico de emails que chegam aos jornalistas.



Thomaz Magalhães - April 12, 2003 04:54 PM