April 28, 2007

após a foto, a queda

afotoantesdaqueda.JPG

Chegamos em San Francisco e fomos ao Ferry Building Marketplace no antigo porto da cidade, para tentar almoçar. Atravessando a avenidona para entrar no mercado, tirei uma foto do ônibus enquando andava, distraída desligando e fechando a câmera tropecei no meio fio e caí como uma manga podre, espatifada na ilha entre as ruas, na faixa de pedestres. Foi uma queda monumental, pois meu corpo voou e caiu numa posição tão esdrúxula, que eu consegui me machucar dos dois lados. A câmera foi atirada à uns cem metros e eu fiquei deitada lá no chão da avenida mais movimentada de San Francisco, com uma multidão à minha volta, minha irmã toda nervosa e todo mundo com celulares engatilhados pra ligar pro 911. Foi uma experiência bizarra, pois cair tira você do seu eixo e eu me senti vagando numa espécie de limbo por alguns minutos. Não conseguia me mexer, nem levantar, não sabia exatamente o que tinha acontecido comigo. Minha irmã disse que eu falei que não estava me sentindo bem, mas eu não me lembro disso. Fiquei lá esburrachada e prostrada, até eles me ajudarem a levantar e ver o estrago—joelhos e cotovelos estrupiados, roxão na cintura e algum dano nas costelas, que doem até quando eu rio ou respiro um pouco mais fundo. Caí, como nunca imaginei que uma pessoa pudesse cair, num mergulho no concreto, no meio da muvuca, em grande estilo.

| | talk about it [31]

April 25, 2007

a casa da tia

Durante a minha infância, o melhor passeio que existia era visitar a casa das minhas tias. Cada qual com seu jeito diferente, todas me encantavam com suas casas e seus estilos de vida diferentes. Numa delas era o lugar da farra, das brincadeiras impensáveis de se fazer na minha casa, na liberdade total, na comida caseira, nos bolinhos da tarde. Na outra era a sofisticação e fartura intelectual, livros, discos, quadros nas paredes, arte espalhada pela casa, mil histórias sendo contadas, discussões inteligentes, comida sofisticada. Noutra era o estilo, a modernidade, as dicas de estética e beleza, as piadas que me faziam chorar de rir. Cada uma das minhas tias tinham certas qualidades que me atraiam.

Agora ouço os meus irmãos dizerem que as minhas sobrinhas amam a minha casa e adoram vir me visitar. Minha sobrinha Paula quando alguém pergunta onde ela quer ir, escuta como resposta—na casa da tia Fê! Minha sobrinha Catarina está há uma semana aqui nos EUA, passeando por parques temáticos e perguntando o tempo todo—quando vamos chegar na casa da tia Fê? Eu me sinto tão feliz com isso, pois sei o quanto é mesmo gostoso ficar hospedada na casa da tia. Nem que seja pra ficar fazendo nada, só vendo tevê, lendo revista e ouvindo o convercê dos adultos.

| | talk about it [3]

April 24, 2007

a place in the sun for Roux

rouxplaceinthesun.JPG

o gato filho de vidraceiro. o gato hippie que cheira flores. a quintessência felina.

| | talk about it [3]

April 20, 2007

Heavy rain in California

Abri uma das caixas onde já estavam guardadas as blusas de lã de inverno, porque decidi que não iria passar frio. Quase final de abril e ainda estamos no inverno—mas shiu, sem reclamação!

Fausto voltando para o hotel no ônibus, vestindo seu boné com formato de orelhas do Mickey com luzinhas acesas piscantes. Catarina olhando as princesas com a boca aberta e dizendo—olha mamåe, são as princesas do meu livro! Depois que minha irmã me contou isso, não consigo parar de sorrir.

Os russos comiam criancinhas. Os americanos compram armas no supermercado. Rãnrãn...

Hoje é um dia em que estou contando os minutos para as cinco da tarde. Tenho tanta coisa pra fazer, e como sempre não tenho nada programado nem organizado. Mas tudo bem, vai chover—chover muito, e se o aguaceiro não me atrapalhar já tá mais que bom.

Good bye.

| | talk about it [3]

April 16, 2007

só espero que nunca seja

Quando aconteceu Columbine, meu filho era um high school senior, e ficamos nos perguntando nervosamente—e se tivesse sido aqui? e se tivesse sido aqui?

Quando eu li sobre Virginia Tech, me deu um nervoso imenso, pois meu filho, minha nora, meu marido e eu, estamos dentro de uma universidade americana. É pra ficar pensando nervosamente—e se tivesse sido aqui? e se tivesse sido aqui?

| | talk about it [10]

April 12, 2007

A inveja é uma Imelda

Observar o comportamento da malta pode ser um exercício interessante e mesmo se não der pra tirar uma lasca de proveito, ao menos se aprende alguma lição qualquer de vida. Vejam o caso dos invejados e dos invejosos. A inveja é uma palavra usada de modo exagerado por bofudos e bofetes, e que nem sempre carrega toda a responsabilidade de tudo o que se atribuí à ela.

O exemplo mais patusco é o da figura que se acha objeto da inveja da humanidade. Estão sempre a invejá-la, não importa no que. E vive a repetir o quanto a invejam, o quanto a vão invejar, por isso ou por aquilo—oooh, vejam bem, tudo que eu tenho ou sou suscita a cobiça alheia. E também tudo o que lhe acontece de ruim ou desagradável é, certamente, resultado de todo esse "olho gordo" dessa gentinha invejosa e maldosa. Nada é culpa do indivíduo, mas sim do coletivo que o inveja. A única inveja que realmente esse pessoal inspira é provocada por essa incrível capacidade que eles têm de se darem uma extraordinária auto-importância e de conseguirem se inflar ao ponto de quase sair flutuando.

Já quem realmente inveja é outra história. Esses são seres sinistros, que muitas vezes usam o humor para encobrir o mais nefando dos sentimentos. Eles se denuciam através do escárnio, que pra mim é a manifestação mais óbvia do ressentimento e da inveja. Só que esses invejosos não invejam aqueles tais que se acham invejáveis. Eles invejam o mundo, a vida, a espontaneidade, a sinceridade e a alegria.

| | talk about it [6]

Dear Prudence, open up your eyes

Olhando ninguém vai conseguir perceber o meu imenso temor, enquanto pedalo minha bicicletinha dentro do campus desta universidade. Eu me sinto arriscando, como se a qualquer momento um acidente fosse acontecer, especialmente quando tenho a falta de sorte ou de timing de pegar o fluxo da manada—bicicletas, skates, patins, patinetes, caminhantes, todos zigzagueando enlouquecidos, sem um sistema ou sinalização básica. Pedestres se jogam na rua sem olhar pros lados, falando ao telefone ou simplesmente perdidos no espaço ouvindo música. Bicicletas e skates cortam a sua frente e nunca avisam que vão mudar de lado. Quando estou na bicicleta eu uso o mesma esquema que uso com o carro, sinalizando e checando pelos ombros se vem alguém atrás de mim. Mas ninguém faz isso, transformando um simples percurso num caos muito grande, daqueles de dar medo. Nos circulos, onde as bicicletas que já estão dentro têm preferência sobre as que estão entrando, é um ôba-óba total, com pedestres atravessando junto e entrando sem olhar. Me sinto pedalando por um povoado de cegos e surdos, o campus anárquico dos alienados sem noção.

| | talk about it [2]

April 11, 2007

A straight line exists between me and the good things

Neste momento chove canivetes. Será essa chuva e esse friozinho úmido a última bufada do inverno na nossa cara? Nessa época maravilhosa do ano, quando flores brotam abundantemente, animais também parecem estar no processo de multiplicação. Numa caminhada pelo arboretum, vejo tantos patinhos acompanhados de suas irritadas e protetoras mãe patas. Eles são bonitinhos. Também avisto dezenas de lebrezinhas, filhotinhos de jack rabbit. Sei que eles são uma praguinha, mas jesuizcristo, como são fofinhos! Dá vontade de correr atrás, num impulso nada recomendável. Ontem vi um esquilo perseguindo o outro - pensei logo no Misty e Roux. Só que no caso dos esquilos, o perseguido tinha um acorn na boca. Quem tem a posse do acorn que se cuide!

Eu vivo na bolha bucólica, cheia de flores, patinhos, coelhinhos e esquilinhos. O que posso saber da vida?

| | talk about it [1]

April 9, 2007

as rosas do meu jardim

asprimeirasrosas07.JPG

asprimeiras2007.JPG

asprimeirasrosas07_b.JPG

asprimeirasrosaso7_a.JPG

» vou colher rosas e mais rosas por mais ou menos um mês.

| | talk about it [8]

April 5, 2007

a fashionable bad day

Pois então. Cheguei atrasada no trabalho, de tanto que troquei de roupa antes de sair de casa. E mesmo assim não estou contente com o que estou vestindo—na verdade estou descontentíssima. Ainda tenho a chance de tentar consertar o estrago na hora do almoço, mas me sinto realmente uma fútil trocando de roupa no meio do dia, só por que encasquetei. Porque realmente não faz diferença alguma. Se eu estiver vestindo um saco de batata, sapato de sola de pneu de trator e chapéu de palha de dois mirréis, ainda vou ser a mais elegante e moderna da parada, pois a maioria do pessoal que trabalha comigo não compra uma peça de roupa nova desde a década de oitenta. Ou compra na loja de usados, vintage da década de oitenta. Ou simplesmente herdou tudo de um primo/prima que morreu na década de oitenta. Mas eu, perfeccionista e vaidosa, não estou contente com o meu visual de hoje, que pra completar incluí uma cabeleira que resolver armar—eu disse ARMAR, tão ligados? Cabelo armado é razão suficiente para "call in sick" e se esconder, até a kanekalon resolver finalmente baixar.

| | talk about it [3]

April 4, 2007

a grama é verde--verdíssima

Lá pelas três da tarde, depois que envio meu pacote de publicação do dia, saio para uma longa caminhada. Preciso esticar as pernocas, arejar. Tento fazer isso duas vezes por dia, mas normalmente acabo fazendo só nesse horário da tarde. Dou uma volta enorme pelo centro do campus, circulo uma área bem extensa de gramado, chamada de Quad. Agora que os dias estão prazeirosos e bonitos, a grama fica salpicada de gente, deitada, sentada, dormindo, estudando, comendo, usando o computador, conversando, jogando frisbee ou bola. Gosto da maneira com que as pessoas aproveitam as áreas verdes, os gramados. Muitos, a maioria estudante, nem usam uma coberta, nada. Sentam direto na grama gelada, tiram os sapatos, relaxam.

Domingo caminhei pelo arboretum da universidade na hora do almoço. São três milhas de pista dupla ladeando um riacho bem comprido, onde tem patos, tartarugas. E uma vegetação extensa com espécies de todos os lugares do mundo, árvotes, arbustos, todo tipo de plantas, flores, e grama, muita grama, espaços enormes de gramado que se estendem para os lados do campus. Nesse domingo cruzei pelo caminho com muitas famílias, casais de namorados ou de idosos, gente com cachorros, bebês no carrinho, todo mundo feliz e sorridente, aproveitando o dia lindo. Nos gramados havia gente dormindo, lendo, namorando, tomando sol, e muitos fazendo picnics, uns com cestinhas, outros com coolers, e ainda os improvisados com take outs de restaurantes ou supermercados. Gosto muitíssimo da maneira com que as pessoas aproveitam as áreas verdes, os gramados. Vejo com simpatia esse despojamento, esse jeitão "nonchalant" de fazer uso intensivo das áreas públicas, aproveitar a natureza, o sol, e deitar e rolar.

| | talk about it [2]

April 3, 2007

bichos

Caminhando pelo Arboretum, vi aquele cavalo no estábulo balançando a cabeça pra lá e pra cá, pra lá e pra cá, num ritmo constante. Até caminhei com o corpo virado pra poder olhar por mais tempo, pois ele não parava—cabeça pra lá e pra cá, como se estivesse dançando, ouvindo música no IPod.

Primavera, lindas flores, vento, mosquitos voando na direção da minha boca, colam no batom, gasp, cusp. E um deles voou pra dentro do meu olho—do olho! Pensem bem nisso.

Tenho pavor de pensar que aranhas viúvas negras estão morando na minha casa. Vi uma aranha na minha horta no ano passado. Ela era preta com um corpo meio avermelhado. Achei que era uma viúva. Pirei! Hoje vejo uma semelhante na minha cozinha, indo pra debaixo de um armário. Pirei em dose dupla, dentro de casa! E os gatos, cadê aqueles vagabas que deveriam estar caçando bichos invasores? Tenho que matá-la, tenho que matá-la antes que ela desapareça! Joguei rapidamente uma folha de papel toalha em cima da aranha e ...PLEFT, pisei em cima. Que sensação HORROORRRIIVERRRR! Eu não sirvo pra matar nada—nem aranha, nem barata, nem formiga. Sou uma bocó mesmo.

| | talk about it [2]

April 1, 2007

comfy

caminhagatos1.JPG

caminhagatos.JPG

Eles A-DO-RA-RAM!

Cada um na sua— o Roux na vermelha, o Misty na azul. Se bem que o Roux, vocês já sabem, faz o Misty sair da caminha dele e entra só pra dizer que pode. Mas tirando essas pequenas travessuras, está cada um na sua, ora esparramados, ora encaramujados, sempre com aquelas caras blasés de gatos mimados.

Por que não pensei nisso antes?

| | talk about it [12]