June 30, 2003

tá pensando que eu sou bobo?

O falecido gato Teki da minha irmã, que morava na casa dos meus pais, tinha um jeito bem sincero e direto de demostrar descontentamento. Quando invadiam o território dele, lá vinha uma mijada ou uma cagada de protesto. Toda vez que alguém chegava pra ficar hospedado na casa, ele deixava um cocozão de presente no quarto do hóspede.

O Senhor Misty agora resolveu imitar o finado primo campineiro!

Desde que nós colocamos ele de dieta, diminuindo a ração e não deixando os potinhos transbordando de comida dia e noite, esse filomeno resolveu deixar sua mensagem de protesto no banheiro. Agora ele faz xixi pra fora, deixando pingar tudo no tapete que eu ponho embaixo do wanderley cardoso dele. Fica tudo a maior sujeirada e uma fedentina danada. Eu limpo, ele volta lá e mija fora outra vez.... e essa história começou desde que cortamos a comida .... coincidentemente!

A gente pensa que animal é bobo, que podemos dobrá-los, treiná-los, obrigá-los a fazer o que queremos. Talvez dê certo com os cachorros, elefantes, ursos, girafas, macacos, focas.... Mas não com os gatos.

| | talk about it [5]

To Do

* pegar remédios na Kaiser
* buscar cesta de verduras
* pagar as contas do mês
* organizar o budget de julho
* lavar toneladas de roupa
* fazer o tabuli
* olhar ansiosamente os tomates
* limpar a caca do gato [grr!]
* responder muitos e-mails
* ler jornais acumulados de sábado e domingo
* checar minha assinatura da Premiere
* ler três capítulos e dois textos pra aula
* rascunhar carta pra stella mancillas
* comprar leite desnatado
* recolher as latas de lixo da calçada
* organizar recibos e papeladas
* começar !

| | talk about it [4]

nomes

Os meus amigos Fer e Jaque estão grávidos e querem sugestões de nomes para o baby. Eu gosto de Júlia, Laura, João, Samuel, Pedro....

| | talk about it [7]

June 29, 2003

point reyes

point reyespoint reyes
point reyespoint reyes
point reyespoint reyes
[ mais Point Reyes no Fotolog]
| | talk about it [5]

o último farol

Ontem fizemos uma pequena viagem até Petaluma e depois para Point Reyes, que é um national seashore park, com algumas praias e uma lighthouse no finalzinho da península - e que foi o destino do nosso passeio de sábado. Camelamos muito até chegar no farol histórico que orientou navios que passavam pela região de penhascos e pedras desde 1870. Segundo o guia, esse é o último farol rotativo ainda existente no país. E ainda mantém as lentes, prismas e o mecânismo [clockwork] originais, recebendo os cuidados reservados à uma preciosa raridade. A lighthouse também é bem diferente, porque para chegar até ela tivemos que descer trezentos degraus super inclinados. A paisagem é linda, mas ontem a neblina estava densa e mal conseguimos ver o mar lá embaixo. Descemos e subimos a escadaria, dirigimos quarenta milhas ida e volta, mas valeu a pena!

| | talk about it [4]

Mesmo dia, no passado

Eu vi isso no Fábio e já fui correndo imitar.... É um plugin que combina o post do dia de hoje com o da mesma data no ano passado. Mas pra mim o plugin só vai organizar os posts do ano 2002, pois os de 2001 e 2000 não estão nos arquivos do Movable Type [porque eu não consegui migrá-los, por causa do pau gigantesco que o programa que eu usava antes, o Greymatter, deu no meu servidor..]. É engraçado reler o que eu escrevi no mesmo dia, um ano atrás! O link está logo embaixo dos Posts Recentes.

| | talk about it [3]

June 28, 2003

sonhos

O meu post de ontem poderia ser renomeado Bitching.....

O que horas perdidas de sono não fazem no humor de uma pessoa. Hoje acordei muitas [umas dez!] vezes durante a madruga pra fazer xixi... I've got a problem. Mas em compensação sonhei com o filhinho da minha amiga, que ainda não nasceu, mas eu já vi que vai ser muito fofo e lindo!

E uma música dos Rolling Stones tocou a noite inteira na minha jukebox mental:

"You're not the only one with mixed emotions
You're not the only ship adrift on this ocean
You're not the only one that's feeling lonesome
You're not the only one with mixed emotions
You're not the only one"

Mandou o recado.

| | talk about it [4]

June 27, 2003

scorching afternoon

sob o sol


sob o sol
[ caminhando sob o sol escaldante da tarde ]
|

chatonices

Acordei às 6:30am com o Ursão fechando portas e não consegui mais dormir. Me deu uma raiva, porque naquela santa hora em que eu deveria estar aproveitando o privilégio de poder dormir até mais tarde, minha cabeça se encheu de minhocas e o sono foi-se embora.

Revirei na cama ainda por uma meia hora, pensando nas chatices que tenho que aturar e resolver. Um dos meus cartões de crédito expirou em fevereiro e só agora que eu percebi. Não é um cartão que eu uso frequentemente, deu pra perceber, mas quero ter ele funcionando direitinho. Mas que incompetência da administradora não ter me mandado um novo.. E toca eu ligar pra eles...

Também preciso pedir refil dos meus remédios na farmácia do meu seguro saúde. Eles fizeram uma pataquada em abril, mandando um remédio pro espaço, que não chegou nem no endereço velho, nem no novo e ainda me cobraram. Lá vou eu ligar pra eles e reclamar....

A burocracia da UCDavis emperra coisas por todo canto. Quando é pra não deixar algo funcionar, eles tem a manha de fazer bem feito. Eu e o resto dos cdfs da classe, fomos buscar os readings pra xerocar e todo mundo deu com a cara na porta. Eu fui três vezes e me senti a própria nerd, querendo ler os textos antes da aula... Mas os competentes empregados do Reserves fizeram o favor de retornar todos os textos pro professor e então ninguém conseguiu ler nada pra aula de ontem. E toca eu camelar até lá de novo....

E a ondona de calorão está no pico. Hoje a previsão é pra um dia mais quente que ontem [103ºF]. Eu queria mesmo era ficar trancada em casa.....

Também rolei na cama pensando no porquê das pessoas complicarem tanto as coisas pra si mesmas e pra todo mundo em volta. Estou cansada de certas tolicezinhas, bobagenzocas e outros tralálás..... O mundo seria um lugar mais feliz pra gente viver, se as pessoas parassem de se vitimizar e fizessem um tantinho de auto-crítica. É tão fácil se fazer de vítima e jogar toda a culpa das coisas que desandam ou dão errado nas costas dos outros, nã?

E eu perdendo horas de sono preciosas por causa disso....

| | talk about it [2]

June 26, 2003

norte

É muito estranho sair às nove horas da noite da aula e ainda estar claro, como se fosse dia.....

|

no escape

Fui levar minhas visitas ao aeroporto em San Francisco hoje pela manhã. É uma tentação ficar na Cidade, mas resisti e voltei direto pra casa. Só parei em Berkeley pro básico; xixi, almoço e pôr gasolina no carro, pois saí com menos da metade do tanque. Estava um sol de rachar coquetes por lá. Quando faz calor na Bay Area eu me sinto vingada!! A história que rola é que os frescos habitantes daquela região têm 'MEDO' de vir pro Sacramento Valley durante o verão. Os belezocas não estão acostumados com o nosso fornão.... Mas hoje estava quase 100ºF na Bay Area e eu ri por entre os dentes maldosamente.... hehehe! Na estrada a temperatura chegou a 106º e aqui em Davis está 102ºF. Mas nós aqui já estamos acostumados e acho que temos mais infra-estrutura. O bom é que essas ondas de calorão não duram muito [ porque Deus é Pai!] e logo voltaremos ao normal... Mas hoje, pelo jeito, ninguém escapou... !!

| | talk about it [2]

June 25, 2003

caso ou compro bicicleta?

Estou numa daquelas crises de libriana, sem saber o que fazer.

Vou ao super? [precisamos de leite e suco] Vou à biblioteca novamente tentar xerocar os textos pra amanhã? [já passei raiva lá hoje] Fico aqui esperando o telefonema? [é duro não saber quando] Ligo pro amigo que me deixou recado? [mas eu ainda não decidi] Vou ler meus dois capítulos do livro-texto pra aula? [a letra miudinha tá me dando uma ardência nos zóios] Vou deitar? [porque de repente me deu um cansaço medonho]

| | talk about it [3]

June 24, 2003

summer classes

Acabou-se o que era doce..... Hoje começam as aulas de verão. Estou um pouco preocupada, porque já achei o quarter corrido, nem imagino como vai ser a summer section, com apenas metade do tempo para cobrir toda a matéria e apenas duas aulas por semana. Já fui avisada que vai ser pauleira. Ainda bem que eu bundei bastante nessas pequenas férias.....!

| | talk about it [5]

wigstock

O Festival Wigstock, de 1995, em New York virou um filme, que teve uma passagem bem breve pelos cinemas. Foi tão breve, que eu não consegui ver. Finalmente, depois de oito anos, pude assistir ao documentário na tevê. Achei divertido e colorido. Algumas das drag queens são muito impressionantes - bonitas e figuraças. Uma delas é o hoje famosérrimo Ru Paul. Muitos números musicais e depoimentos. Adorei os nomes das rainhas - Alexis Arquette, Candis Cayne, Flotilla De Barge, Chloe Dzubilo, Mistress Formika, Donna Giles, Girlina, Tabboo!, Miss Understood, Crystal Waters, Wendy Wild....Teve até a Debby Harry e a Dee-Lite, que sumiu do mapa totalmente e eu nem lembrava mais que ela existia!

|

protestos

... domingo e segunda-feira, em Sacramento....

|

June 23, 2003

verão

frutas
frutas
frutas
frutas
na minha cozinha, no sábado....
| | talk about it [7]

resumo

O domingo foi um dia cheio e feliz. Começou cedinho com um delicioso brunch comemorativo. As sobremeseiras entraram em ação e prepararam um bolo brigadeiro, pudim de claras, baba de moça e um pavê de Sonho de Valsa!

As visitas chegaram à tarde, trazendo os amigos. Ficamos no quintal comendo, bebendo e conversando até umas três horas, quando entramos pra fazer omelete e salsicha pros guris.

Depois fomos à uma festa de aniversário, com direito a pão esquecido torrando no forno, fumacê, alarme super-escalabosfético e bombeiros da UCDavis chegando triunfalmente, pra alegria da garotada!

Fui deitar às 9pm e nem fiquei pra pizza natureba de trigo integral. Caí na cama e dormi como uma pedra. Sonhei com amigos, empadinhas e show de jazz em San Francisco. Muito bom!

|

não vale....

Não me conformo com as cenas do verde Hulk demolindo San Francisco.... Isso não tá certo!

|

the "it" list

Hugh Jackman has it, segundo a revista Entertainment Weekly. Ele está na capa, em pose de herói singelo e em três páginas da revista, posando como Cary Grant em North by Northwest, como Paul Newman em Butch Cassidy and The Sundance Kid e como Jack Nicholson em Chinatown. Arrasa!

| | talk about it [3]

June 21, 2003

hot sheet

Irresistível alguns dos ítens da coluna do Jim Mullen na EW desta semana:

* Woody Allen - The French have hired the comic cradle-robber to improve their image in America. First choices Robert Blake and O.J. turned them down.

* The Matrix Reloaded is banned in Egypt because it implies that a computer runs the world. And because it sucks.

* Frank Sinatra - Dead after five years, he'll be digitally re-created for an 11-day gig at Radio City. They can digitally re-create my fanny to sit in one of the $95 seats.

[haha!]

|

a horta

the garden
the garden
the garden
[update da horta - os tomateiros crescendo, nenhum mato....quem diria!]
| | talk about it [6]

Fifty

Fifty, porque o diretor do documentário passou cinqüenta anos filmando esquiadores pelos EUA e pelo mundo. Warren Miller's Fifty é um apanhado de cinco décadas de imagens maravilhosas, ousadas, engraçadas, algumas de tirar o folêgo, como as dos esquiadores no topo de uma montanha no Equador. Um bando de gente que vive para o esporte - ski e snowboard.

Um filme desses é um tapa na cara de uma sedentária como eu, que mora perto de uma das maiores [e mais bonitas] estações de esqui do país e NUNCA cogitou fazer uma aula e tentar esquiar. O máximo que eu aceitei fazer foi patinar no gelo - que era a única atividade outdoors durante nossos longos invernos canadenses. Vendo Fifty eu senti inveja daquela gente atlética, dedicada, que vive o obsessão de praticar um esporte radical. Invejei deitada na cama.... bem conveniente e apropriado!

| | talk about it [2]

o dia mais longo do ano

Hoje é vinte e um de junho, o dia do Solstício, que é o dia mais longo do ano. Vamos ter sol até muito tarde.... Até às nove e meia, talvez.

Lembro sempre de um fatídico vinte e um de junho - eu no Canadá, o Ursão aqui nos EUA e fui inventar de participar de um picnic farofa com um pessoal muito do brega e chato. Graçasadeus eu melhorei muito minhas habilidades em dizer 'não' e evitar fazer coisas que eu não gosto, só pra agradar os outros. Mas naquela época eu ainda fazia dessas tonterices. Fiquei tão cansada com a bagunça, com o sol e agito farofítico, e ainda somou o meu estresse pelo Ursão estar viajando [que novidade, né?], que eu cheguei em casa às 8pm, tomei um banho e deitei pra dormir.... Só que não foi fácil, porque a casa estava toda iluminada, com sol entrando pelas frestas das cortinas e a impressão que deu é que eram umas 4pm, mas já eram 9pm! Capotei assim mesmo, com o travesseiro na cara.. foi o pior dia de Solstício EVER! Todos os outros, a partir desse, foram muito melhores!

|

everythin' is goin'

Essa foi uma semana de agenda vazia, isto é, sem programação fixa. Beleza! Semana que vem começo a rotina novamente, então deixa eu aproveitar.

Fui correndinho até a IKEA, onde eu queria comprar umas coisinhas que estava precisando pra casa. Eu amo ir lá, porque sei que sempre vou achar coisas interessantes e baratinhas.... ah, eu adoro isso!

Tentei não pegar os horários pesados na I80, mas mesmo saindo às 9:30am e voltando à 1pm, não teve jeito, acabei num tráfego lento só porque era sexta-feira. Essa highway, que liga Sacramento à San Francisco, é um horror!

Cheguei em casa e montei tudo o que eu comprei [e ralei os dedos], rearranjei os armários da cozinha pra caber mais um jogo de pratos que eu ganhei. Eu estava achando que o céu era o limite em storage aqui nesta casa. Mas já vi que não estou com essa bola toda e que preciso parar de ganhar e comprar tanta coisinha....

Minha casa já está ficando com menos espaços vazios e às vezes não sei se isso é bom ou não.

Jantamos com amigos, que estavam recepcionando um professor da Unicamp e então ficamos sabendo de muitas notícias de nossos amigos de lá. Uma notícia triste, de morte. Nessas horas que caí a ficha do quanto estamos desconectados de coisas do nosso passado, pois uma pessoa morre e só ficamos sabendo dois anos depois. Muito mal....

|

June 19, 2003

fdp in la

Ontem eu estava vendo um programa muito trash na tevê, que mostrava como é o assédio dos paparazzis em cima das celebridades em Los Angeles. Numa das cenas rolava uma briga entre os fotógrafos - ôô gentinha escrota - e empregados de algum lugar, guarda-costas - que tentavam proteger alguém famoso. No meio dos chutes, golpes de kung fu, correria e xingos variados em inglês, eu ouvi alguém dizer duas vezes um sonoro e bem claro filho da puta! Deu pra perceber que na hora da raiva tem gente que até esquece que xingar em outra língua não faz o mesmo efeito na moral do objeto do desafeto. Mas que desopila, isso é vero!

| | talk about it [3]

peladão

Será que alguém reparou que este blog não tem mais imagens? Antes tinha, né? E ficava mais bonito, todo colorido e festivo. Mas agora todas as fotos que eu tiro com a minha digital anciã, eu coloco no Fotolog.

Tem até fotos do Ursão ... e até que ele é bom pra pegar uns detalhes bacanas!

| | talk about it [6]

sem título

Minhas visitas estão em Folson, visitando amigos. Fui levá-los ontem de manhã e na volta parei num outlet muito bonitinho, porém ordinário. Quando eu cheguei aqui achei esses outlets a maravilha das maravilhas. Meu cunhado português ficou louco num deles, sumiu pelas lojas e deixou eu e a minha irmã preocupadas. Eu vou sempre ao de Vacaville. Mas quer saber de uma coisa? Estou começando a achar que essas lojas de fábrica são uma enganação. Vale a pena comprar na Nike, na Mikasa. Mas lojas como a Gap têm liquidações muito melhores nas suas lojas regulares. A de fábrica parece um refugo... sei lá. Me cansei ontem no outlet de Folson e não comprei nada [quase nada!].

O gato está feliz da vida. Não tem criança por aqui! Mas eles voltam no domingo à tarde. Ele vai levar aquele susto!

Fui dormir cedo e acordei tarde. Eu sou tão rotineira e tenho uma vida tão pacata, que qualquer mudança já me tira do eixo. Ontem eu e o Ursão aproveitamos o quintal até oito da noite. Eu colhi rosas, varri as folhas do eucalipto e arranquei uns matos e ele ficou olhando enquando comia sobremesa. Depois eu fiquei olhando ele fazer chuva e molhar toda a grama e plantas, porque nem todos os sprinklers estão funcionando. Temos muita coisa pra fazer na casa e pouco tempo sobrando.

| | talk about it [3]

June 17, 2003

break

Eu estou de 'férias'! Não ligo a tevê, não leio o jornal e mal consigo sentar aqui no computador há dias. Estou só no bate-papo e dando muita risada gostosa com dois fofuretes que conheci no sábado!

Desde que saí do Brasil em 92 que converso pelo telefone com uma prima do Ursão, que morou por muitos anos em New York e agora está provisóriamente no Alabama. Finalmente nos encontramos ao vivo e a cores! Os filhos dela são duas gracinhas indescritíveis! No domingo à noite jantamos todos juntos num restaurante e o pequeno, de cinco anos, encarava o Gabriel com olhos arregalados. O mais velho, de dez anos, depois perguntou pra mãe se poderia contar pra todos os amigos que ele tinha um primo de VINTE E UM ANOS, de cabelo comprido, super cool! Eles adoraram o Gabe!

E nós adoramos eles!

Agora eles estão no Arboretum dando pão pros patos [que a Alison não saiba disso! ] e depois vamos almoçar, ir a piscina, e à noite ao cinema. Eles já avisaram pro pai que querem vir morar aqui na Califórnia - mas tem que ser em Davis, onde dá pra ir à pé ao cinema, tomar sorvete na Ben&Jerry's na esquina e onde NÃO tem terremoto! Haha!

| | talk about it [3]

June 16, 2003

company

Estou ocupada cuidando de visitas muito especiais aqui em casa! O único que não está gostando do movimento incomum é o senhor Misty, o caipirão californiano que tem medo de crianças!

| | talk about it [4]

June 13, 2003

telenavegando

Tentando achar algo legal pra ver na tevê, vou navegando com o controle remoto. Passo de um canal para o outro desanimada.

Vejo a última meia hora do primeiro Planet of the Apes, de 1968, com o Charlton Heston numa atuação exagerada e bem machona. Eu adoro a cena final, na praia, quando ele descobre que nunca saiu do planeta terra. Zap!

Num outro canal, um documentário sobre Dario Argento, com um monte de italianos falando inglês macarrônico. Zap rápido!

Passo para um filme muito bad ass, chamado Badge of the Assassin, com a Pam Grier fazendo uma mulher de bandido muito má e o James Woods um policial justo e vingador. Zap rápidão!

Outra vez o Butterflies are Free, com a Goldie Hawn tão bobinha e fofinha e o bonitão Edward Albert no papel do rapaz cego. Locação em San Francisco que vale a reprise, mas não hoje. Zap!

Bugsy com Warren Beatty e Annette Bening. Sem saco. Zap!

Um filme indiano de bandidagem muito do bagaceiro, que nem quis saber o título. Zap ultra-rapidíssimo!

A situação fica realmente difícil quando me deparo com um western chamado Cheyenne, com o MC Hammer e um índio anão nos papéis principais! Glup! Estou no fundo do poço! Não dá pra piorar! Zap ultra-super-ligeiro!

Já estou quase apertando o botão vermelho quando vejo o fofíssimo filme francês Amelie começando! U-láá-lá! Trés jolie! Finalmente um filme assistível! Foi até às duas da manhã.

Depois começou Fast Times at Ridgemont High, que não dava pra deixar passar também. Sean Penn totalmente maluco beleza e eu acordada até as quatro da matina. Mas valeu.....!!

| | talk about it [2]

June 12, 2003

inutilidades

Eu mudei de posto de gasolina por conveniência. Antes eu usava o Arco e agora uso um Chevron, que fica mais próximo da minha casa. Ontem, abastecendo o meu carro nesse Chevron , reparei que quando você aciona a bomba, a tela onde se escolheu as funções do atm/credit card vira uma televisãozinha e dá pra ficar assistindo notícias pela CNN enquanto se espera o tanque encher.... Pra mim isso não serve pra nada, porque não consigo prestar atenção em duas coisas distintas ao mesmo tempo. E como não tenho uma jamanta, nem uma SUV, abasteco rapidinho e já vou cascando fora. Não dá tempo de me distrair vendo tevê.....

| | talk about it [1]

lucía lucía

No trailer do filme mexicano Lucía Lucía, uma voz feminina canta uma música linda em português.

"deixa que digam, que pensem , que falem, deixa isso pra lá e vem pra cá o que é que tem, eu não tô fazendo nada, você também, como é bom bater um papo assim gostoso com alguém"

Será que é a Fernanda Abreu?

| | talk about it [5]

Jagger & the supermodel

Janice Dickson, a primeira supermodel [doo muundooo], conta sua breve relação com Mick Jagger:

JANICE : You shake my nerves and you rattle my brain. I got the lips to drive a man insane. I am a die-hard ROLLING STONES fan.

Interviewer: Tell me about the first time you guys kissed.

JANICE : Oh, it was Greek gods in the skies exploding. There was lightning and thunder. He had a girlfriend back in London, JERRY HALL , a girl that I'd worked with. He said that he wasn't with Jerry. I took everybody I met at face value. I didn't necessarily bed them all, but I dated them and I wrote about it.

|

comida & emoção

Eu já vi esse tipo de relação com comida em pessoas, mas nunca tinha visto isso num animal. O meu gato usa a comida como paliativo emocional. A comida é tudo pra ele. Por isso ele está gordo.... Mas ontem depois do estresse de entrar na caixa, balançar no carro, sair da caixa, enfrentar os exames no vet, entrar na caixa de novo, balançar no carro, quando eu abri a caixa em casa pra ele sair, a primeira coisa que ele fez foi correr pra comida e comer, comer, comer, comer como um esganado, pra equilibrar as coisas, se sentir seguro, se acalmar. Eu fiquei olhando aquilo com o queixo caído! Um gato co-dependente da comida!

| | talk about it [7]

misty no vet

Ontem eu finalmente marquei hora no veterinário, porque já faz um tempão que notamos um carocinho na cara do Senhor Misty, que de minúsculo, quase imperceptível, em alguns meses cresceu e virou um bolotão. Eu fico protelando para colocá-lo na caixinha e estressá-lo, mas não dava mais pra esperar.

Então fomos. Eu falei com o veterinário das vomitações constantes e ele mandou eu diminuir a comida. Esse gato come demais e precisa emagrecer, fazer um pouco mais de exercício e não deve comer grama [e eu achava que era bom]. O vet achou que ele está ótimo, com uma aparência saudável. Só está um pouco pesado - com sete quilos!

Bom, a bolotona era o que eu mais temia: câncer. Vai ter que remover numa cirurgia e lá se vão algumas centenas de dólares. Não dá pra deixar a coisa crescer e se espalhar. O vet deu o orçamento pra fazer tudo, inclusíve a biópsia. Quando o Ursão chegar vamos decidir como vamos fazer, mas não tem escapatória, o Senhor Misty vai ter que entrar na faca..... fiquei morrendo de peninha.

| | talk about it [8]

natureba

Ontem o meu almoço foi salada de tomate com mini-basilicão e cebolinha e arroz com ervilhas. Tudo fresquinho, colhido da minha horta!

| | talk about it [2]

June 11, 2003

renting

As guest houses das casas do Aggie Village são casinhas tri-fofinhas, que pelo jeito são disputadas a tapa pela freguesia! A minha está ocupada indefinidamente pelo meu filho. Mas toda semana eu recebo uma proposta de aluguel, geralmente exposta numa cartinha. A dessa semana foi uma surpresa, pois veio com uma pequena foto do casal , junto com uma descrição de quem eles são e o que fazem. Eu adorei! Apesar de não ter intenção de alugar minha guest house, guardo todas as propostas, porque acho super bacana a maneira como as pessoas manifestam interesse.

|

freak out

Ontem tive um momento de estresse total durante a tarde, com direito a pontadas no estômago, envio de e-mails alucinados, correria pelo campus da UCDavis vestindo chinelo de dedo e camiseta amassada, pânico e delírio!

Felizmente tudo se resolveu rapidamente e eu fechei [com chave de ouro] mais um pequeno cíclo, dentro dos maiores, ainda abertos!

Ufa....

| | talk about it [1]

Insomnia

Vi na tevê o filme Insomnia original [norueguês/sueco]. A versão americana me cansou e me deu uma agonia. Gostei muito mais de ver o ator sueco Stellan Skarsgård [de Dancer in the Dark e Time Code ] no papel do policial corrupto e insône, do que o celebrado Al Pacino. Os filmes são idênticos - os americanos não mudaram nenhuma linha, exceto o local [Norte da Noruega virou Alaska] e os atores, claro. Achei o filme norueguês muito mais limpo e conciso, sem tanta firula com o personagem do policial. Também gostei do ator que faz o assassino, Bjørn Floberg, pois ele me convenceu muito mais como o escritor obcecado pela menina, do que o careteiro contido Robin Williams.

| | talk about it [1]

June 10, 2003

impulso

Eu já não estou dando conta nem de ler minhas assinaturas de revistas e jornal, mas quando entro numa livraria, uma força maior se apodera de mim e eu tenho que sair de lá com um livro debaixo do braço...

Ontem fui até o ACE comprar suportes para os meus tomateiros, que estão crescendo como pragas e se enroscando por todo canto, se espalhando pelo chão, cobrindo outras plantas. Na volta passei numa livraria que eu adoro - a Bogey's Books. Eles vendem livros usados e novos e tem aquela atmosfera de livraria antiga, que é um charme!

Entrei lá carregando os pauzinhos e uma estrutura de ferro para os pés de tomate, que estavam atrapalhando a minha navegação pelo espaço da livraria. O atendente era um cara que eu conheci num jantar que fui uns anos atrás na casa de uma amiga. Não sei se ele me reconheceu, mas eu lembrei dele. Um cara estranhíssimo. Lembro de ter conversado com ele um pouco nessa festa. Não lembro o assunto. Logo depois de mim, uma moça carregando uma bengala dessas de cego [mas ela não tinha jeito de ser cega] entrou na livraria e fez os cumprimentos de praxe - "hello, how are you?". E a resposta foi cheia de detalhes. Ele não estava se sentindo bem, mas não sabia descrever bem o que era, acabara de chegar do médico, estava muito preocupado, o médico é um especialista assim assado, ele falou isso e aquilo pra ele, mas niguém parece entender o que está se passando com ele..... Senti o constrangimento na moça da bengala, rolei meus olhos e fui me afastando, enquanto ainda ouvia o cara chato falar do problema dele pra pobre coitada que só perguntou como ele estava indo.... um "okay" teria sido a resposta perfeita.

Vi tanta coisa legal pelas bancas e prateleiras. Eu fico até nervosa dentro de lugares assim, porque quero comprar tudo. Mas agora aprendi a ponderar e só levei um livro: The Best American Short Stories of the Century, editada pelo John UpDike. Na lista de cem escritores, Ernest Hemingway, Dorothy Parker, William Falkner, Scott Fitzgerald, Elizabeth Bishop, Tennessee Williams, Joyce Carol Oats, Susan Sontag e Flannery O'Connor [minha favorita!], entre outros que eu não conheco ainda.

| | talk about it [2]

opis!

Lembram das cenas do pager piscando com o número de Deus em Bruce Almighty? Pois eu li na Entertainment Weekly que aquele coincidentemente era o número verdadeiro de algumas pessoas aqui nos EUA. Alguns deles - ironicamente, um reverendo na Georgia e uma igreja em North Carolina - passaram a receber uma enxurrada de telefonemas pentelhudos. E estão pensando em abrir um processo contra a Universal Pictures, que por outro lado argumenta que o número foi escolhido com o maior cuidado... pelo jeito, alguém deixou passar alguns area codes.....

|

ouch

Dor de estômago a noite toda..... eu tenho uma dependência emocional exagerada. Fico assim....

| | talk about it [1]

June 9, 2003

trash

Eu pago cem dólares por mês de taxa de lixo, porque a prefeitura conta a guest house como uma casa extra e cobra em dobro. O Gabriel e a Marianne fazem pouquíssimo lixo e usam a nossa lixeira. Os lixeiros passam só na segunda-feira e pegam o lixo normal e o reciclado em caminhões separados.

Eu comprei uma lixeira nova na semana passada, maior e com rodinhas, pra eu poder levar na calçada com facilidade nessas semanas que o Ursão não está aqui. Hoje tinha um papel laranja colado na minha lixeira. Eles NÃO levaram o meu lixo, porque o container ultrapassou o limite de tamanho deles. A minha lixeira tem 50 galões e eles só pegam até 32 galões. Vou ficar com todo o lixo apodrecendo até a próxima segunda-feira e vou ter que comprar OUTRA lixeira, dentro dos padrões especificados pelos lixeiros..... cacilda!!!!!!

Os lixeiros dos recicláveis não pegam nada que não esteja separado e dobrado. Agora aprendi que não pode usar lixeira maior que 32 galões nem que ultrapasse o peso de 60 pounds [uns 30 quilos]. Também não posso deixar a lixeira a mais de 5 feet do meio-fio, nem posso usar nenhum container que não esteja na lista de 'containers legais' deles....

Mas que nojeira, viu.....

| | talk about it [6]

devagar

Nem posso dizer que é porque é segunda-feira. Eu sou devagar pela manhã todo santo dia.

Ver tevê na cama à noite tem um inconveniente: muitas vezes eu durmo e não vejo o final do filme. Quando acordo já está passando outra coisa. Isso me aconteceu ontem... Estava vendo um filme francês chamado Thieves e capotei. A leitura das legendas ajudou a me nocautear.

Antes do jantar, às 8pm daqui, ligamos para a Dinamarca para acordar o Ursão, às 5am de lá. Ele agora está na França. Trés jolie!

Tivemos uma macarronada com molho de tomates, palmito, alho, basilicão e vinho branco. Parmesão fresco ralado. E salada de alface plantada e colhida pelo Gabriel. Pão italiano com vinagre balsâmico e azeite, queijo cambozola, vinho tinto e suco de uva. Melancia fresquinha de sobremesa. Tudo degustado no quintal, à luz de velas.

Outro dia achei minha câmera polaroide toda empoeirada num canto, abandonada e substituída pela digital. Como somos volúveis......

| | talk about it [2]

June 8, 2003

omo total

Hoje é o meu primeiro dia de PI! É a oficialização do verão.

Uma das minhas grandes diversões de verão sempre foi a PI.

Nos meus primeiros meses em Davis, eu ía à pé para a PI, com meu biquini brazuca e meus cabelos em trança. Um dia, deitada, lendo, ao lado de outras pessoas, ouvi dois casais sentados na grama perto das árvores conversando aos berros em português. Levantei a cabeça discreta e ligeiramente, pra ver a cara dos fulanos. Nunca fiquei sabendo quem eram as figuras. Foi o meu primeiro encontro com a nata da falta-de-educação brasileira. Eles comentavam sobre os americanos berrando bem alto:

" Mas esses americanos são MUITO FEIOS mesmo, hein? Olha cada BUNDÃO ridículo! E os PEITÕES então? HA HA HA HA! São uns JABURUS!!!!"

Os homens falavam e as mulheres concordavam e eu - na mira deles - congelei! Eu só rezava pra eles não perceberem meu biquini da Blue Man e meu chinelinho Havaiana....

Olhei para eles, com aquela cara de quem não estava entendendo nada do que eles estavam falando, só pra checar se eles tinham cacife pra criticar bundas e peitos com tanta auto-confiança. Sinceramente, em termos de beleza física eles estavam bem abaixo da média. Mas em termos de grosseria e falta de educação eles se sobressairam! Foram para o trono, teresinhaaaa!

| | talk about it [5]

June 7, 2003

search almighty

Para cada dez pessoas que entraram neste blog vindos por mecanismos de busca nos últimos dias, oito estavam procurando por Legendas Bruce Almighty. Parece brincadeira.... meu contador deu uma acelerada. Outra surpresa do filme do Jim Carrey!

O resto é o prato variado de sempre:

[...] livro auto-biográfico Muhammad Ali, japonesinhas, citronela, como fazer tortillas mexicanas, vietcong dicas, receitas mexicanas, chatterbox, cartoons de halloween, historia Jim Morisson, johnny lang , popozudas de portugal, sonia braga, John Holmes, legendas "fight club", ponche sem alcool, receita de sabonetes, homossexualidade, bruce willis nu, downloading de musicas, guimaraes rosa, fotos de atrizes italianas, Mtv manipulação adolescente, emprego de dublê, resenha de billy elliot, desfile de roupas caipira, fotos fitness transando, martha stewart tv film, livro de Muhammad Ali, sedentarismo e fotos, Walmart, desenho animado pic nic, fotos de vestido caipira, receita da margarita, johnny lang letras, fotolog caption, maquina de fazer pão, gostosa bundudas, ver show de strippers, girias da decada de 60, foto de nevascas, ouvir bandinhas alemães, modelo de sacolinhas de lã, libelula tattoo, Johnson´s fraudas, uniformes da cozinha japonesa, ''memorial day'' em inglês, cabelo curto, desenho de crianças indo pra escola, donde comprar kanekalon, visto negado, modelo de cabelos ondulado, 2003 e modelo de cortes e penteados, como devo usar um dicionário, butterflies are free, imigrante boy, praga dos tomateiros, "third eye blind", musica toma conta de mim, revista de penteados curtos, livros groucho marx, finding forrester trilha, tri hop, penteados curtos, o fime todo poderoso [...]

[* a grafia das palavras é deles - os buscadores - não minha!]

| | talk about it [15]

Carandirú

Na Entertainment Weekly, Liza Schwarzbaum faz um apanhado do Cannes Film Festival deste ano. Seu comentário sobre o filme brasileiro Carandirú:

" A lot of people also liked the hopped-up Brazilian prision drama Carandiru, by Kiss of the Spider Woman's Hector Babenco, though I found it more a flashy TV-sized showpiece for its cooped-up violence than a power indictment of the Brazilian prision system. ("Haven't you seen Oz on HBO?"I kept asking my colleagues, and none of them had. Huh?)"

| | talk about it [1]

Spreek Nederlands?

O Ursão está na Holanda. O coitado chegou no aeroporto e foi às cegas de trem até o hotel. Disse que não sabe como chegou, porque não entendia nenhum sinal, nenhuma placa.... salvou-se porque achou gente que falava um pouco de inglês e que deu algumas dicas. Depois alugou um carro e foi pra universidade, onde os professores holandeses estavam esperando por ele. Ele disse que na volta, vai ao aeroporto de taxi. Nada de trem.....


Me lembrei de uma história do meu irmão cruzando a Europa de trem em 1987. Parou num daqueles países ainda sob o regime comunista - Inguslávia, eu acho. Foi à uma loja comprar pasta de dente e se viu numa confa quando percebeu que todos os produtos eram genéricos, em embalagens iguais, com as mesmas cores e numa língua que ele não entendia. Acabou comprando o que achou mais parecido com pasta de dente. Foi escovar os dentes no hotel e percebeu que tinha escolhido o tubo errado, quando sentiu o gosto do creme de barbear na boca!

|

June 6, 2003

weirdices

Esqueci de ir ao banquete do Mondavi Center ontem. Só hoje que lembrei... me deu uma raiva de mim mesma!

Tive uma dor de barriga. Acordei de madrugada por causa de um pesadelo estranho e fiquei pensando de olhos fechados por que é tão difícil para certos indivíduos pegar o telefone, discar alguns números e mostrar um pouco de consideração pelo outro?

O senhor Misty me faz companhia enquanto eu assisto tevê na cama. E por causa disso não posso mais chorar vendo filmes, porque ele fica nervozíssimo me vendo chorar e me MORDE!!!! Ontem comecei o chororô numa cena de Stanley & Iris , quando o Robert de Niro leva o pai velhinho pro asilo e levei mordidas no braço, do gato déspota que não gosta de ver gente chorando.

Hoje estou me sentindo uma caneta sem tinta, uma máquina de escrever com a fita gasta, uma impressora com o cartucho vazio, uma câmera sem filme .....

| | talk about it [4]

June 4, 2003

brazucas on the verge of a nervous breakdown

Brasileiros fazendo barraco no Fotolog, porque não podem mais ter a mamata de graça. Os administradores do site não podem mais arcar com os custos do serviço e pediram uma doação de cinco mangos para quem quiser fazer upload de mais de uma foto por dia. Pra mim está justo. E quem acha que não está, pode procurar outro serviço, o mercado é livre. Mas é muito mais legal escrever grosserias e deixar o nosso país mais mal visto do que já é...

Eu tô brava! Já recebi spam agressivo hoje pela manhã, porque aceitei pagar. Desculpa, hein, mas tem gente muito exigente e mal acostumada por aí. Quer tudo de graça, só fica reclamando, faz uso do serviço de forma abusiva e acha que tem todos os direitos. Quando alguma coisa desanda, já saí xingando. Gostaria de ver essa agressividade toda canalizada para mudar coisas no Brasil e não pra espernear como tolinhos mimados por que não podem mais colocar trocentas fotos no Fotolog.

| | talk about it [21]

circunstâncias

Tívemos uma noite agitadérrima. O Ursão chegou de Chicago às 11:30pm. Eu ouvi muitos barulhos na cozinha e às 12:15 am ouvi a porta da garagem abrir e fechar. Ele estava indo pro escritório terminar umas coisas que tinham ficado pendendes. Às 3am ouvi a porta da garagem abrir e fechar novamente. Luzes acesas, barulhos na cozinha, banho, telefonemas não sei pra quem naquele horário. Ele finalmente deita e dorme. Às 4am toca o despertador e cinco minutos depois toca o telefone, que era o cara do shuttle que ía levá-lo ao aeroporto, pra avisá-lo que iria passar aqui às 4:30am. Mais barulhos, luzes, ziperes de malas abrindo e fechando, beijinho e despedida.

Eu acordei do agito às 5:30am, pra dar uma reforçada final nos meus estudos. Quanto mais eu relia meus resumos, mas eu me certificava que estava com toda a matéria na ponta da língua. Na hora da prova me bate uma insegurança que não tem explicação. Pelo menos eu decidi uns sessenta por cento das questões com certeza absoluta. Nos quarenta restantes só me resta rezar pra que eu tenha feito a escolha certa. O problema é a formulação das perguntas, que me confunde. É impressão minha ou professores em geral têm a tendência [sádica] de fazer provas com pegadinhas nas questões? Comentando isso com o Ursão, ele foi logo se defendendo e jurando que não faz isso com os alunos dele. Olha só o argumento: ele dá quatro questões e uma é opcional. Agora notem as circunstâncias: você gasta uma hora em cada uma dessas questões e se o exame tem três horas, você é obrigado a eliminar uma delas por falta de tempo. Vejam bem, a eliminação é 'opcional', um 'presente' do professor bonzinho.

Ah, mas os bafafás de hoje não ficaram por aí: separei a roupa que iria vestir e só no último minuto que reparei que estava faltando um botão na blusa. Tive tempo de costurar um botão diferente e sair correndo. Não consegui achar o meu colarzinho de pedras de chakras da sorte que eu queria usar hoje em lugar nenhum. Ele foi pro 'buraco negro'. Só no meio do caminho, no meio do campus, que percebi que estava com a saia de trás pra frente - com o ziper na barriga. Tive que virar discretamente, enquanto andava à passos largos. Me atrasei e tive que cortar caminho pela grama molhada, vestindo sandálias..... Se eu tirar B nessa prova, já vou me considerar vitoriosa!

| | talk about it [2]

June 3, 2003

sambando

Não falei?

Este início de semana não está sendo bolinho. Mas desde sábado que eu estou num sambalelê desgraçado. Ursão viajando sempre me estressa. Ele foi pra Chicago ontem, volta hoje à noite e quarta-feira de manhã embarca para a Dinamarca [e depois vai pra Holanda e França]. O problema não é só ele viajar e ficar um tempão fora, mas é também o processo de arrumar as malas. Ele precisa do meu palpite pra tudo....

E eu estou atolada de coisas pra ler e estudar, pois meu exame final é amanhã! Então tchau e skindolelê my friends!!

| | talk about it [5]

June 1, 2003

I.D.

Pra aqueles que não me conhecem pessoalmente, é muito mais fácil do que se imagina me identificar no meio de um grupo. Eu sou a que....

- está com uma marcona molhada de suvaco na blusa;

- tem alguma comida fincada no dente da frente e continua rindo sem se tocar;

- derrubou e quebrou alguma coisa [prato, copo, vaso...];

- pisou no pé de alguém - repetidas vezes;

- tem uma mancha na roupa;

- acabou de tropeçar e está tentando se recompor com um sorriso amarelo na cara;

- riu da piada na hora errada;

- está com um pé de meia de cada cor;

- o passarinho acabou de cagar em cima;

- deu com a cara no poste ou no vidro da porta;

- está com o batom borrado ou nos dentes;

- derrubou vinho ou café na toalha branca;

- tem um pedaço de papel higiênico colado na saia;

- fez uma pergunta ou um comentário inoportuno;

- tem alguma coisa estranha embaraçada no cabelo;

- está com a barra da calça descosturada.

| | talk about it [14]