March 31, 2003

5:59

Meu papo é super manjado: ursos, gatos, blues, cinema, comida, dylan, plantas [agora os bichos das plantas], algumas fotozinhas quando fico sem assunto [e isso tem acontecido muito..]. Nem eu tô me agüentando mais....

O gato está sentindo falta da minha mãe, que conversava com ele o dia todo.

Eu tive um ataque de suvaqueira e ansiedade. Me deu uma raiva. Detesto ser tratada como estúpida. Comi um punhado de biscoitinho de chocolate, dois bombons Garoto recheados de fruta, dois biscoitos de arroz japonês.... mastiguei e voltei ao normal. Ah, tive até que trocar de blusa...

Rúculas estão brotando aos montes na horta. O pé de tomate se equilibra capenga. O orégano e o tomilho estão bem. A lavanda também. Tem um monte de coisa verde nascendo aqui e ali, mas eu não sei se é mato ou não. As nojentas das snails estão por todo canto e ontem apareceram umas coisas voadoras, que pareciam uns pernilongos godzilas. Que terror!

Pior foi o meu faniquito dentro do chuveiro, porque tinha uma aranha no teto. Era daquelas com pernas longas e finas e ela insistia em andar pro meu lado.... Teve uma hora que saí pelada e molhada e fiquei em pé no tapete, xingando.... porra, o que essa aranha teve que se meter no chuveiro bem na hora do meu banho?

Vou guardar o jantar na geladeira. Fiz um salmão cozido no vinho e na manteiga de ervas. E sopa de tomate e milho. Mas já avisaram que não vai dar pra vir jantar. Então come 'jatevi' requentado amanhã.

Tenho muita coisa pra fazer e eu ainda tô arranjando mais algumas. Isso porque sou uma molenga. Mas não tô dando conta. Não tô mesmo. E ainda quero escrever....

| | talk about it [10]

March 30, 2003

stickers galore!

stickersstickers
stickersstickers
stickersstickers
[clique, amplie & leia]

[* os melhores: World Peace Begins At Home; Stop The Madness, VOTE; Somewhere in Texas There's a Village Missing an Idiot]

| | talk about it [4]

March 29, 2003

dia de dizer tchau

O contraposto da excitação da chegada é a tristeza da partida. Todo mundo que chega tem que ir embora, cedo ou tarde. Esse é o problema maior de receber visita. Mas tudo é contornável, pois eu estou nessa vida de dizer olás e adeus há mais de dez anos. Acostuma-se. Conforma-se.

Ontem recebemos a notícia da morte de uma pessoa queridíssima da família. Além da tristeza da partida da minha mãe, ainda teve mais essa. Eu chorei no carro, na cozinha, no chuveiro, no quintal.... o de praxe. Fomos almoçar no meu restaurante tailandês favorito, pra ver se melhorava o astral. O crab fried rice estava uma delícia. Mais tarde minha mãe recebeu duas amigas para um chá. Calhou de ser na hora do chá inglês... estava muito agradável.

O Ursão foi ao Napa Valley e volta a tempo de nos fazer companhia na viagem ao aeroporto. E vai ser uma viagem, pois meu irmão comprou passagem pra minha mãe voltar pra Los Angeles pela Blue Jet, que só tem vôos saindo de Oakland. Se eu conseguir convencer o Ursão, queria aproveitar e passar na Ikea. Sábado não é um bom dia para se ir a essa loja, mas what the hell, depois de me despedir da minha mãe, qualquer outra dificuldade vai ser sopa no mel.

| | talk about it [5]

March 28, 2003

saint john coltrane


saintjohncoltrane

| | talk about it [1]

texto & imagem

* Quando se mandava fotos pra família pra ilustrar as novidades e se escrevia no verso do papel:

Em casa/ Saskatoon/ Março/93
Esta é a "cara de bolacha nº1", ou seja, o primeiro corte que dei no cabelão. Finalmente comprei a jaqueta invejada até [do Carlão]... Viram só que "tipinho"?

Gabriel de cabelão [prá variar!] Tipo baseball-ocrudo é estranho, não? Mas reparem no desmazelo das roupas

Gabriel e suas tartarugas ninjas [compradas pela mami - a mesma que agüenta os desaforos depois]

Gabriel e o "Pop Corn" [o Pipoca Canadense], que se fechou pra fora do prédio e tava congelado. Nós colocamos ele pra dentro. É um filhotinho. Temperatura do dia: -30º.

Ursolão e Ursolino no Wanuskewin/ Julho/93
É assim que o pessoal daqui arrumava casaco há cem anos atrás: pegando o búfalo na unha. Esses dois têm cara de que vão morrer de frio...

Batoche/Outubro/93
Aqui foi um campo de batalha entre os métis [mistura de francês com índio canadense] e os ingleses. Então construíram toda uma estrutura pra gente ficar observando o NADA. Tédio e cansaço... Vejam pelas caras.

| | talk about it [1]

no mail

Que chatice que é ficar esperando por mail que não chega. Neste caso, duas mensagens - uma com informações para eu poder me registrar num exame. Não posso fazer nada enquanto a maledeta não chegar. Eu uso o Mail do Mac e deixo configurado para o programa checar e-mail a cada cinco minutos. Parece coisa de viciada neurótica, mas é útil pacas. E ele marca com uma bolinha vermelha quantas mensagens não-lidas estão no mailbox, que fica a vista no dock. Muitas vezes isso é bom; noutras é uma fonte de ansiedade. Cadê meu mail, caracoles?

| | talk about it [2]

Stephen drinkin' beer

No domingo o físico Stephen Hawking falou para um teatro lotado, no Mondavi Center da UCDavis. O Gabriel estava lá.

Na segunda-feira, minha amiga estava num vazio G Pub [sendo segunda e em pleno spring break, o bar só tinha uns gatos pingados cantando karaokê] e me contou que de repente chegou o Stephen Hawking e ficou lá sentadinho na sua cadeira de rodas, cercado por amigos e bebendo cerveja - com uma colher! Ela me disse que ficou ao lado dele, sem acreditar no que via. E ninguém tinha uma câmera.... que gente desprevenida!!

| | talk about it [3]

March 27, 2003

parada dura

Minha personalidade tem uma deficiência crônica de agressividade. Preciso tomar algum composto de vitaminas pra fortificar esse temperamento e começar a dar um monte de porradas pra desenvolver músculos na audácia e na cara-de-pau ....

|

Cronicamente Inviável


tijolinhoinviavel.gif

tijolinhoinvivel3.gif
[Quero ver esse filme. Alguém já viu?]
| | talk about it [4]

March 26, 2003

the day the music died

Gary Busey é o coadjuvante mais famoso de Hollywood [ é fácil lembrar dele como o parceiro do Keanu Reeves em Point Break]. Mas em 1978 ele fez o papel principal no filme The Buddy Holly Story. Além de personificar o rock 'n' roller que morreu tragicamente num acidente de avião em 1959, Busey ainda canta todas as músicas no filme. Interessante. Por essa atuação ele recebeu uma nominação para Oscar de Melhor Ator. Não levou.... Teve uma carreira de muitos baixos. Mas nunca parou de trabalhar e está sempre ativo em muitos filmes, com uma presença carismática.

| | talk about it [2]

tudo depende...

[jornalista] - você está indo morar na Califórnia?
[fezoca] - sim, estou!
[jornalista] - ah, voce vai adorar a Califórnia! eu já morei lá!
[fezoca] - ah é? quanto tempo você morou lá?
[jornalista] - dois meses
[fezoca] - ah...... [hahaha!]

---

[lezoca] - ah, então eu também já morei no Canadá por quarenta dias quando eu fui te visitar aquela vez... ha ha ha ha ha!

| | talk about it [4]

March 25, 2003

e la tarde va

Preguiça, preguiça, preguiça.......

A tarde é sempre o período mais estranho do dia. Eu já fiz tanta, mas tanta coisa. Só que chega uma hora, me dá uma prostração.

Minha mãe está na aula de inglês da tarde. A professora vai mostrar um filme e pediu pros estudantes levarem pipoca. Então eu estourei pipoca orgânica. Coisa finíssima.... Ficou uma delicia. Comi correndo umas e outras, deixando cair, como a gente faz no cinema. Na minha pipoca orgânica não tem manteiga.

Estão abrindo rosas e mais rosas no meu jardim. Eu sou tão impaciente que vou toda hora olhar. Aprendi num livro de jardinagem que não se deve deixar a rosa abrir e ficar no arbusto. Deve-se podar todas as rosas semi-abertas, pra elas não ficarem roubando água e nutrientes dos botões novinhos. Estou podando tudo e enchendo pequenos vasinhos de flores!

Essa minha impaciência também vai me dar trabalho com a horta, porque eu fico em cima das plantas, como uma mãe mandona, querendo que elas crescam logo. Vamos lá plantazinhas e sementinhas, cresce aí, vamos, vamos!!

| | talk about it [5]

monstrinho

Faz tempo que eu não dou um update das estrepolias do Senhor Misty Gray. Bom, agora ele tem autorização pra sair no quintal e está adorando essa extensão dos limites físicos da casa. Ele saí, cheira as plantinhas, come graminha, deita no chão. Depois volta correndo pra dentro, que ele não é bobo nem nada e não vai arriscar perder o bem-bom que ele tem aqui, né?

Mas ontem ele fez uma proeza digna de levar umas tabefadas. O Ursão está ciceroneando um engenheiro do USDA [o Departamento de Agricultura do governo] e ontem depois de levá-lo pra jantar, ele trouxe o cara aqui, para uma socialzinha. Eu fui fazer um chá e vi o Senhor Misty fazendo a ronda dele de praxe - se metendo entre as pessoas e se esfregando em pernas e braços. O Ursão me chamou e quando eu fui ver o que era, estava lá o cara com a mão sangrando porque o gatonildo tinha dado uma bela de uma mordida nele! Que vergonha! Fui correndo pegar pomada de antibiótico e um band-aid. Ficamos com uma cara de tacho! Pedimos mil desculpas e eu fui tentar dar uma explicação para o comportamento bizarro e anti-social do gato, mas o engenheiro caiu na gargalhada e disse 'não precisa explicar nada! gatos são assim mesmo, criaturas estranhas.' Aaaaa!!!!!

| | talk about it [2]

March 24, 2003

relatório verde

Plantei: tomate, cebolinha, basilicão, cenoura, pimentão, rúcula, girassol, camomila, lavanda, catnip.

Preciso: sol, chuva, adubo, sprinklers funcionando e começar a operação mata-caramujo..... creccrocploft!

| | talk about it [3]

sangue bão

Eu ouvi isso ontem:

Now that I've met you I understand why Gabriel is so sweet...

Matou dois coelhos com uma só paulada. Elogiou mãe e filho. Thank you, thank you, thank you!!!!

| | talk about it [1]

And the winner is....

Não tenho muito o que comentar sobre a cerimônia de entrega do Oscar. Foi uma festa simples, na medida do possível para o evento. Acho que foi a primeira vez que senti que não teve muita enrolação. Os discursos foram rápidos [ e só o Adrien Brody ganhou uma chance de extensão - thank god!]. Aliás, foi dele o melhor momento da noite: ganhando sem ser o preferido, dando o maior beijão na Halle Berry e fazendo o melhor discurso - o mais emocionado, o mais sincero e o apêlo anti-guerra mais correto. O pior momento da noite ficou para o gritão e agressivo Michael Moore . Detestei a Nicole Kidman. Foi o único prêmio com que eu não concordei. Meu favorito para coadjuvante venceu merecido - o talentoso Chris Cooper. Gostei do prêmio para a Zeta-Jones [linda e simpática!] e para o Almodóvar e Polanski.

Gostei da performance do Steve Martin como mestre de cerimônia, mesmo achando que ele apelou em algumas piadas [como a que mostrava a foto de delegacia do Nick Nolte]. Mas no geral ele foi divertido e me fez rir.

Não houve ostentação, nem exageros. Foi uma festa enxuta, como já comentou o Moa. Um detalhe super especial para nós brasileiros foi a presença do Caetano Veloso interpretando Burn it Blue, que concorria a melhor música pelo filme Frida. Ele estava visivelmente nervoso, mas mandou muito bem e eu achei que ele estava muito charmoso, todo de preto [cinza chumbo]. Pena que a música não levou o prêmio.

| | talk about it [7]

March 22, 2003

Bruno Barreto Export

Ontem fomos ver o novo filme do Bruno Barreto chamado View from the Top. É uma comediazinha bem divertida para uma sessão de matineé de sexta-feira à tarde. No elenco Gwyneth Paltrow, Christina Applegate, Candice Bergen, Rob Lowe, Mike Myers, Kelly Preston [a senhora John travolta] e Mark Ruffalo.

Eu li sobre esse filme na revista Premiere já faz uns dois anos, quando o Barreto ainda estava em filmagens. Gwyneth Paltrow é uma moça simples, que vive num trailer em Silver Springs, Nevada. Ela quer sair de lá a qualquer custo, e eu também iria, pois conheço a tal cidade e é realmente de lascar! Ela sonha voar.... e vai ser comissária de bordo de uma empresa aérea mixuruca, que leva jogadores dos cassinos de Nevada, de volta para Fresno na Califórnia. A cena do primeiro vôo dela é hilária. E o visual das comissárias [Paltrow, Applegate e Preston] é de matar. Inspirada pelo livro de uma comissária famosa [Candice Berger], Paltrow quer ingressar numa outra empresa aérea chamada Royalty Airlines. O seu objetivo é a primeira classe internacional.

O filme é uma comédia romântica, que Paltrow sabe fazer muito bem. O galã Mark Ruffalo está meio apagado e sem graça - assim como Mike Myers, completamente desinteressante, como um treinador vesgo da Royalty Airlines. Deu pra dar umas risadas e passar umas horas distraída dentro do cinema. Notei muitos nomes brasileiros nos créditos. Bruno Barreto fez um filme sem nenhuma conexão com o Brasil ou com o português, mas deve ter dado emprego pra muito profissional do cinema brasileiro.

| | talk about it [1]

March 21, 2003

O Vlad também

Quando eu contei pro Ursão que estava com gripe, que um vírus tinha me pegado de jeito, ele comentou que realmente um vírus estava atacando e que um monte de gente estava doente e disse 'até o Vlad está com essa gripe'.

'O Vlad?? Mas que Vlad??', eu pensei? Não conhecia nenhum Vlad que trabalhasse com ele.......

Perguntei confusa ' Que Vlad?' e recebi a resposta sorridente 'O Vlad dos Kings!'

Ahhh!!!! O Vlad dos Kings!!!!! Como eu pude não lembrar disso, que o Ursão é íntimo com todos os jogadores do time de Sacramento!!

E por falar em Kings, eles ganharam dos Lakers ontem, em casa! E o Ursão assistiu o jogo num bar em Los Angeles. Vou querer saber como foi a aventura de um fanzoco dos Kings vendo o seu time ganhar - discretamente - dentro da toca do leão!

| | talk about it [2]

March 20, 2003

reação em Davis, CA

no!no!
no!no!
no!no!
no!no!

Eu vi pela janela do meu banheiro a passeata passando e fui correndo atrás! Eles caminharam do Central Park até o Davis Commons. Encontrei uma amiga e fiquei por lá, ouvindo o pessoal se manifestar. Não é nada de novo, mas é importante! Os carros que passavam buzinavam. Pra uma cidade de 50 mil habitantes, até que o grupo de manifestantes estava grande. E era composto de estudantes de high school, da UCDavis, trabalhadores, gente de todas as idades, pais com filhos pequenos, até cachorros! Um grupo cantou Knocking on Heaven's Door do Dylan. Minha mãe viu uma manifestação de estudantes de high school e no encontro no International House eles cantaram Blowin' in the Wind. Dylan está sempre na crista da onda! Os manifestantes carregavam muitos cartazes, mas um deles me chamou a atenção pelo humor : War is SO Last Century.

| | talk about it [6]

onde você estava quando...

Para saciar a curiosidade dos leitores: onde estávamos quando a guerra começou? Estávamos com toda a família dentro de um restaurante jantando, quando de repente as conversas silenciaram e só se ouvia o pronunciamento do presidente Bush nas tevês do bar. Eu dei um rolê com a cabeça e vi as pessoas paradas, ouvindo com atenção, todos com uma cara séria e compenetrada. Nós continuamos o ataque aos nossos pratos saborosos e fumegantes. Não comentamos nada e eu balancei a cabeça e disse 'que horror!'. Senti uma tristeza enorme. Nos despedimos da Marianne e Gabe, viemos pra casa, o Ursão foi ver a CNN, minha mãe foi dormir e eu fui ver um filme com o James Stewart - Harvey, porque não quero saber de nada....

| | talk about it [9]

infelizmente.....


sacbee

|

March 19, 2003

larálarálará....

Minha mãe fica ouvindo a NPR o dia inteiro e consequentemente eu também fico. Ontem reclamei, pois não agüento mais o mesmo assuntinho..... Afe!

Ontem fomos almoçar quiche lorraine no Ciocolat e na volta vi alguns posteres sobre a mobilização pré e pós guerra numa dessas caixas de luz ou telefone que ficava na esquina. Me chamou a atenção um bem agressivo, colado em cima dos outros com um tape azul turquesa e dizia 'shut the fuck up!' [ e embaixo um blábláblá sobre o querer e poder se defender e mandando os malditos liberais irem se foder ...]. Fiquei parada por um tempão olhando aquilo, minha mãe me puxou quando o sinal verde abriu. Minha surpresa foi ver esse tipo de opinião numa área ao lado do campus da UCDavis. Bom, liberdade de expressão é para todos, mesmo que isso implique ter que ler posteres agressivos e facistas como aquele.

Eu estou encantada com o meu quintal. O jardim não é minha área. O Ursão deixou tudo lindo e precioso por lá no sábado e domingo. Vários botões de rosas estão pipocando! Mas o quintal é minha responsabilidade. Plantei sementes de flores e todo dia olho as plantinhas crescerem. Já preparei a terra de duas das três caixas da horta. Está uma beleza. Ontem joguei sementes de cenoura, pimentão e basilicão numa delas. Vamos ver no que vai dar. Estou trabalhando na terra com uma dedicação surpreendente. O Ursão olhou meu trabalho meticuloso de ontem e fez um sorrisão engraçado de orgulho, como que dizendo 'uau, você, hein?!!'. Eu não tenho o perfil da 'pé de boi' que pega na enxada e faz e acontece. Eu sou uma pessoa de moldura delicada. Sou grande de tamanho, mas tenho ossos pequenos. Não tenho flexibilidade, nem força.

Ah, descobrimos que as árvores do quintal [além do limoeiro] são pessegueiros! Uma delas floriu todinha, com flores rosas e já está cheia de folhas. A outra continua seca. O Ursão acha que uma é macho e a outra é fêmea. E nos contou que nos pomares são plantados um macho pra cada grupo de fêmeas. Eu não sabia que árvore tinha sexo. Só estou esperando que a garbosa pessegueira cheia de flores tenha bastante filhinhos suculentos... yamis!

| | talk about it [7]

W. P. Gottlieb

jazzposter1.jpg
jazzposter2.jpg
| | talk about it [1]

March 18, 2003

trinta anos

- Bob Dylan will be thirty years old this month - Peanuts - 1971 .

| | talk about it [2]

wannabe jerry lewis

Eu estou numa fase confusa. Acho que não tenho mais profissão e então sempre que posso penso em alternativas profissonais, que carreguem a possibilidade de preencher minha vida pelos próximos quarenta anos. Acho que gostaria de trabalhar como cozinheira [ e me estimulo vendo filmes como Mostly Martha], ou como bartender [e toda vez que falo sobre isso, deixo o Ursão à beira de um ataque de nervos], ou cuidar de cavalos, ou ser back vocals pra alguma banda ou grupo [isso seria um desafio!], ou ser guia de galeria de arte, ou vendedora de livros e música, ou personal shopper pra alguma celebridade. Mas seria fantástico se eu conseguisse realizar um sonho que eu tenho desde a infância: ser comediante. Eu sempre quis ser uma Jerry Lewis - de saia ou de calça! Tenho fascinação pela arte de fazer rir, porque isso não é tarefa pra qualquer mané. Pra me fazer chorar, qualquer comercial de televisão serve. Mas me fazer rir requer habilidades especiais. E pra ser comediante você pode ter qualquer cara ou físico. Alías, quanto mais esquisita e fora do padrão, melhor! PerfectoOO!

[* ah, vou trabalhar no show da Margaret Cho. Ela também está na lista de comediantes que eu queria ser ....!]

| | talk about it [7]

March 17, 2003

confetagem

Eu tive que concordar com essa bronca do Fábio. Eu estou até as tampas de ler tolices maniqueístas sobre essa possível e incabível guerra. Uma coisa é criticar com inteligência, outra é ficar reverberando besteira e recitando clichês só para ficar na moda.

| | talk about it [3]

bonjour!

Totalmente contra a minha vontade, tive que passar a maior parte dos últimos dias esticada na cama. Me enchi de ver televisão....acabei com quase todas as caixas de klennex da casa. Mas o Alvaro tava certo: são sete dias e não adianta espernear e reclamar. O bicho pegou feio mesmo e meus planos de jardinagem no final de semana furaram. Felizmente minha mãe cuidou do rango e eu não tive que comer sanduíche e sopa de lata. Geralmente este é o menu da casa quando eu adoeço. blearg!

Ontem saí de casa. Fomos ao cinema em Sacramento e eu voltei cansadérrima e com dor de cabeça. Mas nada que uma boa noite de sono não resolvesse. Hoje estou quase nova.

| | talk about it [3]

March 14, 2003

drowsy

Minha gripe piorou muitíssimo ontem e acabei na cama. Cena clássica. Fui até o Rite Aid cambaleando... Juro, não conseguia ler o rótulo do remédio. Fui ficando desesperada, porque esse negócio de ficar doente e incapacitada não é a minha. Passei uma noite de cão, que toda gente gripada passa e hoje estou um pouquito melhor. Dizem que gripe em mudança de estação é bom pra 'limpar' o organismo, não? Se for verdade, eu estou numa verdadeira faxina de primavera.

| | talk about it [8]

March 13, 2003

overdose

Comprei a revista In Style para matar o tempo na espera no aeroporto. Ela é uma leitura boa pra essas ocasiões, pois é bem grossona, glossy, com um monte de páginas de propaganda de marcas famosas [e inacessíveis] como toda revista de moda. Tem muitas fotos com o estilo dos famosos, dicas de moda e beleza, um profile [da Sheryl Crow] , casas de artistas [Gail O'Grady e John Ritter], coluna social de Hollywood [awards, premieres, festas, etc] e neste número um editorial de moda chiquerésimo, recriando cenas de filmes do Hitchcock, com uma loira vestindo modelitos inspirados nas musas do "mestre do suspense".

Fui lendo a revista na espera de aeroporto e vôo - ida e volta [a revista é grossa!!]. E me chamou a atenção o número de vezes em que eu vi a cara das modelos brasileiras Gisele Bündchen e Caroline Ribeiro. Elas também estão o tempo todo no Style Channel. É uma verdadeira overdose....

| | talk about it [7]

March 12, 2003

The Magnificent Seven

Uma reportagem lindíssima na L.A.Magazine sobre os fotógrafos Bernie Abramson, Roger Marshutz, Gene Trindl, Bruce McBroom, Richard Miller, Ken Whitmore e Wallace Seawell. Artistas com idades variando entre 63 e 90 anos! As fotos, em P&B, são maravilhosas : Judy Garland distraída na mesa de um restaurante, Sophia Loren em pose-glamour total, um close-up de Alfred Hitchcock, Charlton Heston nos sets do filme Os Dez Mandamentos tirando uma soneca em cima de um cobertor no meio do deserto e Farrah Fawcett em 1970, antes de virar pantera famosa!

E a revista Life tem uma edição de fotos sobre Hollywood [ dá pra escolher a capa com a Elizabeth Taylor, com a Marilyn Monroe  ou com o Marlon Brando] que não vai ser fácil resistir. Dei uma folheada no supermercado e meus dedos coçaram.... apesar do precinho salgado de um pouco mais de dez dólares.

| | talk about it [1]

a-atch-IM!

Uma gripe me pegou, com direito a todos os sintomas chatos...

| | talk about it [3]

March 10, 2003

Ajuda aí....

Me dá um empurrão.....

Eu voltei super cansada do meu final de semana em Los Angeles. Eu adoro a companhia do meu irmão, da minha cunhada e das minhas sobrinhas [que são umas lindocas maravilhosas!]. Mas eu tenho aquele problema com viagens. Coitada da minha mãe que agüentou o meu mau humor dentro do avião. Se eu tivesse um emprego que me obrigasse a viajar, eu tava frita! Como eu detesto o processo de sair de um lugar e chegar a outro. E hoje estou uma lesma....

| | talk about it [7]

March 7, 2003

double purfa

Este é um dos sintomas: vai-se ficando cada vez mais purfa.... e não adianta ler jornal, revistas, tentar se enturmar. Falta a convivência, o envolvimento, a proximidade.

Mas eu não reclamo, porque se perde numa coisa mas se ganha em muitas outras.

Na minha pequena rotina de ler blogs brasileiros, eu tenho a sensação que vivo em outro planeta. Eu não sei de quem as pessoas estão falando, quem são os astros da novela, os novos artistas, os modismos, os fatos do cotidiano do Rio de Janeiro e de São Paulo ficaram embaçados e distantes. E quando as pessoas comentam sobre filmes daqui, eu já estou algumas semanas ou meses na defasagem. Fica fácil e é inevitável se distanciar.....

Por outro lado, eu vivo a minha rotina daqui. Nem tudo o que eu comento é um enigma para o brasileiro que lê este blog, porque o Brasil recebe os mesmos filmes [um pouquinho depois], os mesmos programas de tevê, a mesma literatura e outras tantas coisas daqui. O inverso não acontece tão frequentemente. Estamos felizes que um filme brasileiro chegou aos cinemas americanos. Hoje estréia Cidade de Deus no Crest Theater de Sacramento. Um pouquinho do que se viveu e se discutiu pelas festas, bares e esquinas no Brasil. Uma gota de um cotidiano que já não é mais o meu.

| | talk about it [9]

pre-Oscar

Como o frenesi de ver os filmes indicados para o Oscar já passou, agora os cinemas estão com aquela programação fraquinha, de véspera de award....

Aqui em Davis:

Bringing Down the House - comédia com Steven Martin e Queen Latifah

Gods and Generals - filme sobre a guerra civil, com música do Bob Dylan .... [que???]

Tears of the Sun - filme de guerra com o Bruce Willis [blearg!]

Dark Blue - policial com o Kurt Russell [estão dizendo que o filme é bom]

The Life of David Gale - filme de condenado à morte com o Kevin Spacey [ugh!]

Daredevil - humhum.... com o Ben Affleck [que pareia melhor com a J. Garner do que com a J.Lo]

How to Lose a Guy in 10 Days - comediazinha romântica com Matthew McConaughey e Kate Hudson

The Hours - este está durando....

Shanghay Nights - mais uma do Jackie Chan.... [yawn.]

Cradle 2 the Grave - Jet Li e rapper DMX kicking ass.... [fuja!]

| | talk about it [1]

March 6, 2003

quem nada é peixe

Eu dizia que deveria ter sido um peixe ou outro animal de habitat aquático [uma foca, um sapo?] em outras vidas, tal a minha paixão por água. Desde pequena eu sempre adorei água e era do tipo que me enfiava em bacia, balde, rio, piscina, tanque, mar, ou até em poça ou enxurrada de meio-fio de calçada em dia de chuva.

Uma vez eu passei meu aniversário dentro da água. Eu nadava numa academia na hora do almoço. Como eu nasci às 12:30pm, naquele dia nadei pra beira da piscina e disse pros instrutores "eu acabei de nascer!'. Era meu aniversário de 25 anos. O Gabriel fazia aulinha de natação antes de mim e ficava me esperando, com permissão especial, dentro da área da piscina. Naquele dia ele estava impossível, ficava toda hora vindo pra beirinha pra conversar com os instrutores. O Gabriel era uma simpatia, um menino de cinco anos que convivia com muitos adultos e se portava como tal. Batia papo com todo mundo e se metia em tudo. E já estava trocado, se aventurando na beira da água. Eu avisei umas três vezes 'Gabriel, você vai cair.... fica mais pra trás....', mas ele não dava a mínima. E no dia que a mãe-peixe fez 25 anos, o filho-peixe caiu na piscina, de roupa e tudo e eu tive que sair do molho e enfrentar o vestiário. E o Gabriel foi pra casa enrolado na toalha!

| | talk about it [3]

Frank Lobdell

FrankLobdell.jpg

Frank Lobdell no Legion of Honor. Me deixaram tirar fotos dos quadros, contanto que eu não usasse o flash. Aproveitei!

| | talk about it [2]

Bird

Revi outro dia na tevê Bird do Clint Eastwood. O filme relata fatos da vida e da carreira do saxofonista Charlie "Yardbird" Parker, interpretado maravilhosamente pelo excelente Forest Whitaker. Eastwood usou na cena final uma história que os aficcionados de jazz já conheciam: Bird morre no sofá da casa da amiga e o policial fazendo a ocorrência infere a idade do músico por volta de uns 65 anos , quando a amiga o corrige, pois ele tinha apenas 34.

A seqüência que eu mais gosto neste filme é quando Parker forma um grupo e segue em turnê pelo sul dos EUA. O problema é que um dos membros da banda era branco - o trompetista Red Rodney. Bird resolve a questão, transformando Rodney em Albino Red. Então o grupo viaja pelas cidades segregadas do sul, tocando em todo tipo de venue. Numa delas, uma espécie de estábulo, onde os brancos ficavam na parte de cima - como se fosse um balcão - e os negros embaixo, em frente ao palco, dançando até não poder mais. Eu pensei que se pudesse estar lá, queria ficar ali embaixo no gargarejo, no buxixo animado.... só se eu conseguisse me fazer passar por albina também!

| | talk about it [2]

movimento

O Ursão chega hoje à noite. Finalmente! Minha mãe disse que a casa fica triste sem ele. É a mais pura verdade.....

E no sábado de manhã eu e minha mãe vamos para Los Angeles. É o aniversário da Paula e vamos para a festinha. Voltamos no domingo à noite.

| | talk about it [1]

March 5, 2003

capim gordura

Ontem peguei na enxada! Começei a tirar as ervas daninhas que estavam por todos os cantos no quintal, plantei camomila numa caixa de madeira, reguei algumas plantas com umas gotas de 'plant food' na água e resolvi preparar a terra das caixas da horta, pois uma delas estava cheia de mato. Tirei o que eu pude com um ferrinho próprio pra isso e depois revirei toda a terra e tirei as raizes mais fundas com uma enxadinha. Primeira vez na minha vida que eu pego na enxada!! hehe! Cansei, mas agora já posso ir pensando em plantar minhas sementes de tomates e de pimentões. A terra está bem fofa e cheia de minhoca [eu decepei inúmeras, durante a capinação... argh!]. Eu sempre ouvi dizer que terra com minhoca é terra boa. Veremos. Estou super animada com essa horta e decidida a quebrar o mito de que não consigo cuidar de plantas.

| | talk about it [4]

Mondavi

Eu agora já sou oficialmente voluntária do Mondavi Center. Fui à orientação no sábado passado e já posso me registrar pra trabalhar nos shows desta temporada. Ainda não analisei com cuidado a lista de artistas, mas já vi que em maio [no dia das mães!] tem a Margaret Cho, que é uma comediante que eu adoro! E alguns que parecem imperdíveis, como o Youssou N'Dour e o musical Fosse.

Durante a orientação, enquanto fazíamos o tour pelo teatro principal, a orquestra da UCDavis ensaiava. Nós entrávamos e saíamos com o maior cuidado, pra não atrapalhar e a música estava tão linda, que eu fiquei com lágrimas nos olhos e tive que disfarçar pra ninguém notar. Estou sempre fazendo dessas fezoquices!

| | talk about it [1]

yeah right!

É sempre a mesma história..... eita, me dá canseira......

|

March 4, 2003

click

chinelinhos
docinhos de páscoa
chá verde
plantinhas

[* chinelinhos chineses, doces de páscoa, chá verde e potes de ervas...... mais fotos assim bacaninhas lá no Fotolog]

| | talk about it [2]

livros

Depois que eu assisti The Hours comentei com a amiga que estava me acompanhando que deveríamos urgentemente ler Mrs. Dalloway, da Virginia Woolf, para tentar compreender um pouquinho mais o filme. Corri na Borders, mas decidi não comprar. Depois, comprando livros para a minha mãe na Amazon, vi que se comprasse um livro a mais teria o frete de graça [plin!] e então escolhi Mrs. Dalloway.

Também visitando a City Lights em San Francisco no domingo, não resisti à tentação - como sempre acontece - de comprar algo lá. Eu sempre escolho algo em música ou cinema. Desta vez comprei um livro de entrevistas feitas pelo Peter Bogdanovich com dezesseis diretores de cinema - Who The Devil Made It. Na City Lights eu paguei quase o dobro do preço da Amazon. Mas a diferença é o que se paga pelo prazer de comprar na charmosa livraria dos beatniks. E o livro é simplesmente delicioso!

| | talk about it [3]

Legion of Honor

thethinker.jpg
thethinker2.jpg

O Museum of Legion of Honor, no Lincoln Park, em San Francisco, não é o meu tipo de museu. Mas fica num lugar privilegiadíssimo, no alto da montanha, com vista para o mar. E tem a maior coleção de esculturas do Rodin, depois do Museu Rodin em Paris. A luz não estava ajudando, mas deu pra pegar a monumentalidade do famoso The Thinker.

|

ufa!

Meu filho é mais do que um anjo.. é um arcanjo!!!! Ele salvou o bloguito da minha mãe. Colocou o Mami em Davis lá no servidor dele e agora está tudo rodando direitinho! Já coloquei as fotos que tiramos em San Francisco no domingo, para que a família veja que eu a estou levando pra passear também e não só enfiando ela em mil classes de aulas de inglês!! HeHe!

|

March 3, 2003

patonilda

A tevê do meu quarto está sem cable. É que eu fiz o favor de deitar em cima do controle remoto e desprogramar o dito! E eu não consigo reprogramar.. Dá vontade de chorar, tamanha a tchonguice.... Vou ligar pro Ursão, que está em Washington D.C., pra ele me dar as coordenadas. Ele vai rir da minha cara até não poder mais.... Eu também iria, se ele fizesse uma dessas!

Fui buscar água no supermercado e enquanto enchia os galões me distraí com duas muçulmanas que também estavam comprando água, porque elas estavam fedendo.... sem brincadeira.... um cheiro de quem não toma banho e vive embrulhada em véus. Quando olhei pro último galão enchendo, me assustei com a água esbranquiçada e cheia de espuma. Levei uns segundos pra perceber que estava enchendo o galão sujo de leite, que era pra ter ido pra reciclagem.... As embalagens de água e de leite são muito parecidas. Boa desculpinha, né? Paguei a água branca e joguei tudo no lixo. Tive vergonha de falar pro caixa que eu tinha trazido o galão errado....

Para o jantar eu quis fritar uns bolinhos de batata. Fiz uma confusão, uma sujeirada e os bolinhos acabaram se dissolvendo no óleo quente e viraram uma pasta oleosa..... Comemos as sobras do almoço, com salada.

Juntando essas com o pau no MT, acho melhor me enfiar debaixo das cobertas e ir ler quietinha, enquanto ainda tenho a chance de evitar patonildices maiores por hoje!

| | talk about it [2]

Movable Typo

Ontem à noite deu um pau no Movable Type que eu uso no www.fezocaonline.com. Ferrou com o bloguito da minha mami, que estava toda entusiasmada escrevendo e recebendo comentários de toda a família. Então hoje passei o dia descabelada, tentando descobrir qualéra o problema. Reinstalei o file dando erro, resolvi atualizar a versão pra 2.6.3.... Nada resolveu. O Gabriel olhou tudo agora à noite e sabe o que está acontecendo, mas não sabe como consertar. Nem no forum do MT eu consegui uma luz. Acho que a única saída é detetar TUDO e reinstalar os dois sites novamente do zero. Se isso acontecer aqui no www.fezocasblurbs.com eu tenho um treco e encerro tudo... jogo a toalha. Esse pau até me lembrou o tal que me forçou a migrar do Greymatter pro Movable Type um ano atrás.... É de lascar, viu? Enche os pacovás, estressa, irrita, desvia nossa atenção e energia de outras coisas e dá uma tremenda frustração.

| | talk about it [2]

Rock 'n 'Raul

Quando eu passei por aqui
A minha luta
Foi exibir
Uma vontade fela-da-puta de ser americano

[E hoje olha os mano]

De ficar só no Arkansas
Esbórnia na Califórnia
Dias ruins em New Orleans
O grande mago em Chicago

Ter um rancho de éter no Texas
Uma plantation de maconha no Wyoming
Nada de axé Dodô e Curuzu
A verdadeira Bahia é o Rio Grande do Sul

Rock'n' me
Rock'n' you
Rock'n' roll
Rock'n 'Raul

|

March 1, 2003

ôba!

Adaptation, Meryl Streep, William Holden e Clark Gable.
Textos fortes e novos lá no Cinefilia.

|

filminho

Estava vendo Pretty in Pink na tevê e o Ursão chegou e disse : "vendo de novo esse filminho porcaria que você já viu umas quinhentas vezes na sessão da tarde?". É verdade, o filminho é bem porcaria, mas é tão divertidinho! Quem não gosta de histórias de gatas borralheiras?? Fiquei matutando que fim levou Jon Cryer, que faz Duckie, o amigo jerry lewisano da feiosinha Molly Ringwald no filme?

| | talk about it [7]