April 30, 2003

uia!

Estou por acaso olhando rápidamente um site de um jornalista de Campinas. Entrei aleatóriamente na galeria de fotos de um show do Naná Vasconcelos na Concha Acústica do Taquaral. Abro duas fotos. Na terceira - que surpresa - vejo as duas irmãs do Ursão, os cunhados e os quatro sobrinhos, sentados na primeira fileira das arquibancadas de concreto! Tô boba até agora..... ha ha ha!

| | talk about it [3]

geoblog

É a coisa mais linda você ficar olhando os blogs sendo atualizados pelo mundo em tempo real. A dica foi do Nando e eu fiquei 'blog gazing' por horas. E ainda encontrei vizinhos aqui em Davis.

Tudo obra do The World as a Blog.

| | talk about it [5]

April 29, 2003

meu mapa

mapimage.gif
[minha casa é bem ali na estrelinha...]
| | talk about it [4]

April 28, 2003

Music Store

A Apple está vendendo música. E está fazendo ao gosto do freguês: uma por uma ou o o disco inteiro. Uma boa idéia, pra quem quer compilar música de qualidade por um preço justo. Eu nunca fui fã nem usuária do Napster, nem sou das alternativas européias do sistema de troca de arquivos. Eu tenho um super preconceito, porque acho que a qualidade do material deixa a desejar. Sem falar nas outras coisinhas chatas que esses programinhas trazem [worms, por exemplo].

Mas gostei da loja da Apple. Já comprei três músicas do Dylan por $2.97! E estou olhando quanta coisa boa que tem lá..... Você faz tudo pelo ITunes. Navega, escuta trechos, escolhe, clica em "buy" e o download é rapidíssimo. As músicas ficam guardadas num file especial no programa e depois você pode queimar um cd, ouvir no computador ou transferir pro IPod. Mas é só pra quem tem Mac..... Sorry, periferia..... hehe!

| | talk about it [8]

que dia!

Fui dormir tarde e dormi mal, acordei super cedo, fiquei babando de sono na sala de aula sem posição pras pernas e com os olhos ardendo, peguei chuva ida e volta, o guarda-chuva quebrou, me molhei toda pegando a cesta de verduras, voltei pra casa em baixo de uma chuva de gelo de dar medo, vejo a bagunça e a sujeira da casa, fui deitar, tentar ler, dormi ouvindo a tevê e o telefone tocar algumas vezes, babei, sonhei, alguém entrou na casa e usou a laundry, acordei enjoada, comi porcaria de doritos 3-d jalapenos e pipoca, lavei as verduras, preparei o jantar, a lata de lixo sumiu depois da tempestade e agora vi que ela está lá na esquina, quase embaixo de um carro, só tinha junk mail no correio, o brócolis está bichado - o dia também.

| | talk about it [5]

April 27, 2003

vinte e um

Eu lembro de cada detalhe daquele dia vinte e sete de abril de mil novecentos e oitenta e dois. Lembro do dia anterior também, a partir do momento que tive a primeira contração. Eu estava vendo tevê, um programa triste sobre uma criança que iria morrer. Fui correndo arrumar a minha malinha. Tomei banho, lavei o cabelo, passei perfume, vesti aquele vestido que combinava com as sapatilhas de bailarina beige. As famílias em total alvoroço. Fomos para o hospital: eu, Ursão, minha mãe e minha sogra.

Lembro de todos os micro-detalhes: de como o médico disse 'nooossaaa, que barriga mais linda!', de como eu fiquei surpresa com toda aquela dor, da visita do meu cunhado com os amigos, da minha ida pra sala pré-parto e de como a dor me fez esquecer o que eu estava fazendo ali e do alívio que eu senti quando lembrei que estava sofrendo temporáriamente para ter o meu bebê, que eu já não via a hora de ver como ele era!

E quando ele nasceu eu achei que ele era a minha cara e fiquei preocupada porque nem tínhamos escolhido um nome. Eu queria descansar e as famílias não saiam do quarto, todo mundo olhando pra minha cara como se eu fosse a mãe do menino Jesus.

Tantos anos e eu não esqueci nenhum pequeno detalhe. Tá tudo aqui guardado, como se fosse um filme. E todo dia vinte sete de abril eu acordo e relembro. No aniversário do meu filho Gabriel!

| | talk about it [17]

April 26, 2003

om

vaca preta de sorvete de menta e chocolate chips; notebook roxo de oitenta páginas com linhas; laptop bipando; French at a Glance; barulho de máquina de secar roupa; tempo nublado; rosas de várias cores nos vasos; eu não estou, quer deixar recado?; outro cartão com a data de nascimento errada; Sony; lata vazia de supersourz; Folha/Aurélio; cama desfeita; class schedule; aranha no cantinho do teto; gato dormindo na cadeira; gente querida sorrindo nas fotografias; beurre corporel à la mangue; luz apagada; HP PhotoSmart; lixo cheio; relógio parado; recorte de jornal; poeira; recibos; mapa do Sels College em London; 200 ml; paper em mídia literacy - 1995; notas, clipes, canetas; moisturizing lotion; since 1907; Tangled Up In Blues; 131,132,133; drop a hint; myucdavisedu; envelopes; cravo, lemongrass, citronela, petitgrain; ursos de veludo marrom; cadeira vermelha; sacola da bookstore; presente embrulhado; caneca azul; dicionário espanhol/inglês; revista dobrada; malinha amarela; Altered States; permanent marker; retrato; leque; chave; Buda; contas; general admission; PhD candidate; Little Milton; 6000 J Street; Too Darn Good; Rodrigo Santoro & Bernie Mac; lip healer.

| | talk about it [2]

dor

Aprender faz mal pra saúde. Dei um mal jeito nas costas estudando.. que DôôôôR! E agora? Deito? Choro? Ligo pro Ursão? Finjo que não tá doendo e continuo estudando? Dou um chute em tudo e vou ver televisão?

| | talk about it [2]

April 25, 2003

fim da picada

Li na EW que o rapper, empresário e fashion designer P. Diddy vai fazer o papel do bluesman Robert Johnson para um filme da HBO.

Peloamordedeus, hein? O Keb' Mo' fazendo o Johnson em Can't You Hear the Wind Howl? deu gosto de ver, mas esse P. Diddy é muito desaforo!

O comentário na revista: "The devil didn't tell Johnson this was part of the deal."

| | talk about it [1]

Oscar Peterson plays

8072-v2.jpg

I Got Plenty o' Nuttin'
I Wants to Stay Here (aka "I Love You Porgy")
Summertime
Oh Dey's So Fresh and Fine (Strawberry Woman)
Oh Lawd, I'm on My Way
It Ain't Necessarily So
There's a Boat Dat's Leavin' Soon for New York
Oh Bess, Oh Where's My Bess?
Here Come de Honey Man
Bess, You is My Woman Now

[*Recorded October 12, 1959 - Los Angeles]

| | talk about it [6]

green talk

O tempo está estranho - chuva e frio, como se estivéssemos no inverno novamente. Eu plantei rúculas, que só agora aprendi que é um 'winter crop'. As sementes germinaram e viraram folhinhas. Fiquei contentona. Mas elas pararam de crescer. Claro, porque estava muito quente pra elas. Agora, com esse retorno ao clima invernal, elas estão espichando e acho que vou poder fazer uma saladona com elas!

E já tem um tomate verde, num dos tomateiros!

Há tantos botões de rosas. Pena que nem todos estão abrindo bonitos, porque as roseiras estão com bichos. O Ursão espirrou um mata-bicho nelas todas no sábado, mas alguns nojentos ainda resistem.

Plantei lavanda - francesa e espanhola.

As cenouras também estavam crescendo, antes de um ataque de não-sei-que-praga, que comeu um monte delas.

O pessegueiro está cheio de frutos - que parecem mais nectarina do que pêssego. Eles estão crescendo super rápido, já tem fruta de uns cinco centímetros. Só que deu uma praga de fungo nas folhas e eu tive que retirar manualmente as folhas e muitos galhos, porque nesta altura não posso mais espirrar nenhum fungicida, senão vou comprometer a árvore e os frutos [mais uma que aprendi!].

Mais gerânio está florindo no quintal. Esse de outra cor - rosa-choque! Fantástico as cores dessas plantas!

Fui à minha primeira classe de jardinagem no Experimental College e adorei! Aprendi muito e fiz montes de perguntas, porque eu estava cheia de dúvidas sobre tudo. Aprendi a identificar textura e estrutura dos solos e a medir PH e Nitrogênio. Aprendi sobre nutrientes e adubo orgânico. O professor - um grad student - falou linguagem científica demais pro meu estilo, mas deu pra traduzir perfeitamente tudo pra linguagem leiga e adaptar para a prática de uma jardineira iniciante [eu!].

Apesar da frustração de lidar com as pragas, jardinagem é uma delícia! Nunca pensei que isso fosse me interessar e me ocupar tanto. Estou até notando que meu dedão está com uma cor meio..... hum, meio..... esverdeada!

| | talk about it [5]

April 24, 2003

é crime ou não?

A primeira notícia não referente à guerra estampada com destaque na primeira página do Sac Bee nesta semana foi sobre um crime local. O marido está sendo acusado de ter matado a mulher grávida de oito meses na véspera do Natal de 2002. Os corpos - da mulher e da criança - foram finalmente encontrados e identificados este mês na marina da cidade de Berkeley. O marido já está preso e vai possívelmente ser julgado por duplo homicídio e vão pedir a pena de morte.

Difícil não acompanhar o caso, que está sendo discutido escandalosamente na primeira página do jornal [ e com certeza muito mais escandalosamente na tevê]. Hoje li algo interessante. Como qualificar a morte da criança no ventre da mãe como assassinato, num estado onde o aborto é legal? Matar a mãe foi crime, mas e a criança? As leis da Califórnia protegem o feto que já tenha passado do 'estado embrionico'. Quer dizer, pode matar sem dó até um certo período. Depois disso é crime. Se o marido tivesse sido esperto e matado a mulher no começo da gravidez, não poderia ser julgado por duplo homicídio. Grupos de mulheres estão duscutindo a legislação, porque em casos como esse, a linha que separa o ato legal do criminoso fica um pouco embaçada.

| | talk about it [7]

April 23, 2003

Dressing for Lula

A Jean leu o meu post A Elite , sobre a boutique paulistana Daslu e me trouxe a revista The New Yorker de 17 de março de 2003. Nela, uma reportagem de sete páginas sobre a tal loja, relacionando o poder, riqueza e a arrogância da elite brasileira que freqüenta essa singela lojinha e o novo governo do Presidente Lula. Foi difícil não me sentir chocada, ultrajada e até envergonhada ao ler a materia, muito bem escrita por Rebecca Mead.

Dressing for Lula


Alguns trechos de Dressing for Lula na The New Yorker :

"The Store - which is windowless and has clusters of unsmiling security guards standing at its entrances, as if it were the embassy of a particularly beleaguered nation - caters rich Brazilians, members of the ten per cent of the population who command nearly half the national income, and wear Chanel, Valentino, or Dolce & Gabbana."

"The Daslu collection is arranged by color - a khaki room, a pink room, - so as to easy outfit coordination and more perfectly contrive the Daslu look, which is sexy and flirty and young, even when the women wearing the clothes sometimes share none of those characteristics."

"Nancy Tonello, one of Daslu's longest-serving maids, used to be a seamstress and speaking of working at Daslu as a privilege. [...] Tonello said that the maids did not resent the rich for having so much more than they did. 'When you begin working here, we are taught to understand the differences between people - that some people have money, and that we shouldn't mind that, because that is the only way the store can exist.' she said. "

"The dress was deep red, the color that had been on the Socialism billboards and flags all over São Paulo that season, and [Ruthinha ] Malzoni shrieked when she saw it. 'This red one is the Lula dress!' she said. She wriggled into it, examined herself from all angles, and said, 'Oh, we have to pray for the guy to be eliminated by an angel.' "


Dressing for Lula

Na pequena reportagem do Fashion File que eu vi na tevê, eu notei um sujeito enorme de terno preto, um guarda-costa, sempre atrás da proprietária da boutique, Eliana Tranchesi . A matéria da revista explica que toda a família usa esse serviço de segurança pessoal, por causa do pavor que essa gente tem de seqüestros. Eu, se fosse eles também teria..

Mas porque eu voltei à esse assunto, vou aproveitar e colocar aqui os comentários que foram escrito no outro post. Eles ajudam a ilustrar o meu sentimento com relação à essa maravilhosa elite do meu país.

"Você sabia que a Athina Onassis foi à Daslu e não comprou nada, porque achou tudo muito caro? Enquanto isso, as mulheres dos políticos, mandam caçambas e serviçais para carregarem suas comprinhas semanais... " Giorgia

"Será que o FHC tava certo ? Essas é que são as caipiras ? " Fábio

"Fer, nao da uma sensacao que um negocio desses no Brasil chega a ser "indecente"? E essa palavra que me vem a cabeca quando vejo essas coisas... " Luciana Bordallo Misura

"Tô sabendo, tô sabendo, dá nojo em quem está por aqui também... isso é muito deprimente. " garota urbana

| | talk about it [5]

superfast

Aqui no meu computador abre num segundo.

Ontem um casal de amigos chegou da terrinha e ficou encantado com a velocidade da minha conexão de internet. Acho que no Brasil os provedores andam vendendo tartaruga por lebre, viu?

| | talk about it [5]

April 22, 2003

good bye Nina

ninasimone.gif

Uma notícia triste no jornal logo pela manhã: Nina Simone morreu.

Eu não consegui ir vê-la ao vivo em Oakland dois anos atrás e nunca mais vou ter outra oportunidade. A notícia da morte dessa artista incomparável me deu uma tristeza enorme....

| | talk about it [1]

April 19, 2003

não nego a raça

Eu sou brasileira - e das boas, mesmo não sabendo sambar. Quer uma prova? Pois aqui está: eu tomei banho, lavei o cabelo, passei perfume e batom pra ir à aula de horta orgânica lá no meio do matagal do Experimental College. Aqui as mulheres não passam batom nem pra ir ao teatro, imagina só se vão pra trabalhar ajoelhadas na terra.

| | talk about it [7]

mais um vício

Outro troço pra se gastar um baita tempo, mas quem consegue resistir visualizar pequenas cenas do cotidiano de pessoas nas mais diversas cidades do mundo? As imagens do meu dia-a-dia também estão lá, no meu Fotolog.

| | talk about it [1]

Paulo Francis

"Já tinham me avisado, mas não acreditei. Era verdade. Nunca pensei tanto no Brasil como fora dele. O presente é muito difícil para mim, daí eu me concentrar numa perspectiva histórica. É um lugar comum que merece um ladrilho em cada casa: nunca entenderemos o nosso presente ou prepararemos o futuro sem analisarmos o passado."

| | talk about it [1]

April 18, 2003

Arteiro

gabe's art
gabe's art
gabe's art


Essas são as obras de arte mais valiosas que eu tenho aqui em casa! Claro que são preciosidades feitas pelo meu filho Gabriel. Os coloridos foram feitos quando ele tinha 5 anos e o do papel pardo aos 2 anos. Eu tinha dois pacotões de desenhos dele de todos os tipos. Eu guardava tudo, pois achava que ele fazia coisas lindas e criativas [e que mãe que não acha isso dos desenhos dos filhos??]. Quando vim pra Califórnia trouxe apenas alguns deles, que estão sendo enquadrados aos poucos. Muitos desses desenhos foram feitos em papel de computador [aquele largo, com furinhos em cima e em baixo], que nós reciclávamos da tese de mestrado do Ursão. Então de um lado tem arte do Gabriel e do outro hieróglifos matemáticos de tese de engenharia! Uma peculiaridade da fase artística do Gabriel: ele desenhou feito um louco por anos, até aprender a ler e escrever. Quando começou a dominar a linguagem escrita, parou com os desenhos. Uma pena....

| | talk about it [6]

April 17, 2003

Vida Cotidiana

À uma você fuma e às duas vai pras ruas
E às três telefona pra Inês
( Alô? Benzinho? vem correndo
que eu guardo uma surpresa pra você)

Às quatro você faz cena de teatro
Às cinco fecha a porta com o trinco
E à seis o problema é de vocês
( Eu te falei pra você não falar nada pra ele
nem pra ela, você falou agora o problema é todo seu
resolve, resolve, quero vê!)

Às sete você vira um travesti vedete
Às oito você fica um xuxu, biscoito
Às nove você ama e se comove
Às dez, eu te faço uns cafunés com os pés
Às onze você faz cara de pau, olhos de bronze
E às doze você faz aquela pose
( Você quer uma rosa ou uma rose?
Eu vou imitar um avião!)

( Você tem visto demais televisão, Estela! Ah, meus Deus, o mistério do crime! Ah, mas a telenovela é a educação sentimental da classe média nacional.)

( Eu não quero mais saber... Eu fiquei com os nervos partidos e destruídos desde que você viajou para os Estados Unidos..)

Voam para o oriente todas as sombras
Voam e se deitam no poente
Todas as pombas

[Mautner & Jacobina]

| | talk about it [2]

April 16, 2003

bolinhas coloridas

Estou tão cansada que meus olhos já não estão focalizando nada direito e as imagens estão chegando ao meu cérebro todas distorcidas e embaçadas.

Mas também peraí, né? Tem dias que eu vou de manhã à noite fazendo tanta coisinha, que parece até que sou a faz-tudo de um circo. Preparo o rango, dou um salto triplo no trapézio, lavo os trapos, dou banana pros macacos, equilibro um copo de vinho no nariz, treino os leões, esfrego o chão, faço um contorcionismo, engulo fogo, compro as provisões pra tropa, atiro facas num alvo, banco a palhaça, cuido dos ursos, descasco dez sacos de batata, ando no fio, danço com a girafa.....

Hoje foi um desses dias. Preciso de banho e cama. Agora!

| | talk about it [3]

April 15, 2003

cinemania

Filmes que eu assisti e não comentei:

* Metroland [Christian Bale de costeleta... humhum!];
* Gadjo Dilo [um filme francês sobre ciganos romenos]
* Rhapsody in Blue [bio de George Gershwin]
* The Test Pilot [Mirna Loy, Spencer Tracy e o orelhão Clark Gable]
* A Guy Named Joe [Spencer Tracy antes de Richard Dreyfuss]
* The Night Porter [escuro, obsessivo e belo]
* Pillow Book [um Peter Greenaway lindo e assistível]
* Philadelphia [Tom Hanks morre, Denzel Washington brilha]
* Flashdance [eu tive daquele scarpin vermelho....]
* Hudsucker Proxy [ o Brazil dos irmãos Coen; Jennifer Jason Leigh arrasa]
* The Wide Sargasso Sea [ pros fãs do Sidney Sheldon]
* Belle de Jour [Buñuel est trés chic]
* Jesus' Son [êpa! esse eu comentei! ]

| | talk about it [5]

música abstrata

Já estou pegando o jeito da coisa lá no Mondavi Center, onde estou trabalhando como voluntária. Ontem o lugar estava num buxixo só, pois no teatro principal a egípcia Jehan Sadat [ viúva do líder Anwar Sadat, assassinado em 1981] iria fazer uma palestra. O público era bem formal, diferente do pessoal relax que chegava para ver o concerto do San Francisco Contemporary Music Players , no pequeno Studio onde eu estava trabalhando. A apresentação do grupo foi muito interessante. Eles devem estar classificados na categoria de música clássica, mas têm uma inclinação para o jazz. Eu lembrei muito do nosso [o MEU!] Arrigo Barnabé. Gostei bastante das peças regidas pelo maestro Olly Wilson, que as compôs inspirado pelo trabalho intrigante da artista plástica Mary Lovelace O'Neil. Super moderno e abstrato, um pouco compacto demais para o meu gosto down-to-earth de fã de Blues, mas nem por isso menos apreciável.

| | talk about it [1]

April 14, 2003

puff....

Estou numa fase de falta total de assunto. Estou mais preocupada em ler meus textos, estudar pros meus exames, me organizar em todos os sentidos, porque não quero surtar em pânico quando as deadlines se aproximarem.

O finde foi um tédio. No sábado me molhei na chuva, pois fui à minha aula de gardening que tinha sido adiada para o dia dezenove. A cabeça está distraída! Rodei pelo EC Garden - que na verdade é um matagal bem organizado - e mesmo estando de galochas e parkas de plástico, fiquei molhada. Me xinguei muito! E por causa do Picnic Day na UCDavis, todas as ruas de downtown estavam fechadas e eu não conseguia voltar pra casa! Fiquei trinta minutos num trânsito ridículamente truncado, numa cidade minúscula, porque a prefeitura fechou as ruas numa estratégia digna de ganhar o prêmio 'Orelhas de Burro de Ouro'. Pedi para um policial me deixar passar, porque senão iria ficar rodando como barata tonta por horas.....

No domingo não aconteceu nada, só li todos os readings da semana passada e ajudei o Ursão com a cortação da grama do jardim. Rimos muito, porque o Gabriel influenciou na compra do cortador de grama - que é ecológico, isto é, funciona no muque. Levamos duas horas pra fazer o serviço que os nossos vizinhos fazem em meia hora com suas máquinas poluídoras.... Tem horas que ser 'verde' requer mais músculos do que cérebro!

| | talk about it [3]

April 11, 2003

o futuro é blog

Os weblogs serão o email do futuro. Todos que quiserem, poderão ter um. As universidades que tiverem visão, em breve irão oferecer a seus alunos e professores weblogs no pacote que hoje incluí email e espaço para uma webpage. Embora os blogs não se adaptem às necessidades de todos, eles têm infinitas utilidades que podem ser fácilmente flexionadas e acomodadas.

O painel na Graduate School de Journalism da UC Berkeley ontem à noite discutiu muitos temas interessantes associados aos weblogs. Os participantes - feras do jornalismo e da internet - não tiveram tempo de responder todas as perguntas e esmiuçar todos os pormenores dessa nova mídia [que mesmo dentro do meio acadêmico, muita gente ainda desconhece].

O professor John Battelle - co-fundador da revista Wired e um dos responsáveis pela classe sobre blogs que a escola ofereceu no último semestre - mediou o debate , que incluiu o grupo presente na biblioteca da Grad school e dois debatentes via web na costa leste: Donna Wentworth em Harvard e Ed Felten em Princeton. Os presentes eram: Dan Gillmor, colunista de tecnologia do jornal San Jose Mercury; Scott Rosenberg, editor da Salon Magazine; Ernest Miller, jornalista especialista em leis da Yale School of Law e Ross Mayfield, que é CEO do provedor Socialtext.

O debate ficou mais centralizado na visão dos acadêmicos e jornalistas e nas possibilidades que os weblogs oferecerão futuramente para professores, cientistas e estudantes. O jornalista Dan Gillmor colocou sua experiência escrevendo sobre tecnologia no meio do Silicon Valley e como o contato que ele tem com o público, através do blog, o tem ajudado a melhorar a qualidade da sua coluna no jornal. "Se você quer escrever sobre tecnologia para um público como o do Silicon Valley, você precisa admitir que eles sabem muito mais do que você e tirar proveito disso." Gillmor agora está escrevendo um livro e os leitores do seu blog já estão participando ativamente do processo.

| | talk about it [4]

nem tudo é verdade

"Só porque uma informação é publicada repetidamente em inúmeros weblogs, isso não quer dizer que ela seja verdadeira." [Mary Hodder - bIPlog community]

|

painel na UC Berkeley

weblogs @ UCB
weblogs @ UCB
weblogs @ UCB
weblogs @ UCB
weblogs @ UCB
[ todos usando o New Powerbook ....!]
| | talk about it [3]

April 10, 2003

sopa de caracol

A Kendra me deu uma dica caseira para acabar com as snails e slugs no meu quintal. Invés de usar veneno, ela me ensinou a colocar uns potinhos com cerveja em pontos estratégicos. Ela disse que os bichos gosmentos iriam ser atraídos pelo cheiro da cerveja e se afogariam no líquido dos potes.

Eu até fui ao ACE e comprei um pózinho para matar snails e slugs - um que fosse inofensivo para os animais domésticos, porque o Senhor Misty agora passeia pelo quintal. Mas não quis aplicar sem a ajuda do Ursão, porque eu sou uma desajeitada e não quero provocar nenhum acidente - tipo espirrar veneno em mim mesma.

Mas não tava agüentando ver aqueles caracóis enormes escondidos no meio dos arbustos de irís e de ver os rastros prateados que eles deixam nas folhas dos gerânios.

Resolvi usar a técnica da cerveja da Kendra. Coloquei dois potinhos de plástico perto dos lugares onde sempre vejo as melecas e fui embora.

No dia seguinte........ ARGH! Surpresa! Os dois potes com cerveja estavam CHEIOS de snails e slugs mortas! Uma verdadeira sopa de caracol e lesma! Nojento até não poder mais. Mas sem dúvida alguma muito eficiente. A história da cerveja é verdadeira e funciona. Blergh......

| | talk about it [5]

weblogs, information & society

Eu estou indo até Berkeley hoje à tarde para participar de um painel sobre weblogs na UC Berkeley. Quem não puder ir pessoalmente, pode participar assistindo o evento pela web. Eles vão transmitir tudo pelo website do Grad School of Journalism. Quem sabe dê até pra me ver!

| | talk about it [1]

a elite

Vi com os meus olhos de brasileira estrangeira uma pequena reportagem no Fashion File sobre uma boutique chique brasileira chamada Daslu. Vi um bando de mulheres ricas gastando milhares de reais em roupas importadas [pagando o triplo, com certeza], falando inglês, fazendo pose para a câmera, tomando chá [ou seria café], exibindo riqueza. Me deu um enjôo estranho ver aquilo....... sei lá, mil coisas, tá sabendo?

| | talk about it [5]

April 9, 2003

que karma!

Quem me conhece sabe o ódio mortal que eu tenho das pipocas e pipocudos nas salas de cinema.

Agora só me faltava essa: gente comendo e fazendo aquele barulhão crocrocroc na sala de aula! Vou ter um TRECOOOOO!

A minha aula de Communication, Technology & Society começa às 8 horas da manhã e muita gente parece que toma o breakfast lá dentro. A sala é um mini-auditório desses inclinados igualzinho a uma sala de cinema, com cadeiras dobráveis e uma mesinha adaptável, que você levanta e encaixa pra poder escrever. Pois não é que senta uma menina atrás de mim, que além de ficar batendo o pé nas costas da minha cadeira ainda trouxe uma caixa de crackers - daqueles bem crocantes e que vêem dentro de uma embalagem que parece um alumínio plastificado, e fez seu desjejum tranqüila enquanto a professora falava e clarificava uns conceitos que ela não terminou de explicar na segunda-feira. Eu fiquei puta da cara, porque perdi uns quinze minutos tentando controlar os meus nervos e focalizar minha atenção na professora e não no crocrocrocrocroc e no precprecprecprecprec que essa chatonilda de galochas fazia bem atrás de mim, nos meus ouvidos.......

Eu não tenho jeito mesmo..... Fiz caretas, dei olhadelas de rabo de olho, rolei os olhos, bufei e quase mudei de lugar, mas depois pensei que vou ter que ver essa menina duas vezes por semana, por três meses e acabei ficando ali mesmo. Infelizmente, uma classe de aula não tem a proteção do escurinho e da anonimidade da sala do cinema. Então atura gente tomando café [slurp] e mastigando muffins [nhac] e crackers [croc] em plena sala de aula!

| | talk about it [7]

Hot Sheet

A primeira coisa que eu leio toda sexta-feira quando recebo um novo número da Entertainment Weekly é a coluna Hot Sheet do Jim Mullen. Ele comenta os acontecimentos da semana de uma maneira sarcástica e hilária. Me faz gargalhar - coisa que não é pra qualquer um. Eu gosto de tipos assim, mordazes e sinceros.

O que me fez rir essa semana:

"The Rolling Stones canceled several concerts in Asia over concerns about the deadly SARS pneumonia. Damn, if Keith Richards is worried about his health, are any of us safe?"

| | talk about it [1]

April 8, 2003

gloomy

Hoje eu dormi uma hora a mais. Como ontem eu não dormi as minhas oito horas básicas, fiquei me sentindo cansada o dia inteiro. Jantei no quintal às 5:30pm e depois quase dormi sentada, vendo tevê. Espantei o sono com o telefonema do Ursão, que contou que dormiu apenas três horas e passou o dia dirigindo [400 milhas] e visitando as fazendas de citrus da Flórida.

Hoje eu quis dormir uma hora a mais, depois de acordar de um sonho desagradável. É um sonho com tema recorrente que eu chamo de 'sonho de exclusão'. Me deixa passada, arrasada, acabada, destruída, chateada, desanimada. Como você faz pra se livrar da sensação abominável de um sonho? Não tem como! Tem que esperar passar.....

O dia começou uma hora mais tarde, com o Senhor Misty deitado na minha frente na cama, me encarando, como quem diz 'vai levantar ou o quê, Dona Fezoca? quero meu rango....!'. Mas apesar da ressaca emocional que o sonho me deu, preciso dizer que o dia lá fora está lindo de viver. E eu vou.

| | talk about it [4]

April 7, 2003

Dr. King is Dead

Lendo uma revista na sala da Toyota, enquanto esperava trocarem o óleo do meu carro, acabei com os olhos cheios de lágrimas por causa de uma reportagem. Um dos filhos do reverendo Martin Luther King Jr. escreveu um livro auto-biográfico, onde ele relata como foi crescer sendo membro da família King. A revista clipou um trecho, onde ele conta como foi que ele e os irmãos ficaram sabendo que o pai tinha sido assassinado. Eles estavam na sala - quatro crianças assistindo desenho animado na tevê - quando um boletim estraordinário interrompeu a programação para anunciar que King tinha sido baleado na varanda de um motel em Memphis, Tennessee. A descrição da reação das crianças me fez chorar. Já pensou você ouvir a notícia que seu pai foi assassinado, pela tevê, assim, na bucha, sem dó?

| | talk about it [1]

Parks fez noventa

18_ali.jpg
[Muhammad Ali  por Gordon Parks]
|

hope

Chris Rock quer ser presidente dos EUA em Head of State.

Jim Carrey quer ser Deus em Bruce Almighty [mas Deus é Morgan Freeman, que cansado de ser criticado cede seus poderes ao mortal Carrey]

| | talk about it [1]

April 6, 2003

economizando energia

Com a nossa entrada triunfal no Daylight Saving Time, agora são apenas quatro horas de diferença entre a Califórnia e o Brasil [ viu Fer ? ;-)].

| | talk about it [3]

sprint

Toda vez que o Ursão viaja é uma confusão daquelas. Um pouco mais ou um pouco menos, dependendo da situação. Eu já vi ele sair do escritório às 5 am e ir direto pro aeroporto - sem dormir, sem banho, sem tomar café, com as roupas amassarocadas de qualquer jeito dentro da mala. Tipo tudo voando, caindo pelo caminho, igual cena de desenho animado.

Hoje até que estava tudo correndo bem, se não fosse pelo tal do Daylight Saving Time [o nosso horário de verão] que começou às 2 da madrugada. Nós esquecemos desse detalhe. Quando percebi o horário, liguei pra ele, que estava no escritório terminando de corrigir um proposal. Foi um deus-nos-acuda! Felizmente ele conseguiu deixar a mala arrumada [acho que arrumou de madrugada ou às seis da manhã, pois eu nem vi]. Chegou aqui às 10:30am, quando já deveria estar na fila do check-in lá no aeroporto em Sacramento. Eu disse 'calma, hoje vai ser um dia cheio de atrasos no aeroporto..'. Ele foi arrumando um monte de papelada no carro. Não achou a maleta do laptop e enfiou tudo num desses envelopes de pano com ziper - uma coisa super tosca! Quando estávamos quase entrando na one thirteen, ele notou que tinha esquecido uns papéis importantes na mesa do escritório. Meia volta volver pra UCDavis..... Pisei no acelerador, umas 15 milhas acima da velocidade permitida. Deixei ele na porta da American Airlines com uma hora de atraso - a fila enorme quase saindo pela porta. Hoje vai ser um dia de ajustes aqui na costa oeste!

|

vingança

Eu tenho usado a opção "Bounce to Sender" direto no Mail do Mac. Antes eu usava só no e-mail da Pacbell - que encheu de spammers. Agora estou usando no e-mail do Blurbs - que está sendo bombardeado com mensagens idióticas de todos os tipos. Será que essa gente não saca que spam só dá raiva e baixa o ibope? Catzo!

| | talk about it [1]

April 5, 2003

a vida e os tomates

Eu vou esporadicamente ao Farmers Market de Davis para comprar tomates secos. O mercado é legal, principalmente na primavera e verão, quando o tempo fica lindo e o parque enche de gente. Nas quartas-feiras, durante o verão, eles sempre têm música ao vivo e a gente faz pic-nic na grama. O Farmers Market é um passeio, mesmo que seja só pra comprar tomate seco...

Hoje vamos fazer nosso Income Tax, finalmente! Está duro arrumar um tempo, com todas essas viagens do Senhor Ursão. Amanhã ele já se pirulita novamente, desta vez pra Florida. Eu não curto muito essa história dele ficar pra lá e pra cá, mas fazer o quê?

Percalços de ser esposa de cientista e acadêmico... Também incluí levar a pior no que se refere a carreira profissional. Nunca consegui ficar em nenhum lugar tempo suficiente pra terminar ou desenvolver algo. Agora que finalmente amarramos o burro por aqui, chegou a minha hora. E não há empregos. Então voltei pra escola! Vou adicionar mais ítens na minha extensa carreira de estudante, que se iniciou em 1981 e parece que não vai acabar nunca mais. Mas é legal de qualquer maneira. Só acho estranho ser a única linda, encantadora e jovial quarentona, numa classe cheia de gurizada de vinte anos!

| | talk about it [2]

fashion file

Eu tenho uma calça jeans super interessante. O material parece um veludo velho misturado com o denim. Toda santa vez que eu saio vestindo essa calça as pessoas me param pra comentar, elogiar e perguntar onde eu comprei a tal. Já está ficando engraçado. Eu sempre escuto com um sorriso na cara e agradeço. Mas quando eles perguntam onde eu comprei, sou obrigada a dizer: no Wal-Mart, on sale, por $13,98!!

Meu chic é intrínseco, darling...... não tem nada a ver com preço ou etiqueta!

| | talk about it [1]

April 4, 2003

My Name is Joe

Ontem eu vi um filme falado em inglês com legendas. E achei que as legendas eram absolutamente necessárias.

My Name is Joe, do diretor Ken Loach, deu o prêmio de melhor ator em Cannes em 1998 para o ator principal, o escocês Peter Mullan. O filme conta a história de Joe, um alcóolatra que vive numa região pobre e problemática de Glasgow, na Escócia. Ele está tentando se reajustar, levar uma vida normal e ajudar alguns amigos que também estão com a vida complicada por causa das drogas. Ele é o treinador de um time capenga de futebol [e numa cena eles roubam uniformes verde-amarelos e vão jogar gritando Brasil - um é Pelé, outro Rivelino.... um pouquinho desatualizados!!]. Joe se apaixona por Sarah [Louise Goodall], uma assistente social solteira e workaholic.

O sotaque do filme é duro na queda! Se você pensa que entende qualquer inglês e se saiu bem com Snatch e Sexy Beast [ingleses], The Crying Game [irlandês] e Muriel Wedding [australiano], espere só até ouvir os diálogos em My Name is Joe! Nem precisa acionar o close caption, porque a legenda, graçasadeus, já vem embutida - ufa.......!!

| | talk about it [5]

Mad Cat Day

Não deu tempo de ir comprar a caixa de Fancy Feast no Costco e hoje o senhor Misty está sem a sua comida enlatada favorita. A situação está periclitante.....

O cenário dramático incluí escândalo na porta do meu quarto às 7:30am, vomitada no chão da sala de jantar, miados cavernosos e olhares patéticos tentando me comover.

Quem vê isso e não conhece o fulano pode até pensar que estamos torturando esse gato ...

| | talk about it [1]

zen cem

O segredo para alcançar o equilibrio e a paz de espírito é contar até cem.

[ ..... oitenta e dois, oitenta e três, oitenta e quatro, oitenta e cinco, oitenta e seis, oitenta e sete, oitenta e oito, oitenta e nove, noventa, noventa e um, noventa e dois, noventa e três , noventa e quatro, noventa e cinco, noventa e seis, noventa e sete, noventa e oito, noventa e nove, UF! ]

|

April 2, 2003

viagra stamps

viagra.jpg
[ por Michael Hernandez de Luna através do Illegal Art]
| | talk about it [3]

o melhor dia da semana

- Minha agenda está cheia;

- Plantei pimentão vermelho;

- vi um barraco rolando;

- comi enchiladas;

- e uma maçã;

- escrevi muito com uma caneta azul;

- tô com sono;

- não ouvi nenhuma música ainda;

- o Ursão viajou de novo;

- tô indo ler;

- ah, a Internet é californiana, sabia?

| | talk about it [3]

eu ouvi

James Taylor cantando You've Got a Friend enquanto fazia compras no supermercado. Fiquei com vontade de cantarolar junto.

People can be so cold. They'll hurt you and desert you Well they'll take your soul if you let them

E foi quando reparei que outras pessoas empurrando seus carrinhos de compras cantarolavam.

You just call out my name and you know wherever I am I'll come running to see you again Oh babe, don't you know that, Winter spring summer or fall, Hey now, all you've got to do is call Lord, I'll be there, yes I will

Até os funcionários do supermercado, entretidos com suas tarefas cantarolavam distraídamente.

You've got a friend Ain't it good to know you've got a friend

Aí não resisti e também cantarolei.

You've got a friend.... [lalalaralara] You've got a friend.....
| | talk about it [8]

eu vi

Uma joaninha na roseira. Ótimo sinal!!

| | talk about it [2]

April 1, 2003

pra ver

A rúcula, o jasmim e o gato comendo grama no Fotolog.

| | talk about it [3]

choveu

... e esfriou.

Eu ia trabalhar no show do Youssou N"Dour, do Senegal, mas ele cancelou a turnê nos EUA em protesto contra a guerra. No Sac Bee de hoje, li uma matéria sobre outros artistas que cancelaram turnês ou que não conseguiram visto para entrar nos EUA. O título da reportagem é Casualty of war: Culture.

A lista:

The Pekin Opera - visto negado
The Afro-Cuban All Stars - problema com atraso nos vistos
Pia Fraus [teatro de bonecos do Brasil] - problema com atraso nos vistos
King Sunny Ade [Nigéria] - problema com vistos e incertezas da guerra
Esma Redzepova [Macedônia] - preocupação com a segurança
Sergent Garcia [França] - visto negado
John Wiiliams [Inglaterra] - protesto contra a política agressiva dos EUA
Roberto Alagna e Angela Gheorghiu [França] - preocupação com ações terroristas e com a guerra
The Rotterdam Phillharmonic - preocupação com o aumento da insegurança nas viagens por causa da guerra
Chucho Valdes [Cuba] - atraso com o visto
The Belca Quartet [Inglaterra] - não quis deixar o país durante a guerra

Uma pena, né?

| | talk about it [3]

isso mesmo

Eu sonhei com uma frase que dizia "devo ficar bem perto das pessoas que me inspiram e bem longe das que me expiram".

|

april fool's day

"The one day each year dedicated to lies and deceit. Or as politicians like to call it, just another day." [ Jim Mullen]

| | talk about it [1]